quinta-feira, 31 de março de 2011
Qual é a imagem de Jesus que você tem apresentado?
Essa semana conversando com um amigo sobre a postura do missionário ao fazer uma visitação nas casas da sua região paroquial, questionamos as atitudes dos nossos missionários, visto que eles devem se confrontar com a seguinte realidade "Qual é a imagem de Jesus que tenho apresentado?"
Será que tenho apresentado um Jesus miraculoso, um quase Mister M, um Jesus que só enxergamos com a lógica milagreira, ou um Jesus caçador de recompensas??? Aquele ao qual só faz algo em pró de seu povo numa relação de troca, as famosas promessas??? Ou então um Jesus vingador, que vai pondo ao fio da espada todos os desobedientes, impondo-lhes castigos para mostrar quem é e como devem viver??
A passagem do livro de Zaqueu nos leva a Refletir ainda amais sobre isso:
"Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4 Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. 5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... 8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido." ( Lc.19, 11-10)
Confrontando a vida de Zaqueu e o reflexo da atitude de Jesus para com ele pergunto:
Quantos assim como Zaqueu justamente pela vida que levam, pelo peso do dia a dia não se rebaixam diante da presença de Jesus e por isso mesmo não o conseguem enxergar???
Temos a mania de nos rebaixar diante de Deus e talvez achar que não somos dignos de recebe-lo em nossa vida e em nossa casa. Criamos então um abismo entre Nós e ELE...
O missionario deve ser aquele que pensa como Jesus, que não prioriza os seus, mas aqueles que estão perdidos, afastados, e talvez desorientados pela lógica do nosso sistema. Evangelizar é levar uma mensagem de boa nova, de justiça, fraternidade, paz, amor, solidariedade, e também transformação da realidade que nos circunda. Jesus ao entrar na casa de Zaqueu lhe restituiu a dignidade, e o próprio Zaqueu sente a necessidade e proliferar o bem que Jesus lhe Trouxe.
Jesus em nenhum momento vem lhe apresentar uma religião, apenas uma proposta de vida nova, e o faz com um simples gesto de ir a casa de um afastado...
E se fôssemos pessimistas??? E se disséssemos: "Á mas isso é perigoso de mais, confrontar a realidade? entrar na casa das pessoas? se tornar referencia, entrar na casa de um drogado, isso não é pra mim... Se não é pra você então pra quem é???
Confundimos evangelização com bater nas casas das pessoas com a bíblia em baixo dos braços, ler uma passagem e dizer a elas: " se convertam". Fazer missão é bem distante disso, porque a real intenção não é essa, até porque no século em que vivemos todos já ouviram falar de Jesus e sabem que ele é, o nosso objetivo é fazer com que cada um no seu jeito de vestir, andar, escutar musica, participar de uma festa, experimentem Jesus, e também seja canal de redenção no lugar e no mundo em que vivem.
Acredito que devemos apresentar um Jesus sorri-dente, Justo, amigo, solidário, companheiro e disposto a ajudar, um Jesus que não tenha medo de ser quem é, e que não gosta de viver trancado dentro de casa com medo de ser perseguido.
Os missionários as vezes esquecem que são chamados a também ser um novo Cristo, e fazer obras iguais ou até maiores que ELE fez.
Chega de subjetivismo na nossa igreja, chega da procura intensa por STATUS, chega de hipocrisia, não aguentamos mais tudo isso, é hora de fazer a diferença, e ver que a igreja Esta no mundo e para o Mundo, e que não é um universo paralelo, Ela precisa se fazer próxima e atualizada na contemporaneidade para criar meios de evangelização, A Igreja precisa voltar a por os Óculos da fé para conseguir esmiuçar e traduzir a missão de Jesus na sua vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário