segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Liturgia: celebração da uniao comunitaria ou fachada???
A palavra liturgia em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa trabalho público ou ação do povo. É algo que na vida da comunidade cristã se colaca como centro da partilha eclesiologia, dando um sentido mais especifico a idéia de contrução daquilo que vai ser celebrado.
O espaço celebrativo das igrejas Católicas contribuem para o sentido simbólico da liturgia, sendo o presbiterio o lugar de destaque onde se encontra o altar, e o sacerdote responsavel pela consagração e presidencia da celebraçao eucaristica, por esses mesmos motivos um local geralmente mais alto dentro na arquitetura das igrejas mais antigas, e o povo se encontra no local chamado de "nave" disposta em fileiras de bancos. Significados proprios encontrado na carta de São Paulo aos Corintios onde "Cristo é a cabeça e nós os Membros" vindo de encontro com a disposiçao do lugar mais alto (presbiterio) ser o ponto central ou a cabeça, e nós na nave central os membros de cristo, que compõe o corpo eucaristico.
Existem igrejas que esse formato apresentado mais acima fica um pouco de lado para ceder espaço a um novo significado...
Algumas igrejas dispõe-se de forma circular, onde as fileiras de bancos formam um circulo em volta do altar, e a altura do presbiterio é dispensada, para que a visualizaçao da assembleia se torne maior, significando a assembleia reuniada em torno da mesa do altar. ESSe é um novo sentido que as arquiteturas contemporaneas vem apresentar na liturgia eucaristica.
Num sentido mais filosofico, a liturgia é a atualização do misterio pascal, a morte e ressurreiçao do cristo que se entrega no altar em sacrificio dos nossos pecados e reata os vinculos da humanidade com Deus. Essa experiencia eucaristica é fruto de uma vivencia fraterna do crente com a comunidade reunida compondo o corpo euccaristico, ou seja cristo representa pela propria eucaristia a partilha comunitaria, cristo que se entrega a todos em qualquer que seja a experiencia pessoal ou comunitaria que estejamos vivendo!!!!
Infelzimente uma coisa que na teoria é tao bonita ja na pratica torna-se algo assustador...
Vivencia fraterna do crente com a comunidade???? Quando se fala isso os ouvidos se alegram ao ouvir aquilo que a vida comunitaria deveria ser, mas quando vivenciamos isso na flor da pele é dificil querer acreditar que isso se torne possivel em meio a tanta hipocrisia.
Na liturgia catolica, existem varias funçoes que deveriam se convergir com aquilo que esta sendo celebrado, grupo de canto com os simbolos apresentados, as humilias que devem consernir com as leituras proprias do dia, e o principal a fraternidade que acima de qualquer capricho dentro da liturgia deveria prevalecer dentro de qualquer relação humana assim como o respeito, a franquesa e a misericordia, visto que todos somos sucetiveis a erros.
A fila da eucaristia que pode ter um sentido penitencial ou de encontro com aqule que se torna alimenta pra nossa esperança vila fila da hipocrisia!!!!!!! Uns cedem espaços para os outros, como um sinal de gentileza, pessoas que cantam em voz alta como se tivessem manifestando sua alegria por estar ali, gente que se ajoelha e bate as maos no chao como se estivesse suplicando misericordia, MAS PRA QUE TANTA ENCENAÇÃO?????? Saem da missa e voltam as ser os cavalos de sempre, brigam casa com os familiares por motivos banais, saem nas ruas e não se mostram nem um pouco educados, jogando lixo no chão, bituca de cigarro, outros ali nem olham na sua cara quando te encontram na rua com medo que voce possa pedir ajuda em alguma coisa, mesmo sabendo que congrega com ele na mesma comunidade!!!
Esses fatos da vida real, entram em cheque com a passagem da critica de Jesus aos fariseus, e a passagem do fariseu que menospreza um participante da assembleia e dizendo que elel é um pecador só pelo seu jeito de vestir ou classe social!!!
O abraço da paz ao meu ver deveria ser suspenço das missas, porque paz é um "escambal" pra pessoas que banalizam o sagrado bantendo no peito dizendo que são cristãos ou como dizem os ouvintes da Canção Nova ADORADORES!!!!!!!!!!!
OXALÁ um dia as coisas possam mudar, mas isso fico pra utopia de poucos que ainda acreditam em mentiras...
Enquanto isso um brinde a hipocrisia!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eh lamentavel...ver isso...mais é a pura realidade.... que enfrentamos em nossas comunidades... Hj mtos vão a missa, mas por começar nem sabe pra que, ou se tem uma explicação...ah,eh pra não ir pro inferno?? Que resposta infeliz....Será que é só por bater cartão aos domingos...ja sou santo...logico q nao...temos q a partir do que aprendemos, msm sendo com os erros ou acertos, MUDAR...Será que não estão enganando a si proprios??Será que estão sendo cristãos verdadeiramente?ou apenas atores?
ResponderExcluirMUDAR - é a resposta, e perguntar? Por que faço isso? Será que eh por interesse ou consciente?
Otimo alerta p os dias de hj