quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Diluvios na Historia!!!!
Como já se tem conhecimento, o livro do Genesis na bíblia, tem um significado próprio para a sua elaboração, visto que foi a forma com que os judeus acharam para descrever a sua criação perante um ponto de vista religioso, e também a sua dizimação, ou melhor a sua divisão em padrões sociais, exemplificado como a entrada do pecado no mundo, o que na verdade foi a mistura de cultura entre judeus e babilônicos.
Se o livro do Genesis narra a Historia da criação para o povo judeu por intermédio de Deus e também a sua dizimação pelas forças bélicas da época, o que a passagem da arca de Nóe vem retratar??? Visto que a historia de Adão e Eva mostram a inculturação da mulher como símbolo do mal ou entrada do pecado nas tradições antigas.
Para colocar em miúdos, o "mito" da arca e do dilúvio não é própria dos israelitas ou judeus!!!! Muitas outras culturas, narram a historia da revolta de deuses contra a humanidade, trazendo a água do dilúvio como fonte de transformação da sociedade por meio de uma punição divina, o que não foi diferente no contexto judaico-cristão.
Os gregos por exemplo, possuem uma historia muito parecida:
"A mitologia grega relata a história de um grande dilúvio produzido por Poseidon, que por ordem de Zeus havia decidido pôr fim à existência humana, uma vez que estes haviam aceitado o fogo roubado por Prometeu do Monte Olimpo. Deucalião e sua esposa Pirra foram os únicos sobreviventes. Prometeu disse a seu filho Deucalião que construísse uma arca e nela introduzisse uma casal de cada animal, de forma análoga à Arca de Noé. Assim estes sobreviveram."
O diluvio Sumérico é outro exemplo:
"O mito sumério de Gilgamesh conta os feitos do rei da cidade de Uruk, Gilgamesh, que parte em uma jornada de aventuras em busca da imortalidade, nesta busca encontra as duas únicas pessoas imortais: Utanapistim e sua esposa, estes contam à Gilgamesh como conquistaram tal sorte, esta é a história do dilúvio. O casal recebeu o dom da imortalidade ao sobreviver ao dilúvio que consumiu a raça humana.. Na tradição suméria, o homem foi dizimado por incomodar aos deuses. Segundo este mito, o deus Ea, por meio de um sonho, apareceu a Utanapistim e lhe revelou as pretensões dos deuses de exterminar os humanos através de um dilúvio. Ea pede a Utanapistim que renuncie aos bens materiais e conserve o coração puro. Utanapistim, então, reúne sua família e constrói a embarcação que lhe foi ordenada por Ea, estes ficam por sete dias debaixo do dilúvio que consome com os humanos."
Observado que existem varias narrativas da destruição dos homens por dilúvios mandados por deuses, o judaísmo possui também a sua historia ao qual o personagem principal é Noé como narra Genesis capitulo 7:
"4 dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz." 5 Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado. 6 Noé tinha seiscentos anos quando veio o dilúvio sobre a terra. 7 Para escapar à inundação, entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 8 Dos animais puros e impuros, das aves e de tudo que se arrasta sobre a terra, 9 entraram na arca de Noé, um casal macho e fêmea, como o Senhor tinha ordenado a Noé. 10"
Vemos que são casais de animais, um puro e outro impuro, a impureza biblicamente simboliza a ação pecaminosa, assim como todo ser provido de defeitos físicos, doenças e outras formas de alterações são consideradas impuras, ou indignas de Deus. Essa impureza ao qual é retratada nos animais entre puros e impuros entra em contraste com a miscigenação ocorrida entre judeus e babilônicos no exílio, e o dilúvio vem a ser a ação de Deus para lavar da raça eleita (como os judeus se denominavam) da mancha que os adoradores de ídolos trouxeram a eles, ilustrando uma recriação de Deus em meio a suas criaturas, como que se passasse uma borracha em tudo o que aconteceu, transformando os sobreviventes e os que provem deles em criaturas novas e puras.
O dilúvio significa grandes quantidades de chuvas, capazes de devastar uma região, segundo alguns mitos, foram inundações que extinguiram determinados povos, mas não há fatos ou evidencias cientificas que os comprove, como existem varias ilustrações deles em culturas diferentes mostrando sempre o mesmo fim, que é a recriação ou destruição por descontentamento de deuses.
Se torna difícil dizer que a forma ocidental mais conhecida da arca, sendo a de Noé, seja a verdadeira, porque existem culturas mais ou tao antigas quanto que retratam historias semelhantes, mas de uma coisa sabemos, dessas historias podemos retirar algo para nós!!!
Se povos antigos retrataram o dilúvio ou inundações como sinais divinos, ou ação de Deus no meio da sociedade, o que será que Deus esta querendo nos dizer com tantas chuvas que estão devastando varias regiões brasileiras??? Ano passado o Estado de santa cataria e Minas Gerias foram devastados por inundações, deixando milhares de pessoas desabrigadas, esse ano cidades de São Paulo vem sofrendo com o mesmo problema, vidas se perdendo, pessoas sem lares, cidades devastadas, países como o Haiti destruídos por terremotos resultado do choque entre duas placas tectônicas...
Será que Deus esta descontente com a humanidade novamente????
Ou Será que nós mesmos estamos cavando nossas sepulturas, com tanta destruição do meio ambiente, e agressões a vida de forma geral????
O fato é que se tanta desgraça proveniente de fenômenos naturais, simbolize a recriação dos habitantes da terra, tomara que estas calamidades, nos traga uma forma diferente de ver o mundo, para que cuidemos melhor das coisas que por direito são nossas, trazendo uma humanidade mais consciente de seus atos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hum... muito inteligente tudo issoo que você disse Mor, eu realmente não tinha ideia disso tudo, mas faz sentido. E creio que não somente estas culturas tenham semelhança, mas creio que outras também... lógico que também acho que alguma coisa realmente aconteceu a sei la quantos mil anos atrás, mas de qualquer forma... não faz tanta diferença, a única coisa que sei que DEVE fazer diferença é a forma que cuidamos na "NOSSA" natureza... para assim cuidarmos do futuro. Não só para que depois não seja DEUS o culpado pela devastação do planeta, mas sim para que eu não seja mais um de todos os culpados por próximos "dilúvios" ou qualquer outra reação da natureza. É bom fazermo a nossa parte.
ResponderExcluir