terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Teofanias


Teofania é uma palavra de cunho teologico que tem sua raiz na palavra grega "theopháneia", onde em sua dicotomização temos Teo = Deus, e fania = manifestação, sendo assim a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa.
Na biblia temos varias manifestaçoes de Deus de cunho simbolico, onde a sua presença é sempre retratada por uma presença angelical, admistrada na materializaçao dos arcanjos, Rafael, Gabriel e Miguel:

São Rafael

Tobias, capítulo 12
Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho. 15 Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor. 16 Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra. 17 Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais. 18 Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.

Anjo Gabriel

Lucas, capítulo 1
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Anjo Miguel

Apocalipse, capítulo 12
7 Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, 8 mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. 9 Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.

Estas teofanias tem sua ação de forma particular, onde Deus se manifesta na cura feita por Rafael, no anuncio feito por Gabriel, e no embate com o dragão por Miguel. Gabriel significa Deus cura, Gabriel Deus anuncia, e Miguel Quem como Deus ou o próprio Cristo em armadura de combate.
Deus se manifesta na vida dos homens em varios sentidos, seja por um abraço, um beijo, um anuncio, em uma ajuda, numa presença amiga, enfim sua presença se resume em uma teofania.
Não há como declarar que tais manifestaçoes tenham sido feitas em especifico por anjos, seres "mitologicos" que compõe a minicia celeste, visto que seus nomes assim como nas tradiçoes judaicas e biblicas, digam um pouco sobre a personalidade ou sobre o que a pessoa é no contexto em que ela vive, considerando que muitos dos textos biblicos são midrashes, ou melhor, historias contatadas para fins de edificação. Com os anjos isso não é diferente, pois as manifestações deles demostram o caracter especifico ao qual Deus se manifesta realizando seus prodigios.
Moisés passou por uma experiencia contrastante a presença de um anjo que se fez presente em uma arvore que não se consumia em meio ao fogo. Um anjo que transmitia as palavras de Deus a Moisés:


Sarça ardente

Êxodo, capítulo 3
Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2 O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3 "Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome." 4 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!"

O termo anjo vem do latim angelu que significa mensageiro, aquele que transmite a mensagem.
Deus ao se manifestar de varias formas assume verdadeiramente o seu nome YHVE (aquele que é) sem uma forma definida, podendo ser aquilo que quiser ser, pois é tudo no todo, se manifesta em tudo aquilo que é vida, numa cachoeira que derruba suas aguas, num animal que se move pela floresta, no sabor doce do mel, assumindo assim seu lugar especial nos minimos detalhes da criação.
Nos remeteriamos a uma visão antropomorfica em querer dar as feições humanas a Deus, assim como faziam os Gregos, atribuindo traços genéricos humanos aos deuses, fazendo-os muito proximo daquilo que os homens espervam dos deles, que os considerassem superiores as outras criaturas, simplesmente por serem denominados racionais, quando isso não é verdade. E assim nas suas mitologias, não só viamos deuses com aparencias humanas, mas também deuses que comentiam pecados assim como os homens. e que acabavam uns com os outros.

Nessa ótica lembramos de uma antiga musica:

Escondido tu estás
no verde das florestas
nas aves em festas
e no sol a brilhar, no sol a brilhar,
Nas sombras que abrigam
na brisa amiga
na fonte que corre
ligeira a cantar...

Deus é tudo no todo, e se manifesta na sua criação em meio as chamadas teofanias pela teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário