quinta-feira, 31 de março de 2011

Qual é a imagem de Jesus que você tem apresentado?


Essa semana conversando com um amigo sobre a postura do missionário ao fazer uma visitação nas casas da sua região paroquial, questionamos as atitudes dos nossos missionários, visto que eles devem se confrontar com a seguinte realidade "Qual é a imagem de Jesus que tenho apresentado?"
Será que tenho apresentado um Jesus miraculoso, um quase Mister M, um Jesus que só enxergamos com a lógica milagreira, ou um Jesus caçador de recompensas??? Aquele ao qual só faz algo em pró de seu povo numa relação de troca, as famosas promessas??? Ou então um Jesus vingador, que vai pondo ao fio da espada todos os desobedientes, impondo-lhes castigos para mostrar quem é e como devem viver??

A passagem do livro de Zaqueu nos leva a Refletir ainda amais sobre isso:

"Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4 Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. 5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... 8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido." ( Lc.19, 11-10)


Confrontando a vida de Zaqueu e o reflexo da atitude de Jesus para com ele pergunto:
Quantos assim como Zaqueu justamente pela vida que levam, pelo peso do dia a dia não se rebaixam diante da presença de Jesus e por isso mesmo não o conseguem enxergar???
Temos a mania de nos rebaixar diante de Deus e talvez achar que não somos dignos de recebe-lo em nossa vida e em nossa casa. Criamos então um abismo entre Nós e ELE...
O missionario deve ser aquele que pensa como Jesus, que não prioriza os seus, mas aqueles que estão perdidos, afastados, e talvez desorientados pela lógica do nosso sistema. Evangelizar é levar uma mensagem de boa nova, de justiça, fraternidade, paz, amor, solidariedade, e também transformação da realidade que nos circunda. Jesus ao entrar na casa de Zaqueu lhe restituiu a dignidade, e o próprio Zaqueu sente a necessidade e proliferar o bem que Jesus lhe Trouxe.
Jesus em nenhum momento vem lhe apresentar uma religião, apenas uma proposta de vida nova, e o faz com um simples gesto de ir a casa de um afastado...
E se fôssemos pessimistas??? E se disséssemos: "Á mas isso é perigoso de mais, confrontar a realidade? entrar na casa das pessoas? se tornar referencia, entrar na casa de um drogado, isso não é pra mim... Se não é pra você então pra quem é???
Confundimos evangelização com bater nas casas das pessoas com a bíblia em baixo dos braços, ler uma passagem e dizer a elas: " se convertam". Fazer missão é bem distante disso, porque a real intenção não é essa, até porque no século em que vivemos todos já ouviram falar de Jesus e sabem que ele é, o nosso objetivo é fazer com que cada um no seu jeito de vestir, andar, escutar musica, participar de uma festa, experimentem Jesus, e também seja canal de redenção no lugar e no mundo em que vivem.
Acredito que devemos apresentar um Jesus sorri-dente, Justo, amigo, solidário, companheiro e disposto a ajudar, um Jesus que não tenha medo de ser quem é, e que não gosta de viver trancado dentro de casa com medo de ser perseguido.
Os missionários as vezes esquecem que são chamados a também ser um novo Cristo, e fazer obras iguais ou até maiores que ELE fez.
Chega de subjetivismo na nossa igreja, chega da procura intensa por STATUS, chega de hipocrisia, não aguentamos mais tudo isso, é hora de fazer a diferença, e ver que a igreja Esta no mundo e para o Mundo, e que não é um universo paralelo, Ela precisa se fazer próxima e atualizada na contemporaneidade para criar meios de evangelização, A Igreja precisa voltar a por os Óculos da fé para conseguir esmiuçar e traduzir a missão de Jesus na sua vida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Qual a melhor religião?


Leonardo Boff traduz assim um diálogo com Dalai Lama:

No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:


— Santidade, qual é a melhor religião? Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo".


O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos — o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta — e afirmou:


— A melhor religião é aquela que te faz melhor.


Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:


— O que me faz melhor?


— Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...


Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.


