quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Lucas, capítulo 10
"Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. "
Existia na epoca um livro chamado de Séptuaginta que designava 72 naçoes ao qual se tinha conhecimento nos reinos da terra, o envio dos 72 discipulos faz referencia a todas as naçoes conhecidas e o envio da boa nova as mesmas, afim de que todo o mundo tenha acesso ao EVAGELHO que traz a boa nova do reino!!!
As Missoes Populares realizadas pelas comunidades cristãs, tem um caracter muito peculiar na promoção de eventos direcionados a pratica da missão, missão que nos tempos de hoje tem uma conotação diferente do verdadeiro significado de missão, assume um caracter proselitista do que profético onde o cunho principal é o numero de pessoas atingidas para superlotarem as assembleias, e não a trasformaçao trazida pelo retirar das vendas dos olhos que o anuncio profético traz.
As missoes ultimamnete estao se resumindo a eventos com shows gospel, bençaos de casa, exposiçao da eucaristia para adoraçao, emfim a meras atividades que se distanciam do real objetivo!!!
A igreja catolica assim como a suas derivaçoes ao longo do seculo como as igrejas protestantes, a muito tempo entram em embates não diria teologicos mas doutrinais ao qual a disputa por numeros de fiés praticantes do culto especifico de cada derivaçao se torna o cerne das missões.
Evangelizar implica em dar uma nova otica a quem se aborda, mobilizar o publico alvo a agir perante as extruturas que fomentam as injustiças, agir perante as condiçoes locais que trazem medo como a violencia, drogas, latrocinio...
A missão tem que nos levar a um olhar global e um agir local, enchergando sim o problema como um todo que se assemelha a muitos outros lugares, mas também os problemas especificos de cada região.
Vemos que os missionarios infelizmente são preguisosos, adoram comodidade e não suportam desafios, falam como se aquilo que vivem fosse algo absoluto e verdade unica, esquecendo da pluralidade cultural e diversificação de pensamentos ao qual influencias contemporaneas trazem a nosso pais, e também influencias antigas que ainda imperam em nossa sociedade.
Missão não é falar que jesus é rei e senhor, que elel é a luz do mundo, e que depois da morte iremos ressucitar, pois isso são verdades de fé, verdades que se resumem a dogmas utilizados por varias denominaçoes, e cada uma usa em particular aquilo que convém como forma de preservaçao de seus fiéis!!!
As pessoas não precisam mais ouvir falar da pessoa de Jesus, nem sobre suas historias da vida publica, as pessoas ja as conhecem, e o real sentido da missão não é fazer com que os outros experimentem o que o missiorio evangelizador experimento, pois cada experiencia é diferente, mas sim fomentar a sede de justiça, mobilizar uma ação conjunta, mobilizar a fraternidade entre vizinhos que as vezes nem se conhecem, mobilizar o interesse de um pela vida do outro, não de forma interesseira, mas sim de forma a se interessar a ajudar nas necessidades do outro.
Igrejas... se interessem menos no lucro material que os fiés possam trazer, e no numero de adeptos as suas filosofias, pois o real objetivo de toda a religiao, é fazer com que os praticantes, se solidarizem com as causas populares, que traga um encontro pessoal com cristo e que principalmente façam as pessoas se sentir bem.
Parem de prometer salvação onde não existe, e parem de disputar quem sao as verdadeiras, pois só serão verdadeiras quando conhecerem o real sentido de uma religião que na propria raiz da palavra significar religar, religar o que a tempos foi desligado, o equilibrio entre o bom senso e o interesse pessoal!!!!
A Vida humana e sua preservaçao é o foco principal da missão, não a quantidade de fiés que cada denominaçao possui!!!!
Sejam responsaveis pelas almas que carregam nas costas!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário