quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Fé e ciencia uniao incompativel????
Em pleno Século XXI é impossivel distanciar a ciencia da fé. Existem limites para cada uma dessas dimensoes da vida, seja ela: comunitaria, social e intelectual. Tudo que existe tem a sua particularidade, a sua historia, o seu contexto e o seu mistério. Cabe a nós sabermos ligar os fatos e criar a ponte entre o real e o imaginario, entre o visivel e o invisivel para que assim o nosso olhar ao redor do mundo se torne mais amplo e mais implacavel.
O ser humano por si só sempre foi muito ritualista, desde épocas mais remotas, o homem se apega a tradiçoes, costumes, crenças e assim vai desenvolvendo de forma muito sutil a sua historia. De acordo com algumas literaturas a Terra possui aproximadamente 45 milhoes de anos, e em todo esse tempo passou por processos ao qual a evoluçao se tornou inerente, e o ser humano evoluindo junto cria, cria pensamentos, suposiçoes, mitos, estorias dentre muitas outras coisas.
A religiao foi algo que com o passar do tempo passou a fazer parte da vida humana, o homem criou mitos, que vieram de estórias, que passaram de pais pra filhos e assim por diante, mas essa palavrinha "religiao" talvez mal inserida dentro do que realmente é, toma novas definições, se afastam do seu verdadeiro significado.
Religiao vem de religar, religar conceitos, vontades, desejos, sonhos...
E conforme o homem se via cercado de coisas ao qual não achava explicaçoes, atribuia-as a uma dividande, algo extra-terreno que influenciava de forma direta a vida terrena. Criavam-se deuses para a chuva, para o sol, para o céu, para morte e para doenças (onde esses dois ultimos quase sempre tinham o mesmo agente causador), e isso explica a infinidade de crenças encontradas no passado e também no presente.
Uma espiritualidade que implica o exercicio continuo da sua fé deve ir de encontro com a logica, para que os fatos ou evidencias ñão se tornem infundados.
Temos a mania dentro da religiao de mistificar ou atribuir tudo o que acontece, logo a ciencia perde seu valor quando se inserido dentro de uma.
Existem uma infinitude de formas literarias que retratam a formaulaçao e criaçao de tudo que existe apartir do contexto de cada religiao e preceitos que foram se desenvolvendo. Os gregos com sua cosmogonia( onde mostram a Criaçao do universo através dos primeiros deuses chamados de titans), os indianos com sua forma particular de relatar a criação dos homens pela água que sai do vaso de Brahma, os egipicios que segundo alguns autores carregam a fama de ter a tradição mais antiga também relatam de forma particular a criaçao, e os monoteístas, que através do Pentateuco ou os 5 primeiros livros que montam a bíblia e o tora ilustram a passagem do paraiso administrado por Deus.
Vemos no ocidente mais que no oriente a prevalência do monoteísmo, onde existem religiões cristãs mais pragmatizadas que outras. E dentro delas ou pelos seus escritos, se mostra a forma com que Deus interagiu com o ser humano, que é a sua criatura mais racional.
Falando de Deus atualmente, e nos padrões sociais a que muitos países se encontram é fácil ou cômodo ver Deus apenas um olhar religioso, e encaralo unicamente pela dimensão milagrosa .
Esmiuçando em exemplos, o que os escritos também nos dizem por símbolos literários, é possível correlacionar alguns fatos bíblicos, a causas estritamente naturais.
Analisando a passagens bíblicas do capitulo 7, 8, 9, 10 e 11 ao qual narram as 10 pragas egipicias inferidas ao faraó por desobediência vemos:
1. As águas corrompidas : nada mais são do que um fenômeno muito natural nos mares, chamado de maré vermelhas, onde há liberação de manchas causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração. Dependendo da espécie de alga, a mancha pode adquirir coloração vermelha, marrom, laranja, roxa ou amarela. Uma vez que a água nem sempre fica vermelha. A floração de microalgas durante a maré vermelha pode representar uma série de ameaças ao ambiente marinho e ao homem. Em 1962, na África do Sul, por exemplo, uma floração de dinoflagelados provocou a morte de mais de 100 toneladas de peixes devido ao entupimento de suas brânquias.
Algumas espécies de algas que podem se multiplicar durante a maré vermelha são parasitas de peixes, alimentando-se de seus tecidos e provocando sérias lesões em seus corpos.
A explosão do Vulcão Santorini espalhou cinzas por sobre o Egito. A lama e a fumaça que caíram sobre o rio torna quente a água do Nilo e provoca a reprodução descontrolada de algas que causam o fenômeno da Maré Vermelha colorindo as águas com cor de sangue.
2. Rãs: Cobrem a Terra
A intoxicação das águas faz com que as rãs e sapos fujam do rio, espalhando-se por toda a região.
Mosquitos Atormentam Homens e Animais
Com a morte de muitos animais, as carcaças podres proliferam grande quantidade de moscas, além delas existe também naquela região o "Maruim" , um pequeno mosquito de picada muito dolorosa.
4 Moscas Escurecem o Ar e Atacam Homens e Animais
Outro tipo de insecto, a mosca dos estábulos, transforma-se em praga, atacando todo tipo de mamífero que encontra.
5 Uma Peste Atinge os Animais
A peste equina africana e a peste língua-azul, doenças transmitidas pelo maruim, mataram a maioria dos mamíferos.
6 Pústulas Cobrem Homens e Animais
O mormo, uma doença equina que também ataca o homem, é transmitida pela mosca dos estábulos provocando úlceras na pele.
7 Chuva de Granizo Destrói Plantações
O granizo pode cair nas regiões desérticas do Mediterrâneo, embora seja um fenómeno relativamente raro.. Também se supõe que proveio do encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria que causa ventos, chuva forte, ou tempestades eléctricas, q os egipcios poderiam interpretar como chuva de fogo.
8 Nuvem de Gafanhotos Ataca Plantações
Após a tempestade, os ventos fortes mudaram o curso dos gafanhotos etíopes.
9 Escuridão Encobre o Sol por Três Dias
Uma tempestade de areia pode durar dias e é capaz de encobrir completamente a luz do Sol. É possivel que o mesmo fenómeno que ocorreu com os raios tenha encoberto o Sol, devido às correntes de areia do deserto do Saara levantadas pelo vento.
10 Os Primogénitos de Homens e Animais Morrem
Com a escassez de alimentos, causada pela morte dos animais e peixes e a devastação das plantações.Cereais eram guardados em celeiros, ou abaixo da terra para serem protegidos da contaminação, mas já estavam contaminados por vestígios dos gafanhotos e/ou moscas dos estábulos, e junto com o forte calor os grãos podem desenvolver um tipo de fungo altamente tóxico. Como no Egito antigo os primogénitos (tanto humanos quanto dos animais) tinham a preferência na alimentação, uma tradição no egito antigo, tanto para homens quanto para animais(recebiam a primeira porção, logo a mais contaminada por ser mais vulnerável, e uma porção extra no final) como eram muitas toxinas, era possível a morte dos primogênitos.
Assim existe outro fato que ´da travessia do povo Ebreu pelo mar vermelho, auxiliado pelo fenomeno da maré baixa, fenomeno muito comum na regiao, onde o mar vermelho fica com sua profundidade muito baixa, permitindo a passagem por entre ele, também auxiliado pelos ventos q ajudaram a baixar a maré.
Interessante analisar a historia da salvaçao correlacionando e direcionando o lado cientifico com o lado sobrenatural ou milagroso, onde Deus não usa de artificios magicos ou mirabolantes para agir, mas age de acordo com as leis ja existentes no universo, assim o sobrenatural age sobre o natural e ai sim se pode notar a presença de Deus ou algo ordenador.
De forma geral as crenças fazem parte da sociedade moderna, o comodismo e o liberalismo criaram a cultura de assesibilidade e fanatizaçao, os milagres que antes eram feitos pelas maos humanas, onde pessoas doavam o sangue em busca de justiça e transformaçao hoje é substituido pela espera de dias que não passam de sonhos e utopias, pois criam-se imagens de Deus que esta distante da humanidade e esquecem do Deus que habita naquilo que a vida e que por conseguinte ja é um milagre por naturalidade.
A vida como ela É!!!!
O que nessa vida é realmente nosso???
Me pergunto será que tudo me é possivel realmente? pois se for, porque cada vez mais vejo a vida como uma inserteza?
Frases como " tudo posso mas nem tudo me convém" levam -me a refletir, será que aquilo que amo, pode ser vivenciado por mim?
Vejo que o que realmente nos pertence é o desejo de viver dias melhores, as utopias de dias que niguém mais irá chorar pela fome, por doenças, por falta de terra e por guerras, dias em que a humanidade saberá reconhecer em si a excencia da bondade.
Mas a vida passa ser uma inseteza pois nem tudo depende de apenas um, mas mtas delas dependem do concenso d mtos, da concordancia em trilhar o futuro de nossos filhos, transformando o planeta em um lugar mais habitavel, da vontade em realmente se viver a fraternidade, e ainda, de se querer abrir a uma paixão!!!
Pensamentos como esse refletem essa frase que disse mais a cima, td que desejo pode ser colocado em pratica, exercitado pela minha vontade, tendo um andamento como o primeiro caminho pra se buscar um objetivo, mas nem sempre lutar por algo é sinonimo de conseguir aquilo q deseja, e ainda nem tudo que me é prazerozo é justo ou convém ser vivido, pois trazem apenas felicidades momentaneas e tendo um grande percentual de chance de virar um problema amanha.
Até que ponto o sonho deve ser vivido?
O sonho deve ser vivido até quando elel existir, deve ser trilhado com dignidade e com responsabilidade, pra que não interfira na vida dos outros, mas deve ser buscado com toda força, pois por mais dificil que pareça, só o fato de tentar ja nos faz felizes pois estamos lutando por algo que acreditamos.
A Criação
Quem somos? Para que existimos?? Que sentido tudo isso tem??Qual é o nosso fim??
Existem varias formas de se descrever o porque da nossa existencia, há mtos conflitos doutrinais entre religióes, com varias formas de expressar tal acontecimento, e a propria ciencia com a sua teoria sobre o surgimento do universo tenta contradizer tais crenças. Aí vem a pergunta, quem esta certo???? Mais uma questão em meio a tantos questionamentos!!!!
Segundo a antropologia teológica, e até mesmo a historica, pois estao realacionadas onde devidamente trabalham juntas a revelação:
Antropologia vem do Grego: Antropos = Homem (pessoa humana)
Logia do Grego: Logos = uma palavra a respeito de... (podendo ser uma palavra a respeito do plano de Deus), dependendo da interpretação
E é apartir dai que se reflete os sguintes fatos:
De acordo com a teoria do Big bang (Grande explosão) : "Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Essa fase marcante de início da expansão comparada a uma Explosão foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo Físico inglês Fred Hoyle no programa "The nature of things" da rádio BBC ".
Obeserva-se que o aparecimento do universo se deu pela expansão de uma molecula que não conseguiu aguentar tanto calor e peso molecular, e veio a se romper, e esse dicipar da molécula gerou uma grande explosão cosmica dando inicio aos mais variados tipos de vida, grosseiramente falando.
Da mesma teoria deu-se base a outras, como a teoria da evoluçao estudada por Darvin, onde ele diz pelo grande grau de parentesco entre o homem e o macaco, que o ser humano veio de tal especie, sendo que são apenas especies mto parecidas, onde na verdade ele tem origem em uma espécie muito proxima de um primata chamada de "Australopitecuos", mas que não vem a ser um macaco propriamente dito, e sim um hominideo predessessor do seres bipedes que conhecemos como seres humanos.
Religioes mais misticas avaliam a criaçao apartir de suas crenças, e entao vemos também varias teorias sobre a ciraçao, como por exemplo a uniao de Brahmá com Shevá dando origem a Chrisná que por sua vez entrou no meio da guerra entre seus pais e foi ferido, e de seu ferimento o sangue que jorra ao cair, da-se a formação do universo ou da terra propriamente dita; ou nas religioes africanas que influenciaram a historia brasileria como o candomblé onde, Iemanjá tem um filho chamado Ogum, e esse se apaixona por sua propria mãe, e ao agarrar seus seios sai uma quantidade de leite dos seios de dando origem a via lactea( Lactea, vem de lacteo, ou lactose, encontrado no leite, de onde provem o nome via lactea).
O Cristianismo, islamismo e o judaismo por terem suas crencças baseadas no Deus unico ou no monoteismo ( a crença em um unico Deus) enxergam a Criaçao através da vontadade de um Deus que por amor deu origem a um ser que é a sua propria imagem (Imago Dei).
Obeserva-se que muitas dessas historias tanto religiosas quanto cientificas podem confluir num mesmo destino, que é a presença de um precursor para que tudo que vemos tenha um sentido e suas leis proprias para existir.
Pois o universo em si só é regido por varias leis, onde nada que os cientistas "inventam" é realmente uma invenção, pois tudo até ser inventado ja estava presente no cosmo, o homem só tem o trabalho de descobrir e por nome, é como por exemplo a lei da gravidade de Newton, onde ele na verdade não inventou nada, apenas descobruiu uma das leis do universo!!!!
Apartir disso muito se tem estudado dentro da teologia sobre tais fatos historicos e biblicos, onde a maior discussão é com o cristianismo sobre tal teoria, e hoje pessoas como o próprio papa João Paulo II e Bento XVI conseguem relacionar tais fatos cienticos com a doutrina de sua igreja.
O Catolicismo e a teologia em si analisa da seguinte forma:
Existem duas causalidades:
- A causalidade criada: onde uma "coisa" da origem a outra, ou seja, o menos é potencial ao mais.
Ex: uma semente que pode futuramente se tornar uma arvore;
- Acausalidade criadora : sendo a que pontecializa a causalidade criada.
Ex: o que mobiliza a semente a virar uma arvore, ou o que esta por traz de tudo isso;
Obs: "Deus" potencializa ou dinamiza a gestação de tudo.
Pois Deus Age no menos fazendo com que ele se torne mais. Sendo a causa eficiente que faz acontencer, e a causa final que é aquilo para qual tudo tende. Onde Deus em sua comunhão com o espirito santo e com o filho, ja era algo que bastava na totalidade, mas esse amor entre a trindade se expandiu criando tudo que vemos hoje
Por isso, porque não dizer que a evoluçao das espécies é algo que foi possivel?, ja que teve algo que moveu tal acontecimento ao qual chamamos de Deus!!! Assim também como o Big Bang que pode ter acontecido mas não por acaso, mas como fruto do amor da trindade.
Esse "Deus" não precisa ser especificamente o Deus dos cristãos, elel pode ser chamado como quiserem, budá, chrisná, Shevá, Ogum...
Mas o que realmente importa, é que para tudo ser como é, teve um precursor, e é inevitavel desconsiderar a presença de uma inteligencia acima da nossa.
Capitalismo e Neopentecostalismo ( Rcc)
Segundo algumas definições acerca do capitalismo: " O Capitalismo, é o meio mais eficiente e eficaz de prosperidade, desenvolvimento e eliminação de pobreza nas sociedades, devido ao seguinte argumento central: cada indivíduo, por depender basicamente do seu próprio esforço, por ter direito a acumular e desfrutar dos produtos gerados por este esforço, por ter de assumir e colocar em risco seu próprio patrimônio é altamente motivado a utilizar seus recursos (materiais e intelectuais) da melhor forma (mais eficiente) possível, e a melhor possível é a que gera maior riqueza para a sociedade, já que os indivíduos dependem de transações voluntárias. "
Como se pode obeservar, essa tendencia que domina uma grande gama de patrias e pensamentos direta e indiretamente, tem um lado não muito observado pelo seus adeptos que é o enraizamento dentro de uma cultura extremamente consumista que leva ao egoismo e ao subjetivismo (ja abrangendo uma dimensao religiosa do ser humano).
Vivemos em um sistema economico que visa nada mais nada menos que o lucro, a obtençao de bens e o individualismo, situaçoes essas que foram enxergadas talvez por manipuladores historicos de sistemas e paises, como soluçao prévia e viavel para uma sociedade marcada por revoltas, represarias e guerras. Sistema este que por fazer um individuo viver por si mesmo e depender absolutamente de si próprio, cria disputas e competiçoes em ambientes de trabalho e também sociais implantando no intimo de cada cidadão a vontade de ser sempre mais.
Se em alguma epóca foi visto como uma estratégia de burlar a pobreza tirando a culpa dos estados ou de uma organizaçao politica acerca das desgraças vistas no campo economico-social, hoje nos deparamos com maiores calamidades, desgraças e devastaçoes em campos que o homem por sua extrema arrogancia e petulancia foi levado a trilhar para obter o bem estar.
Campos como a natureza vem sendo monopolizado e devastado por uma intença cobrança ate´por parte admistrativa e social do aceleramento do desenvolvimento de paises ainda não desenvolvidos, levando a extraçoes ilegais de madeiras, devastaçao de campos e espaços da amazonia para a fixaçao de monoculturas como a soja, para criaçao de gados, e para obetençao de produtos naturais como celulose(matéria prima para o papel) derivados do eucalipto, que consomem muita agua do solo tornando o infértil, quando se há grandes plantaçoes, e ainda não podemos esquecer do campo industrial que além de necessitar desses bens nautrais sitados, colabora com a destruiçao do meio ambiente por conta da poluiçao e falta de politicas publicas de fiscalizaçao para diminuir essa depredação.
Como vemos, um sistema que não preza pela vida, pela uniao e pela fraternidade, cria confrontos de "reinos contra reinos", desfavorece ainda mais os desfavorecidos e cria mais uma realidade de exclusao e marginalizaçao. Fazendeiros, lideres industriais e estatais se beneficam diretamente da mão de obra e impostos para sua elevaçao de status e poder economico, e a nossa realidade que através de um plano apresentado e chamado de capitalismo, que só devastaria os preguisos por ser o trabalho uma exigência para ser um "alguem", acaba afetando os trabalhadores honestos e dedicados ao desenvolvimento.
