sexta-feira, 30 de julho de 2010

Herói de Infância


Muitos jovens hoje cresceram assistindo gerações de desenhos animados que fizeram a fantasia de muitos anos durante a infância. Não só os jovens mas adultos e até mesmos idosos revelam que tiveram contato com historias, contos ou desenhos animados que os divertiam nos seus tempos de criança.
A criança tem uma imaginação muito fértil, e se distancia de nós adultos, pela sua capacidade de acreditar que tudo é possível, de se projetar em personagens, e com eles viajarem para lugares que o ser humano jamais sonharia em chegar, essa imaginação cria lugares, historias, mexem com o sentimento de muitos, nos fazem sonhar, se pudéssemos perder tempo descrevendo as ações do sonhar a nível biológico, descreveríamos uma serie de efeitos benéficos que o sonhar traz ao Homem.
E para nós que já crescemos mas ainda somos jovens, e para os adultos, também é importante sonhar, embora a rotina e o dia-a-dia, nos faça esquecer disso.
Mas como eu ia dizendo, muitos de nós já tivemos heróis, que na maioria das vezes tivemos a oportunidade de escolhe-los e de encontrar características neles que condizem com a nossa pessoa, semelhanças essas que nos aproximam de tal forma dos personagens , que parece que somos nós mesmos, que estamos enfrentando monstros, desafios, missões, bandidos...
Poderia listar aqui uma infinitude de personagens que fizeram a minha infância mais agradável, e que me identifiquei com eles como: Batman, Super-Homem, Homen-Aranha, Goku(Dragon Ball), Seya (cavaleiros do zodíaco) mas nenhum deles, me fala mais do que o personagem Naruto!!!
A sua Historia, como viveu, o enredo do seriado, os personagens que o cerca, e principalmente as suas características, me fazem me projetar no próprio naruto.
Um Garoto que desde cedo teve que aprender a conviver com um monstro dentro de sí, que teve que passar pelo desprezo e solidão sem ao menos saber porque; que enfrentou olhares maldosos, comentários, sem ao menos contar com um amigo, mas uma coisa o mantinha com os pés no chão, o desejo e o sonho de um dia ser reconhecido e respeitado, e acima de tudo proteger sua aldeia e sua vila contra as investidas de malfeitores, que tinha a esperança no olhar, e pouco a pouco conquistou seu lugar ao sol, por tudo que mudou trabalhando duro.
Não vou mentir que me identifico muito com esse personagem também na sua historia de vida, também num fui alguém com muitos amigos quando pequeno, nunca foi muito respeitado, e talvez não me achavam o mais legal de todos, sempre me senti muito sozinho, e com o tempo isso mudou um pouco.
Longe de mim querer ser um personagem da ficção, mas o fato de algo lúdico, te completar e falar de você, sem ao menos voce precisar abrir a boca, te aumenta a auto estima, e o desejo de lutar, e claro nos faz sempre lembrar que sonhar, é o único meio que temos para sair da sanidade, e que se lamentar por tudo é sinal de derrota.
A algum tempo escutei a seguinte afirmação: "nós somos as escolhas que fazemos." e esse personagem me fez escolher um caminho oposto a desilusão de estar sozinho e de ser menosprezado, me ensinou que não somos obrigados a aceitar um destino que não queremos, que tudo pode ser diferente, e claro lutar pelos meus amigos.


Esse é um Tributo a Uzumaki Naruto

Mundo Sociopata


Ontem eu estava assistindo TV a noite, e trocando os canais, caí num programa da cultura chamado de Roda Viva, um programa muito conhecido por sinal, que tratava sobre um tema muito delicado, o individuo Sociopata ou Psicopata.
Havia uma profissional medica da área de Psiquiatria, e ela definia muito bem o individuo psicopata, como sendo aquele que tem ausência de culpa, um grande mestre da mentira, manipulador e egoísta, um individuo muito inteligente, apresenta ausência de afeto, impulsivo, e que acrescenta como uma característica bem própria o isolamento de si mesmo.
De forma bem generalizada, é aquela pessoa, que não se importa com os sentimentos dos outros, mata por prazer, que não sabe viver sem mentir, mente não porque se sente pressionado a isso, mas porque não sabe viver sem, que manipula e utiliza de amigos e próximos com personalidades menos arrojadas como peões para os seus desejos insanos, que não demonstra amor e carinho nem mesmo pelos próprios filhos, e que não consegue controlar seus próprios instintos por ter um superego descontrolado, e que pode ser diagnosticado em três níveis: leve, moderado e gravíssimo.
São pessoas que ao contrario do que pensamos, sabem se relacionar muito bem, tem um ser muito atrativo e contagiante, fazendo com que os que o cercam se apaixonam e gostem delas muito facilmente. Justamente por sua facilidade em mentir se transformam em pessoas muito agradáveis de ser por perto, mas que se relacionam sempre, buscando seu interesse próprio, levando- a cometer devaneios e atitudes monstruosas, como assassinatos, brutalidades, estupros...
Os considerados de leve a médio estagio, são aqueles que, roubam, saqueiam e desviam por exemplo dinheiro publico,sem ao menos se importar se mais pessoas vão ficar nas filas de hospitais, se alguns vão passar fome por aquilo, simplesmente porque seu ego foi recompensado.
São também chamados de sociopatas porque são pessoas que não sabem manter relações interpessoais, verdadeiras... sendo de difícil relacionamento. O que então os diferencia de pessoas normais, que foram criadas em meio, ao tráfico, ao roubo, que cederam as drogas??? Apenas o simples fato de que essas pessoas que tiveram influencia social sobre o seu comportamento, levando a um desvirtuamento da moral e da ética, conseguem acima de tudo se sentirem culpadas e terem compaixão pelo próximo!
Oras, O termo sociopata talvez seja mal empregado ao individuo sociopata por designar aquele que tem uma psicopatia ou uma doença no que diz respeito a sua forma de se relacionar!
Psicopata é um doente, mas o simples fato de um individuo comum ter a presença da culpa sobre seus atos não os impede de fazer determinados atos que socialmente falando fogem da conduta de moral e ética que nossa sociedade nos impõe. Claro que assim poderíamos defini-los como leves ou moderados, mas não indivíduos normais, mas se assim o for, nossa sociedade se transformou em grande parte em psicopatas pela sua descrença com o mundo, sua indiferença para os que sofrem, omissão perante crimes e leviandades, e uma série de outros escrúpulos.
Se a palavra Sociopata não fosse também atribuída aqueles que possuem um psicopatia, poderíamos então dizer, que pelo sentido literal da palavra, por conta de interesses políticos, individuais, pela pobreza, corrupção que aflige nosso país e mundo talvez mundo, viramos um bando de sociopatas que não sabem se relacionar tendo relações verdadeiras e que muito menos se preocupam com a dor do outro.
O mundo e a descrença das pessoas em dias melhores, nos transformaram em seres acomodados, desinteressados e individualista, nos tornamos sociopatas, coma única diferença de um psicopata, nós sentimos culpa da nossa omissão, mas a velha e sempre presente frase impera: " mas fazer o que?"

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Patriotismo!!!


Infelizmente a seleção brasileira se despede da copa do mundo!!!
Aquele ambiente de patriotismo, otimismo e alegria, também deixam o pais DO FUTEBOL abrindo espaço para a estabilização da rotina de sempre.
É triste como o brasileiro só tem amor a camisa e a bandeira em tempos como esses...
Terminado a participação do Brasil volta-se o antigo cenário de antes, desamor a pátria, a bandeira, insatisfação popular com a política, enfim a triste realidade de Brasil...
Como seria bom que agora sim os brasileiros mostrassem amor a camisa, vestissem a camisa da seleção, agitassem a bandeira em praça publica, e confirmassem aquelas frases ditas em momentos de jogo quando o Brasil esta com o placar avantajado “Eu sou Brasileiro com muito orgulho, com muito amor!!"
Mas isso não acontece tão cedo assim não...
Agora todos começam a recolher suas bandeiras, e as vunvuzelas param de tocar.
O país esta calado... Triste...
É uma pena como o futebol é a única coisa que faz o país se unir, e se alegrar, em vista dos cenários contrastantes que vemos aqui...
Recordando um pouco da política Grega em conter o povo e o seu manifesto... Dando comida e festa ao povo, tudo esta bem, é a velha política do pão e circo...
Espero que daqui pra frente o cenário de copa não se modifique tanto e os brasileiros continuem tendo amor a bandeira e a pátria.