terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Curiosidades da Babilonia!!
Sobre império do rei Nabucodonossor a Babilonia submeteu os judeus ao famoso exilio babilonico, por volta do ano 530 A.C. Época ao qual aparece um dos chamados profetas maiores Isaias, que começa narrar suas professias como fonte de encorajamento as duras penas e descaracterizaçao da cultura ao qual o judaismo estava sendo forjado. O livro de Isaias tem indicios que não tenha sido escrito unicamente por ele, mas sim por tres ou mais escritortes, sendo apenas a primeira parte do livro atribuido a ele, sabe-se disso pela forma exegetica de se analisar um texto, onde a forma literaria da primeira parte, não se assemelha com a forma que foi narrada as outras 2partes do livro.
O judaismo primitivo, é baseado nas 12 tribos de Israel, onde os filhos de Jacó foram representantes de cada uma dessas, onde nas hisotiras narradas, Deus passava pelas Tendas fazendo morada. Posteriormente foi realizada a contruçao do templo de Jerusalém onde os judeus tinham que visita-lo pelo menos uma vez ao ano, e imolar safricios como remissao dos pecados, e forma de purificaçao da alma. Dizia-se que as tabuas da lei dadas á Moisés estavam no centro do templo, onde apenas os sacerdotes poderiam entrar, pois era lugar de encontro pessoal com Deus, e só um sacertode tinha permisao de entrar pois o local era "Santo".
Privando um judeu de seus costumes é o mesmo que descaracterizar a sua cultura, e retirar a sua identidade...
E foi isso que aconteceu com os Judeus, foram perdendo a sua identidade, a sua crença e confiança em Deus, començando a adentrar na cultura politeista babilonica de adoraçao de Idolos, como Marduk, BALL, Tiamat...
Por isso Isaias se sentiu obrigado a se fazer ponte entre a esperança e a descrença encorajando os exilados.
Mas um fato entra em contraste com toda essa historia!!!!
Fazendo com que os judeus perdessem sua identidade e crença, e fazendo com que passassem a adorar os seus deuses ou crescendo durante 50 anos em meio a essa cultura mista, entre o politeismo dos babilonicos e o monoteismo dos judeus, levou o povo mais antigo a criar uma forma erronea de enchergar a presença da mulher no leito da sociedade. Como assim???
Há indicios, que homens judeus estavam casando com mulheres babilonicas, uma micigençao entre culturas, unindo adoradores de idolos com adoradores do Deus unico!!!! Em contraste a essa historia, deu-se inicio a formulaçao do livro do Genesis e a historia da criaçao do mundo. Um Homem Adão ( que significa primeiro homem) e Eva a (primeira mulher). A forma com que interpretavam essa mistura entre culturas, fez com que assimilassem a entrada da mulher babilonica na cultura judaica, como a entrada do mal no meio do povo escolhido o ISRAEL!!!!
A mulher que ja sofria pela submissao aos maridos agora passam a ser marginalizadas, e quando retomam o Tempo depois da assunçao do imperio romano, as mulheres e crianças frutos dessa uniao de cultras acabam sendo desprezadas, por isso existe entre eles, as familias tradicionais, ou mais antigas, por que mantiveram o costume de judeus se casarem apenas com judeus, enquanto os crescidos no exilio se misturavam. Ai entao começa a desgraça das mulheres.
O livro do GENESIS, é o primeiro livro do pentateuco, ou da bilbia, pois ilustra a partir do ponto de vista judeu como Deus criou tudo o que vemos. A mulher entra como um acrescimo ou um objeto que vem acrescentar prazer ao homem, tirando -lhe a solidao, mas por ela, entra também o Pecado no mundo... A mulher é colocada como simbolo da entrada do mal, pois no exilio foi simbolo da mistura das culturas, onde levou mutios judeus a praticar cultras mistas, louvando ao Deus unico, mas cultuando Também idolos criados no meio do povo, que simbolizavam entidades ordenadoras do universo. Mas porque da Serpente e a sua relaçao direta com a mulher????
Na mitologia Babilonica existia uma deusa chamada de Tiamat. Na maioria das vezes Tiamat é descrita como uma Serpente do mar ou um dragão (figura também muita usada no meio do judeus representando o mal)mas nenhum texto foi encontrado nos quais contenham uma associação clara com essas criaturas.
Inicialmente, quando o mundo cultuava divindades, femininas com suas várias faces, Tiamat era adorada como a mãe dos elementos. Tiamat foi responsável pela criação de tudo que existe. Os deuses eram seus filhos, netos e bisnetos.
Pois a mulher gesta tudo em seu ventre, por isso a similaridade entre tiamat e a mulher ou o dialogo da mulher com a serpente, sendo na verdade o dialogo entre a mulher babilonica, com a deusa criadora de tudo em tal cultura que tenta destruir a dignidade do povo judeu. Conta a Lenda de Tiamat que em uma luta com Marduk outro deus, ela foi dilacerada e seu torax criou-se o vácuo entre o céu e a terra ( ou a distancia entre Deus e os homens para os judeus).
Por isso a mulher é tao desprezada na biblia, pois tem correlaçao direta a perda de identidade judaica. O pior é que essa cultura tao antiga demorou seculos para ser vencida!!! Muitas mulheres foram desprezadas, marginalizadas e até mortas, faz-se memoria da revolta feminina onde milhares de mulheres foram mortas, dando margem a criaçao do dia da mulher, infelizmente existem hoje alguns homens que ainda se acham no direito de rebaixa-las criando uma sociedade machista, a mulher foi mal vista na historia apenas por um erro religioso que adentrou muitas culturas com a formulaçao do cristianismo que disseminou muito daquilo que ainda era cultura judaica!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boa curiosidade Mor, ... até hoje você não tinha dito disso pra mim...mas também faz todo o sentido, apesar de quebrar todo aquele mistério, que na verdade não existe, mas na verdade tira essa parte minha que é leiga. Então ta né, se você diz..... rs ;)
ResponderExcluir