quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bodas de Caná


Uma das passagens biblicas mais lindas, que precede o trabalho missionario de Jesus Cristo!!!

As Bodas de Caná possui alguns elementos muito importantes e contrastantes na hermeneutica biblica, elementos que ressaltam a beleza do texto e lhe dao uma vitalidade própria.
A Mulher, os noivos, as talhas, o vinho, o casamento, a alegria e o próprio Cristo que se coloca como convidado nesta grande festa.
A Mulher representada por Maria vem dar um novo sentido ao papel feminino dentro da sociedade e no leito familiar. A mulher que era marginalizada dentro da sociedade, q limitada dentro da cultura judaica as funçoes do lar e da criaçao dos filhos, sem voz e nem vez em decisoes politicas, religiosas e sociais, assume uma nova postura, onde a famosa frase :" façam tudo o que ele vos disser"; restaura a dignadade feminina, mostrando pela primeira vez uma mulher dando uma ordem na biblia, e abrindo as portas para uma nova visao sobre a posiçao feminina no ambito comunitario, apliando suas funçoes e importancia nas relações familiares, como o centro e o sustentaculo para a criaçao de um novo modelo de mulher.
O nome dos noivos não é sitado, e os unicos nomes a aparecer no texto são de Jesus e Maria, o casamento perfeito entre a nova Eva e o novo Adão, que nos libertam do julgo do pecado e do peso moral, ao qual somos forjados pela lei que mata, e pelas injustiças. O casamento que representa os laços de Cristo com a igreja, a mae igreja que se forma pela comunidade viva, e que da seguimento ao trabalho missionario.
As talhas vazias, representam o esvaziamento da esperança de novos tempos, a falta de alegria e o vazio que o estreitamento entre o vinculo do homem com Deus traz a nós, o seu enchimento é o sinal da vida que vence a morte, da justiça que se torna possivel e da alegria que o verbo vem trazer reatanto os laços de Deus com a humanidade se fazendo Emanuel (Deus conosco).
O vinho tem um sentido muito especial, simboliza a alegria - uma festa sem alegria não é uma festa - a alegria que Jesus traz no anuncio da boa nova, traz luz, amor e paz.
E por fim o casamento a uniao inseparavel entre um homem e uma mulher, sinal de familia, de contruçao, de vinculos afetivos, de trasformaçao, onde um casamento bem estruturado é a base para filhos concientes, e para uma familia modelo, e que deve simbolizar o casamento ou a uniao indivisivel do homem com suas responsabilidades, responsabilidade de mudar e cuidar do mundo onde vive, transformando este e sua vida na casa de Deus.

Um comentário:

  1. Amiguinho, você falou como um verdadeiro Teólogo!
    Gostaria só de tirar uma dúvida, no parágrafo onde você fala:
    -As talhas vazias, representam o esvaziamento da esperança de novos tempos...
    Acho que seria o esvaziamento de si mesmo, e não esvaziamento da esperança...
    Maria também representa nessa passagem como a primeira intercessora da humanidade!
    bjs...
    Regina

    ResponderExcluir