sábado, 30 de janeiro de 2010
25 de Dezembro, nascimento de Jesus ou festa pagã??
Constantino por volta do seculo V promulgou o cristianismo como religiao oficial do estado romano, evento conhecido como Edito de Milão. Dificil falar se havia interesses "politicos" envolvidos, mas o fato é que tal evento abriu as portas para uma grande transformçao cultural e unificaçao de rituais e conceitos pagãos ao instrumentario catolico. Pois essa reviravolta, fez com que alguns ritos pagãos como festas, rituais e vestimentas se adaptassem e continuassem a ser usadas pelo catolicismo mas de forma diferente. Os sacerdotes catolicos tomaram o lugar de sacerdotes pagãos, e o Papa substituiu o chefe relioso pagão.
Sabe-se que ao ligar o cristianismo como religiao oficial do Imperio, logo a religiao e o estado estavam juntos, o papa era São Silvestre I, e o primeiro concilio a acontecer depois do edito de milão foi o de nicéia, sendo conhecido como o primeiro concilio da historia(Salva-se o caso que o de jerusalém ocorrido pela discussao de Pedro e Paulo a cerca da circuncisao dos pagãos convertidos, devera ter sido o primeiro).
No texto do Edito pode-se ler:
“Nós, Constantino e Licínio, Imperadores, encontrando-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim Deus que mora no céu ser-nos-á propício a nós e a todos nossos súditos. Decretamos, portanto, que não, obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-las sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste… . Observai outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões, pois está de acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto segundo sua consciência e eleição; não pretendemos negar a consideração que merecem as religiões e seus adeptos. Outrossim, com referência aos cristãos, ampliando normas estabelecidas já sobre os lugares de seus cultos, é-nos grato ordenar, pela presente, que todos que compraram esses locais os restituam aos cristãos sem qualquer pretensão a pagamento… [as igrejas recebidas como donativo e os demais que antigamente pertenciam aos cristãos deviam ser devolvidos. Os proprietários, porém, podiam requerer compensação.] Use-se da máxima diligência no cumprimento das ordenanças a favor dos cristãos e obedeça-se a esta lei com presteza, para se possibilitar a realização de nosso propósito de instaurar a tranqüilidade pública. Assim continue o favor divino, já experimentado em empreendimentos momentosíssimos, outorgando-nos o sucesso, garantia do bem comum.”(CONSTANTINO E LICÍNIO. Edito de Milão)
O fato é, antes do cristianismo ser aceito oficialmente os pagãos e o imperio prestavam culto ao chamado Sol Invistus ou Deus sol, ao qual era também denominado como Deus Mitra, que deu origem ao mitraismo, seu culto se baseava na existencia futura, e na luta entre o bem e o mal, poruqe não falar também nos desprendimento do espiritual do material. As Semelhanças entre as divindades e seus objetivos descritos nas religios, fez com que a Igreja oficilizada pelo estado admitisse a Festa do rei Sol ou mitra geralmente atribuida no dia 25 de Dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo, aquele que também era chamado de luiz do mundo.
Essa atribuiçao era propria da inculturaçao sofrida pelo cristianismo sobre influencia do calendario Juliano e continuaçao de uma cultura adaptada a outra. Agora o Des menino não era Mitra mas sim Jesus, com o seu nascimento sendo celebrado no dia 25 de Dezembro, o novo Sol Invictus da humanidade.
O concilio de niceia que procedeu o evento pondo em discusao a dinvidande de Cristo e suas naturezas sob critica De ario, cuja herezia ficou conhecida como arianismo!!!
Onde se Definiu que Jesus possui as duas naturezas, sendo homem enquanto verbo encarnado e Deus enquanto ressucitado, teoria denominada de hipostase ou uniao hipostatica!!!!!!
Fonte usada para referencia Bibliografica: Campbell, Joseph, As máscaras de Deus: mitologia ocidental, tradução Carmen Fischer. São Paulo: Palas Athena, 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário