sexta-feira, 4 de junho de 2010
Ato Médico
Um dos asssuntos que tem causado muita repercusão por parte dos agentes e profissionais da saúde, é a questão do ato médico!!!!
E o que seria isso???
É um Projeto de Lei do Senado Nº 268/2002 (PLC nº 7.703-C/2006), que condiciona à autorização do médico o acesso aos serviços de saúde e estabelece uma hierarquia entre a medicina e as demais profissões da área.
Segundo informaçoes do site não ao ato medico O Conselho Federal de Medicina - CFM afirma que a medicina precisa regulamentar o exercício de suas práticas profissionais, utilizando o argumento histórico de que há dois mil anos não existia um rol de profissões ligadas à saúde, ficando todo diagnóstico e prevenção sob controle dos médicos, num claro objetivo de retomar o controle do mercado.
Sendo assim as profissões derivadas da area medica estao diretamente restritas as suas praticas profissionais, desde que haja uma autorização e guia medica para que os profissionais idealizem seus trabalhos especificos.
Imagine... a anos a traz o unico meio ao qual podia se promover, previnir, curar e reabilitar o individuo era a medicina, com o passar dos tempos, novas profissoes e tecnologias da area medica foram se consolidando, com o intuito de agregar esforços para uma melhor e mais apurada atenção ao ambito da Saude. Existiam em maior escala as doenças infecto parasitarias, em contraponto com os tempos atuais, onde as cronico-degenerativas são em maior numero. Isso demosntra a evoluçao que a somação de esforços de areas medicas diferentes fizeram ao longo do tempo. Hoje a espectativa de vida do brasileiro é maior, porque a informação, o cuidado, e a alimentação deles mudaram, e o que possibilitou isso??? Logicamente que o surgimento de modalidades que contribuem em outras dimençoes da saúde, como a nutrição, a reabilitação social e motora, a ação dos farmacos e etc...
A regulamentação da area medica não é o problema, mas sim a perca da autonomia das profissões em relação a medicina.
A perca da autonomia é o mesmo que um retrocesso na historia, é burocratizar um sistama de saúde ao qual cresceu em ambito profissional mas não social, tornando-o mais inviavel do que ja é.
Hoje um médico (pelo menos na rede publica) leva aproximadamente 5 minutos para diagnosticar uma determinada doença no individuo, sem ao menos fazer uma anamnese apurada sobre os sinais e sintomas dos pacientes... Sempre é virose..., e quem sofre com isso??? Novamente entra a classe dos desfavorecidos, aqueles que não tem convenio, dinheiro e assistencia. Simplesmente para deixar mais em evidencia uma profissão que ja tem seu status e reconhecimento estabelecidos pela sociedade!!!!
Pessoas e mais pessoas sofrem no Brasil por falta de recursos e por displicencia dos médicos em colocar acima de tudo o juramento de Hipocrates como lema de trabalho, colocando a profissão e a medicina a serviço do povo, milhares sofrem por falta de atendimento e por falhas nesse setor. E ainda querem monopolizar a Saúde!!!! Assim não dá...
Em época de eleição é importante estar atento em quem se coloca no poder, principalmente com um projeto de lei como esse correndo, onde com tantas autoridades medicas no poder, fica mais facil eles ganharem a disputa.
Programas como o PSF ( programa saúde da Familia) que presta atendimento as familias carentes de municipios e pessoas sem atendimento, um serviço de acompanhamento e promoção da saúde mais direto e dinamizado, não só por medicos, mais pelas outras profissoes que são maioria nesse projeto, poderá acabar por falta de autonomia das profissões.
Tomara que o povo brasileiro e os que lutam contra esse retrocesso, consigam fazer valer seus direitos, a fim de melhor colaborar com a saúde, deixando-a menos burocratizada e mais ligada ao povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário