terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Teofanias
Teofania é uma palavra de cunho teologico que tem sua raiz na palavra grega "theopháneia", onde em sua dicotomização temos Teo = Deus, e fania = manifestação, sendo assim a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa.
Na biblia temos varias manifestaçoes de Deus de cunho simbolico, onde a sua presença é sempre retratada por uma presença angelical, admistrada na materializaçao dos arcanjos, Rafael, Gabriel e Miguel:
São Rafael
Tobias, capítulo 12
Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho. 15 Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor. 16 Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra. 17 Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais. 18 Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.
Anjo Gabriel
Lucas, capítulo 1
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
Anjo Miguel
Apocalipse, capítulo 12
7 Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, 8 mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. 9 Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.
Estas teofanias tem sua ação de forma particular, onde Deus se manifesta na cura feita por Rafael, no anuncio feito por Gabriel, e no embate com o dragão por Miguel. Gabriel significa Deus cura, Gabriel Deus anuncia, e Miguel Quem como Deus ou o próprio Cristo em armadura de combate.
Deus se manifesta na vida dos homens em varios sentidos, seja por um abraço, um beijo, um anuncio, em uma ajuda, numa presença amiga, enfim sua presença se resume em uma teofania.
Não há como declarar que tais manifestaçoes tenham sido feitas em especifico por anjos, seres "mitologicos" que compõe a minicia celeste, visto que seus nomes assim como nas tradiçoes judaicas e biblicas, digam um pouco sobre a personalidade ou sobre o que a pessoa é no contexto em que ela vive, considerando que muitos dos textos biblicos são midrashes, ou melhor, historias contatadas para fins de edificação. Com os anjos isso não é diferente, pois as manifestações deles demostram o caracter especifico ao qual Deus se manifesta realizando seus prodigios.
Moisés passou por uma experiencia contrastante a presença de um anjo que se fez presente em uma arvore que não se consumia em meio ao fogo. Um anjo que transmitia as palavras de Deus a Moisés:
Sarça ardente
Êxodo, capítulo 3
Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2 O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3 "Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome." 4 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!"
O termo anjo vem do latim angelu que significa mensageiro, aquele que transmite a mensagem.
Deus ao se manifestar de varias formas assume verdadeiramente o seu nome YHVE (aquele que é) sem uma forma definida, podendo ser aquilo que quiser ser, pois é tudo no todo, se manifesta em tudo aquilo que é vida, numa cachoeira que derruba suas aguas, num animal que se move pela floresta, no sabor doce do mel, assumindo assim seu lugar especial nos minimos detalhes da criação.
Nos remeteriamos a uma visão antropomorfica em querer dar as feições humanas a Deus, assim como faziam os Gregos, atribuindo traços genéricos humanos aos deuses, fazendo-os muito proximo daquilo que os homens espervam dos deles, que os considerassem superiores as outras criaturas, simplesmente por serem denominados racionais, quando isso não é verdade. E assim nas suas mitologias, não só viamos deuses com aparencias humanas, mas também deuses que comentiam pecados assim como os homens. e que acabavam uns com os outros.
Nessa ótica lembramos de uma antiga musica:
Escondido tu estás
no verde das florestas
nas aves em festas
e no sol a brilhar, no sol a brilhar,
Nas sombras que abrigam
na brisa amiga
na fonte que corre
ligeira a cantar...
Deus é tudo no todo, e se manifesta na sua criação em meio as chamadas teofanias pela teologia.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Lucas, capítulo 10
"Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. "
Existia na epoca um livro chamado de Séptuaginta que designava 72 naçoes ao qual se tinha conhecimento nos reinos da terra, o envio dos 72 discipulos faz referencia a todas as naçoes conhecidas e o envio da boa nova as mesmas, afim de que todo o mundo tenha acesso ao EVAGELHO que traz a boa nova do reino!!!
As Missoes Populares realizadas pelas comunidades cristãs, tem um caracter muito peculiar na promoção de eventos direcionados a pratica da missão, missão que nos tempos de hoje tem uma conotação diferente do verdadeiro significado de missão, assume um caracter proselitista do que profético onde o cunho principal é o numero de pessoas atingidas para superlotarem as assembleias, e não a trasformaçao trazida pelo retirar das vendas dos olhos que o anuncio profético traz.
As missoes ultimamnete estao se resumindo a eventos com shows gospel, bençaos de casa, exposiçao da eucaristia para adoraçao, emfim a meras atividades que se distanciam do real objetivo!!!
A igreja catolica assim como a suas derivaçoes ao longo do seculo como as igrejas protestantes, a muito tempo entram em embates não diria teologicos mas doutrinais ao qual a disputa por numeros de fiés praticantes do culto especifico de cada derivaçao se torna o cerne das missões.
Evangelizar implica em dar uma nova otica a quem se aborda, mobilizar o publico alvo a agir perante as extruturas que fomentam as injustiças, agir perante as condiçoes locais que trazem medo como a violencia, drogas, latrocinio...
A missão tem que nos levar a um olhar global e um agir local, enchergando sim o problema como um todo que se assemelha a muitos outros lugares, mas também os problemas especificos de cada região.
Vemos que os missionarios infelizmente são preguisosos, adoram comodidade e não suportam desafios, falam como se aquilo que vivem fosse algo absoluto e verdade unica, esquecendo da pluralidade cultural e diversificação de pensamentos ao qual influencias contemporaneas trazem a nosso pais, e também influencias antigas que ainda imperam em nossa sociedade.
Missão não é falar que jesus é rei e senhor, que elel é a luz do mundo, e que depois da morte iremos ressucitar, pois isso são verdades de fé, verdades que se resumem a dogmas utilizados por varias denominaçoes, e cada uma usa em particular aquilo que convém como forma de preservaçao de seus fiéis!!!