Ongs e grupos geralmente são gestados como reposta a essa realidade "vampirica" e egoista. Nas igrejas mesmo, pastorais e movimentos se formam todos os dias para atender melhor uma população carente de atenção, e necessidades básicas como educação, saúde e alimentação.
No CELAM de Puebla e Medellín foi confirmado a opção preferencial da igreja pelos pobres e desprovidos de ajuda por esses sistemas contraditórios a vida humana.
Como a população brasileira e mundial sofre as “dores de parto” pelo monopólio do poder, tendências são geradas, e o subjetivismo passa a ser uma grande forma de recrutar fiéis para dentro da igreja, com pregações que sinalizam a presença de Deus em meio as tribulações e como sugestão ultima aos problemas enfrentados por todos, remediando doenças com trabalhos de cura interior e uma ampliação de crenças em “milagrismo” pela fé, onde qualquer tipo de problema pode ser remdiado pela conversão a Deus único, que pode transformar tudo pela força da oração.
A Renovação Carismática Catolica é um exemplo clássico de movimento que surge para o atendimento da carência das pessoas em meio a desiluzoes, privatizando o ensinamento e conhecimento do amor de Deus particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de evangelização e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos.
Segundo os críticos mais diretos da RCC ” alegam que ela fomentaria a "histeria coletiva", além de uma leitura literal e fundamentalista da Bíblia. Muitos deles acham que o clero faz vista grossa com relação aos exageros da RCC devido ao temor do crescimento evangélico no Brasil, já que ela seria uma forma de poder atrair mais fiéis e mantê-los.”
“Movimentos mais ligados a questao popular dentro da igreja expressam algumas de suas indignaçoes a cerca da RCC. Principalmente a Teologia da Libertação que tem raízes no Marxismo e Comunismo e fala de luta de classes e participação de cristãos católicos na política, com a intenção de se "construir o reino dos céus na Terra." Alguns membros da Igreja chegaram mesmo a participar da fundação de partidos políticos como o Partido dos Trabalhadores, no Brasil.”
A Igreja a partir da teologia da libertaçao mostra seu trabalho direto com causas populares, mas outros nucleos se vem limitados a questoes primarias mas não sem importancia como a RCC.
Se por um lado o capitalismo é mencionado como uma grande causa de injustiça e desigualdades, movimentos como a RCC que recrutam milhares de fiés em encontros e congressos carismaticos em ambientes como a Cançao Nova, levam de certa forma os fiés a um comodismo religioso, principalmente por acharem que o reino anunciado por cristo é um reino além da terra e fora do espaço a que estamos limitados, se tornando pessoas sem perspectivas de confronto direto contra problemas vivenciados hoje por toda populaçao.
Pelo capitalismo o nosso bem estar depende do nosso esforço, para alguns criticos a nossa salvaçao pela visao fundamentalista de adeptos da RCC depende de uma vida de adoraçao e serviço( o que muito se resume em discursos deles ao assistencialismo).
Mas o que muito pouco se nota é que sua semelhança com o capitalismo esta no comodismo de quem sofre, e no consumismo de artigos religiosos, que auxiliam na vida d fé sendo um ponto simbólico que faz uma ponte entre a crença e a realidade, mas que gera um apego e devoçao a objetos q deveriam apenas auxiliar na vida de fé, mas não serem vistos como meios de salvaçao como muitos veem.
Cristaos catolicos, por falta de formaçao, orientaçao e instruçao, tem uma fé que não acompanham o ritmo que necessitamos para uma mudança direta por açao de quem anseia por ela. Vivemos com uma fé infantilizada e pragmatizada em crucifixos, imagens, terços, e outras “bugigangas” encaradas como meio de acesso a vida em cristo. A RCC fomenta essa carencia de vida digna e direitos preservados, com esperança da vinda gloriosa de um Cristo que ja veio para salvaçao dos que padecem.
E cada vez mais diante dessa realidade vemos o numeros de adeptos crescerem dentro desse movimento, e mais pessoas manchadas pelo fanatismo e alienaçao se engajando a ideias primitivas, deixando de exercerem seu papel de cidadaos e revindicando direitos, dando margem para o capitalismo se tornar mais selvagem e excludente até msmo dentro da igreja, onde a dimensao comunitaria, social e fraterna fica apenas na teoria.
Assinar:
Postagens (Atom)