Inquestionável a resposta de Dalai Lama, principalmente diante de um mundo cercado pela concorrência não apenas de mercado mas também religiosa, onde uma denominação tenta sobressair frente a outra, dentro de uma guerra doutrinal, repassando seu ponto de vista aos fiéis e maldizendo e agredindo as outras simplesmente porque não sabem achar aquilo que toda religião tem em comum o amor...
Uma religião que não sabe fazer aquilo que a denominação da palavra diz que é o religar já começa errado... Lideres religiosos, que põe a religião como verdade absoluta relacionando-as com outras também erra... sobretudo ainda existem aqueles que confundem a Palavra evangelho que tem por etimologia e significado Boa Nova, colocando-a num conceito de evangelização onde o ponto gritante não é levar algo novo como o próprio nome ja o diz, mas sim levar o proselitismo, ou seja vomitar nos ouvidos dos que te escutam o seu egocentrismo e o seu fanatismo...
A poucos dias escutei um absurdo de uma protestante pertencente a Igreja Quadrangular: " quando eu bebia não era eu que estava bebendo." Para quem tem um pouco e consciência percebe tamanho absurdo proferido... Tais protestantes como esse não sabem ao menos reconhecer as atitudes que tomam na vida, e ao invés de admitir as coisas que fazem sendo essas certas ou erradas, não dizem que a fazem, mas dizem que algo, seja esse algo o demônio, ou um espírito ou ainda uma entidade maléfica as levaram a tal opção. Hipocrisiaaaaaaaaaaaa
Cada vez mais as pessoas tiram as responsabilidades sobre suas atitudes das suas costas, e atribuem ao "coitado" do demônio que as vezes nem é o culpado da historia... É muito fácil dizer que o demônio nos fez errar, mas dificilimo dizer que eu sou um ser pensante e que minhas atitudes erradas também vem de mim, o meu verdadeiro demônio sou eu mesmo.
A fome de mundo é de amor como já dizia Madre Teresa de Calcutá, não de religião...
A religião pode ser um veiculo de acesso a Deus mas não o principal, que na verdade é o amor e a solidariedade.
Desde que o dialogo seja feito afim de buscar coisas em comum entre uma religião e outra tudo é muito valido porque pensamos em juntar esforços, mas quando isso é feito para meios de engrandecimento de uma religião e outra é melhor fazer como diz a musica: " ado aaaado Cada uma no seu quadrado".

sábado, 19 de março de 2011

O dia em que a terra parou


Essa noite eu tive um sonho
de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
No dia em que a Terra parou (Êêê)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Uuu)
No dia em que a Terra parou
O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar
No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Foi tudo)
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou
Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei
No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Eu acordei)
No dia em que a Terra parou (Acordei)
No dia em que a Terra parou (Justamente)
No dia em que a Terra parou (Eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (Êêêêêêêêê...)
No dia em que a Terra parou (No dia em que a terra parou)

_______________________________________________________________________


Hoje me peguei sonhando com o dia em que a terra parou, assim como Raul Seixas quando em um dado momento da sua vida escreveu essa musica também possa ter pensando como eu...
Então decidi refletir um pouco sobre ela.
Como seria bom que a terra para-se... O mundo tem vivido intensamente, trabalhado a todo vapor, as pessoas já não tem tempo pra si próprias, pra familia, pros amigos, pro lazer. Todo mundo parece que ligou o controle automático e esta deixando a vida e as correrias diárias tomarem conta do seu dia-a-dia.
As guerras, as brigas, os conflitos, as doenças tomaram uma proporção assustadora, são interesses acima de interesses, e tudo vai virando uma bola de neve que cada vez que rola desencadeia um ciclo de ódio que não tem fim. O homem não contente com tudo que criou, que desenvolveu, e também que destruiu, ainda destrói o seu habitat natural o planeta terra, emitindo seus gases tóxicos, liberando seus esgotos imundos, e poluindo nossa atmosfera, fazendo do nosso planeta um lugar cada vez mais inabitável.
Como não pensar num momento de "STOP", e como num a pagão parar tudo, tudo o que não importa e começar a pensar no que realmente vale a pena??
O homem, a natureza, os seres vivos precisam disso, mesmo que isso tudo seja um sonho e um sonho de sonhador, essa deveria ser a luta de todos aqueles que ainda tem ideais, e sonham com um mundo mais humano, pois o homem deixou de ser humano, virou um monstro...
E assim todos mesmo que indiretamente sonho com o dia em que a terra irá parar e que o homem vai começar a repensar tudo que fez e esta fazendo dos nossos dias...
Mas assim como Raul acordou, eu também acordei... justamente no dia em que a terra parou.