As pessoas não precisam mais ouvir falar da pessoa de Jesus, nem sobre suas historias da vida publica, as pessoas ja as conhecem, e o real sentido da missão não é fazer com que os outros experimentem o que o missiorio evangelizador experimento, pois cada experiencia é diferente, mas sim fomentar a sede de justiça, mobilizar uma ação conjunta, mobilizar a fraternidade entre vizinhos que as vezes nem se conhecem, mobilizar o interesse de um pela vida do outro, não de forma interesseira, mas sim de forma a se interessar a ajudar nas necessidades do outro.
Igrejas... se interessem menos no lucro material que os fiés possam trazer, e no numero de adeptos as suas filosofias, pois o real objetivo de toda a religiao, é fazer com que os praticantes, se solidarizem com as causas populares, que traga um encontro pessoal com cristo e que principalmente façam as pessoas se sentir bem.
Parem de prometer salvação onde não existe, e parem de disputar quem sao as verdadeiras, pois só serão verdadeiras quando conhecerem o real sentido de uma religião que na propria raiz da palavra significar religar, religar o que a tempos foi desligado, o equilibrio entre o bom senso e o interesse pessoal!!!!
A Vida humana e sua preservaçao é o foco principal da missão, não a quantidade de fiés que cada denominaçao possui!!!!
Sejam responsaveis pelas almas que carregam nas costas!!!!
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Liturgia: celebração da uniao comunitaria ou fachada???
A palavra liturgia em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa trabalho público ou ação do povo. É algo que na vida da comunidade cristã se colaca como centro da partilha eclesiologia, dando um sentido mais especifico a idéia de contrução daquilo que vai ser celebrado.
O espaço celebrativo das igrejas Católicas contribuem para o sentido simbólico da liturgia, sendo o presbiterio o lugar de destaque onde se encontra o altar, e o sacerdote responsavel pela consagração e presidencia da celebraçao eucaristica, por esses mesmos motivos um local geralmente mais alto dentro na arquitetura das igrejas mais antigas, e o povo se encontra no local chamado de "nave" disposta em fileiras de bancos. Significados proprios encontrado na carta de São Paulo aos Corintios onde "Cristo é a cabeça e nós os Membros" vindo de encontro com a disposiçao do lugar mais alto (presbiterio) ser o ponto central ou a cabeça, e nós na nave central os membros de cristo, que compõe o corpo eucaristico.
Existem igrejas que esse formato apresentado mais acima fica um pouco de lado para ceder espaço a um novo significado...
Algumas igrejas dispõe-se de forma circular, onde as fileiras de bancos formam um circulo em volta do altar, e a altura do presbiterio é dispensada, para que a visualizaçao da assembleia se torne maior, significando a assembleia reuniada em torno da mesa do altar. ESSe é um novo sentido que as arquiteturas contemporaneas vem apresentar na liturgia eucaristica.
Num sentido mais filosofico, a liturgia é a atualização do misterio pascal, a morte e ressurreiçao do cristo que se entrega no altar em sacrificio dos nossos pecados e reata os vinculos da humanidade com Deus. Essa experiencia eucaristica é fruto de uma vivencia fraterna do crente com a comunidade reunida compondo o corpo euccaristico, ou seja cristo representa pela propria eucaristia a partilha comunitaria, cristo que se entrega a todos em qualquer que seja a experiencia pessoal ou comunitaria que estejamos vivendo!!!!
Infelzimente uma coisa que na teoria é tao bonita ja na pratica torna-se algo assustador...
Vivencia fraterna do crente com a comunidade???? Quando se fala isso os ouvidos se alegram ao ouvir aquilo que a vida comunitaria deveria ser, mas quando vivenciamos isso na flor da pele é dificil querer acreditar que isso se torne possivel em meio a tanta hipocrisia.
Na liturgia catolica, existem varias funçoes que deveriam se convergir com aquilo que esta sendo celebrado, grupo de canto com os simbolos apresentados, as humilias que devem consernir com as leituras proprias do dia, e o principal a fraternidade que acima de qualquer capricho dentro da liturgia deveria prevalecer dentro de qualquer relação humana assim como o respeito, a franquesa e a misericordia, visto que todos somos sucetiveis a erros.
A fila da eucaristia que pode ter um sentido penitencial ou de encontro com aqule que se torna alimenta pra nossa esperança vila fila da hipocrisia!!!!!!! Uns cedem espaços para os outros, como um sinal de gentileza, pessoas que cantam em voz alta como se tivessem manifestando sua alegria por estar ali, gente que se ajoelha e bate as maos no chao como se estivesse suplicando misericordia, MAS PRA QUE TANTA ENCENAÇÃO?????? Saem da missa e voltam as ser os cavalos de sempre, brigam casa com os familiares por motivos banais, saem nas ruas e não se mostram nem um pouco educados, jogando lixo no chão, bituca de cigarro, outros ali nem olham na sua cara quando te encontram na rua com medo que voce possa pedir ajuda em alguma coisa, mesmo sabendo que congrega com ele na mesma comunidade!!!
Esses fatos da vida real, entram em cheque com a passagem da critica de Jesus aos fariseus, e a passagem do fariseu que menospreza um participante da assembleia e dizendo que elel é um pecador só pelo seu jeito de vestir ou classe social!!!
O abraço da paz ao meu ver deveria ser suspenço das missas, porque paz é um "escambal" pra pessoas que banalizam o sagrado bantendo no peito dizendo que são cristãos ou como dizem os ouvintes da Canção Nova ADORADORES!!!!!!!!!!!
OXALÁ um dia as coisas possam mudar, mas isso fico pra utopia de poucos que ainda acreditam em mentiras...
Enquanto isso um brinde a hipocrisia!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)