sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Demonios, mitos e verdades!!!!


Um assunto intrigante, amedrontador e polemico, mas que quando bem explicado nos da uma nova visão dos conceitos formados sobre o assunto até hoje.
Desde tempos mais remotos, a humanidade em sua formação, se ligou muito a mitos, criando entidades que dinamizavam a sua vida cotidiana, e me atendo a fatos catastroficos, entidades derivadas a esses fatos foram criadas para se explicar tais acontecimentos, essas entidades recebiam classificaçoes como espiritos malignos.
O profeta Isaias em uma das tres partes ao qual seu livro é dividido,no capitulo 14, narra a historia da queda de Satanás dos céus. Uma historia talvez mal interpretada quando se refere ao demonio. Isaias quando começa a escrever o seu livro, tem a intençao de trazer experança ao judeus, na época do famoso exilio Babilonico, ao qual o povo de israel foi forjado durante 50 anos por volta do ano 530 A.C, sobre o imperio do rei Nabucodonossor que tinha por intençao ser adorado como Deus, assim como o rei Herodes e César posteriormente no imperio Romano. Nesse capitulo, Isaias mostra a vontade de Nabucodonossor em destronar Deus de seu posto e gloria, e ser adorado como tal. A queda de Satanas na verdade se resume a queda de Nabucodonossor em seu plano de divinização de si mesmo, a Estrela da manha ao qual chamavam Deus e nome pelo qual queria ser chamado (um nome até entao atribuido a Deus, que agora passa a ter outra conotaçao), sendo referenciado a um rei tirano que em sua soberania ve seus planos caindo por terra forjado em batalhas contra outros imperios, até a chegada libertaçao dos cativos no exilio babilonico para a tomada de poder do imperio romano.
Nessa nova "administraçao" imperial, o nome satanás ganha derivaçoes, como demonio e diabo, sendo este o nome atribuido a contradiçao ou a divizao que o imperio causa a populaçao deixando-s desnorteados sem saber se seguiam o imperio ou a religiao (templo). Diabo vem do grego: aquele que divide - e entre os cristãos recebe este nome todo aquele que se opoe aos planos e projetos do reino que Jesus o Messias, traz como boa nova (evangelium). Biblicamente, passagens, como a do paralitico curado, o homem de mao seca curado em dia de sabado, o homem possuido por 7 entidades, o epiletico, na verdade sao uma forma iteraria que os evangelistas encontraram para retratar a situaçao local e a gravidade de seus problemas.
A paralisia significa o estado de estagnaçao ao qual o povo se encontrava diante da dominaçao, sem poder, sem dinheiro, sem terras e marginalizado pelas sua condiçao ecomica, assim como a mao seca que simboliza a atrofia das nossas mãos para fazer algo diante de tanta opressao, a possessao dos 7 espiritos sobre o homem chamado de legiao(nome dado aos guardas do imperio)revela a opressao que os enviados do imperio causavam sobre o povo, e sua recusa a Jesus mostra o apego ao poder e o medo d perder o mesmo, reconhecendo o poder de cristo, ja a epilepsia mostra o estado de desnorteamento ao qual o povo se encontrava, perdido e sem direçao.
Em apocalipse vemos surgir o numero 666 como o numero da besta, e quem seria esta besta?? o diabo??? E a resposta é... Não.
Se em Isaias o nome satanás provem de derivaçoes de estrela da manha que era referente a tirania e inteçoes de um rei, em apocalipse as coisas não sao muito diferentes!!!
Na biblia os numeros tem um sentido proprio, visto que o judaismo possui uma linha de estudo chamada de cabala(numerologia), e o numero 7 vem a ser o numero da perfeiçao sempre indicado a açao de Deus, o numero 6 é o inverso do 7, sendo o numero da imperfeiçao. Agora o rei eh Dominiciano que gostaria de ser adorado, sujando e defamando os cristaos, pois se não o adorassem eram mortos, ele recebe o nome de anti-cristo, ou besta pelos cristaos, e por suas atitude é intulado como 666, um rei imperfeito 3 vezes. O livro do apocalipse tem uma linguagem simbolica assim como outros livros biblicos, chamada de linguagem apocaliptica, nada mais era que uma forma dos cristaos se comunicarem através de simbolos escritos com denominaçoes que só eles entendiam sem serem abafados.
E assim o termo demonio, diabo, lucifer, satanás pode ser explicado com uma otica menos amedrontadora e nos faz refletir, quem sao os demonios do nosso tempo????

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler descobri algumas coisas não havia conhecimentos...agora vou procurar saber um pouco mais... e outras relembrou algo q ja havia visto...

    Continue postando... é bom pensar um pouco além....e questtionar...

    bj
    Ana

    ResponderExcluir