quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Deus morreu !!!!!

(..."Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste ato não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu ato mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste ato, de uma história superior a toda a história até hoje! - Friedrich Nietzsche, . A Gaia Ciência).


Friedrich Nietzsche ao afimar isso se refere ao fato de que existe uma desvalorizaçao dos principios e a morte do sentido.
Se por um lado a sociedade se apregoa e se fanatiza de forma a se corromper com o sagrado, por outro a centralidade de Deus no seio da sociedade vai perdendo o sentido e a existencia, pois os valores e anseios sao outros, tudo mudou, a mentalidade agora é outra.
Diante de tanta corrupçao, latrocinio, impunidade, desordens ambientais, nos resta perguntar onde esta Deus???? e a resposta é iminente, morreu!!!!!
Matamos Deus com a sociedade que estamos ajudando a contruir, Ele não passa de uma lembrança de quem ainda pensa no passado, mas ve um presente e um futuro sem sentido
Daí, em seguida, Nietzsche escreve: "O reino dos céus é um estado do co-ração, e não algo capaz de descer sobre a terra, ou que venha depois da morte. O reino de Deus não é alguma coisa pela qual se possa esperar. Ele não tem ontem, nem amanhã, não vem em mil anos - é uma experiência íntima do coração: está em toda parte e em parte nenhuma".
E o que esperar de um Deus morto em meio a tanta contradiçao?????
E o pior fomos nós que o matamos, carregamos em nós essa culpa!!!!

Um comentário:

  1. Acho que devemos nos empenhar e fazermos o melhor, para ser o melhor, e melhorar o mundo!
    Você conhece a historinha do beija-flor?
    Um dia na floresta, começou um incendio.
    Os animais começaram a correr de uma lado para o outro sem nada fazer...
    Aí, apareceu um beija-flor que com seu bico tão pequeno, ia até o rio enchia-o e levava toda aquela água até o incendio!
    Ele ia e voltava rapidinho...
    De repente, apareceu um elefante com aquela enorme tromba e disse-lhe:
    - Ei amiguinho você acha que com esse bico vai conseguir apagar o incêndio?
    E o beija-flor respondeu:
    - Posso não apagar o incêndio, mas a minha parte estou fazendo!
    Se todos fossem como esse beija-flor, haveria cooperação mútua, e com a união de todos, com certeza apagariam o incêndio!
    Beijos...
    Regina

    ResponderExcluir