quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Criação


Quem somos? Para que existimos?? Que sentido tudo isso tem??Qual é o nosso fim??
Existem varias formas de se descrever o porque da nossa existencia, há mtos conflitos doutrinais entre religióes, com varias formas de expressar tal acontecimento, e a propria ciencia com a sua teoria sobre o surgimento do universo tenta contradizer tais crenças. Aí vem a pergunta, quem esta certo???? Mais uma questão em meio a tantos questionamentos!!!!
Segundo a antropologia teológica, e até mesmo a historica, pois estao realacionadas onde devidamente trabalham juntas a revelação:
Antropologia vem do Grego: Antropos = Homem (pessoa humana)
Logia do Grego: Logos = uma palavra a respeito de... (podendo ser uma palavra a respeito do plano de Deus), dependendo da interpretação
E é apartir dai que se reflete os sguintes fatos:
De acordo com a teoria do Big bang (Grande explosão) : "Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Essa fase marcante de início da expansão comparada a uma Explosão foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo Físico inglês Fred Hoyle no programa "The nature of things" da rádio BBC ".
Obeserva-se que o aparecimento do universo se deu pela expansão de uma molecula que não conseguiu aguentar tanto calor e peso molecular, e veio a se romper, e esse dicipar da molécula gerou uma grande explosão cosmica dando inicio aos mais variados tipos de vida, grosseiramente falando.
Da mesma teoria deu-se base a outras, como a teoria da evoluçao estudada por Darvin, onde ele diz pelo grande grau de parentesco entre o homem e o macaco, que o ser humano veio de tal especie, sendo que são apenas especies mto parecidas, onde na verdade ele tem origem em uma espécie muito proxima de um primata chamada de "Australopitecuos", mas que não vem a ser um macaco propriamente dito, e sim um hominideo predessessor do seres bipedes que conhecemos como seres humanos.
Religioes mais misticas avaliam a criaçao apartir de suas crenças, e entao vemos também varias teorias sobre a ciraçao, como por exemplo a uniao de Brahmá com Shevá dando origem a Chrisná que por sua vez entrou no meio da guerra entre seus pais e foi ferido, e de seu ferimento o sangue que jorra ao cair, da-se a formação do universo ou da terra propriamente dita; ou nas religioes africanas que influenciaram a historia brasileria como o candomblé onde, Iemanjá tem um filho chamado Ogum, e esse se apaixona por sua propria mãe, e ao agarrar seus seios sai uma quantidade de leite dos seios de dando origem a via lactea( Lactea, vem de lacteo, ou lactose, encontrado no leite, de onde provem o nome via lactea).
O Cristianismo, islamismo e o judaismo por terem suas crencças baseadas no Deus unico ou no monoteismo ( a crença em um unico Deus) enxergam a Criaçao através da vontadade de um Deus que por amor deu origem a um ser que é a sua propria imagem (Imago Dei).
Obeserva-se que muitas dessas historias tanto religiosas quanto cientificas podem confluir num mesmo destino, que é a presença de um precursor para que tudo que vemos tenha um sentido e suas leis proprias para existir.
Pois o universo em si só é regido por varias leis, onde nada que os cientistas "inventam" é realmente uma invenção, pois tudo até ser inventado ja estava presente no cosmo, o homem só tem o trabalho de descobrir e por nome, é como por exemplo a lei da gravidade de Newton, onde ele na verdade não inventou nada, apenas descobruiu uma das leis do universo!!!!
Apartir disso muito se tem estudado dentro da teologia sobre tais fatos historicos e biblicos, onde a maior discussão é com o cristianismo sobre tal teoria, e hoje pessoas como o próprio papa João Paulo II e Bento XVI conseguem relacionar tais fatos cienticos com a doutrina de sua igreja.
O Catolicismo e a teologia em si analisa da seguinte forma:
Existem duas causalidades:
- A causalidade criada: onde uma "coisa" da origem a outra, ou seja, o menos é potencial ao mais.
Ex: uma semente que pode futuramente se tornar uma arvore;
- Acausalidade criadora : sendo a que pontecializa a causalidade criada.
Ex: o que mobiliza a semente a virar uma arvore, ou o que esta por traz de tudo isso;
Obs: "Deus" potencializa ou dinamiza a gestação de tudo.
Pois Deus Age no menos fazendo com que ele se torne mais. Sendo a causa eficiente que faz acontencer, e a causa final que é aquilo para qual tudo tende. Onde Deus em sua comunhão com o espirito santo e com o filho, ja era algo que bastava na totalidade, mas esse amor entre a trindade se expandiu criando tudo que vemos hoje
Por isso, porque não dizer que a evoluçao das espécies é algo que foi possivel?, ja que teve algo que moveu tal acontecimento ao qual chamamos de Deus!!! Assim também como o Big Bang que pode ter acontecido mas não por acaso, mas como fruto do amor da trindade.
Esse "Deus" não precisa ser especificamente o Deus dos cristãos, elel pode ser chamado como quiserem, budá, chrisná, Shevá, Ogum...
Mas o que realmente importa, é que para tudo ser como é, teve um precursor, e é inevitavel desconsiderar a presença de uma inteligencia acima da nossa.

Um comentário:

  1. Concordo com você no seu último parágrafo e conclusivo!
    Gostaria de indicar um livro que comecei a ler do professor Felipe Aquino UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA.
    Nesse livro você poderá constatar, através das palavras de muitos históriadores, pesquisadores, como Dr. Thomas Woods, Phd de Harvard(2005), A.C.Crombie, David Lindberg, Edward Grand, Stlanley Jaki, Thomas Goldstein, e outros que sem o trabalho lento e persistente da Igreja Católica, por mais de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo, não existiria a nossa Civilização.
    Se puder leia, é fascinante!Você vai amar!
    bjs...
    Regina

    ResponderExcluir