sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Geração Coca-Cola



Há muito tempo atrás assisti um filme chamado Adeus Lênin, que retrata desde o momento da queda do Muro de Berlin até o exato momento da vitória dos USA sobre a União Soviética na década de noventa, no período também conhecido como caça as bruxas, onde essas duas potências brigavam pela difusão do seu plano econômico pelo mundo.
O enredo do filme mostra uma mulher Alemã muito patriota que por ironia do destino caiu doente e ficou por um bom tempo acamada, a única coisa que exigirá foi uma televisão no seu quarto para que pudesse acompanhar os noticiários e ver que seu país venceria a disputa, como tinha ficado do lado oriental absorveu muito da cultura socialista, e então queria ver a expansão deste plano econômico pelo mundo... Seu filho sabendo do seu quadro e sabendo que o USA tinham a vantagem, começou a se vestir de ancora de TV e pronunciar noticias falsas que gravava em fita cacete e colocava para ela assistir, noticias que pra ela eram agradáveis, pois ele sabia que uma infelicidade para sua mãe naquele estado poderia ser grave, e isso se prolongou por um bom tempo.
Até que um dia quando estava prestes a falecer pediu para ir a janela e olhar para sua cidade, e a primeira coisa que viu, foi um símbolo da Coca-Cola colocado em um prédio enorme, e ai ela se deu conta que quem havia vencido eram os Americanos e que viverá uma grande mentira...
E realmente o primeiro produto de origem capitalista a entrar historicamente na Alemanha oriental após a queda do Muro de Berlin foi a Coca-Cola, um símbolo que até hoje esta nas mesas das pessoas pelo mundo inteiro, marco e símbolo do consumismo, principalmente com suas promoções sensacionais e brindes que faziam a alegria da criançada na década de 90.
Nessa mesma década surgia em alto e bom tom as canções do legião urbana, onde víamos canções como Geração Coca-Cola, que contextualiza nitidamente a cultura dos fast's foods, o avanço da tecnologia, a difusão da internet, dos telefones celulares e também da Coca-Cola.
As crianças dessa época como diz a musica do legião Urbana já cresceram alvos da mídia, do consumismo, da acessibilidade, e comiam Comercial Industrial, essa foi a cultura difundida ao longo do tempo. Nessa ótica vimos crescer principalmente nos USA o índice de obesidade entre adultos e hoje em dia vemos crescer entre as crianças, um aumento das doenças crônico degenerativas que muito tem a ver com os hábitos de vida, as crianças se tornaram sedentárias, e ja crescem adultos propensos a doenças cardíacas, deixamos de ser uma geração saudável para uma geração Coca-Cola, fruto de vícios, de drogas, de excesso de liberdade e que vemos se tornar jovens sem perspectivas...
E a musica ainda nos coloca essa realidade :




"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola"

Realmente somos frutos das revoluções das diretas que aconteceram aqui no Brasil como exemplo , de grande marcos na historia como II Guerra Mundial e de outros grandes acontecimentos, frutos de uma sociedade que brigava por seus direitos, que brigava contra uma ditadura militar ferrenha principalmente na América Latina, somos frutos de uma sociedade marcada por jovens pensantes que fizeram grandes revoluções, mas hoje nos tornamos uma geração controlada pela mídia, vestimos o que ela nos apresenta, comemos o que nos oferece e somos o que ela quer que sejamos... Para muitos até a religião foi desmerecida e não ocupa um lugar especial na vida das pessoas .

E a musica ainda nos diz:

"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis."

Só nos falta agora fazer o que o teor da musica da banda Legião Urbana diz nas estrofes que se seguem:

"Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis..."

A comédia nos cinemas talvez seja a única coisa que tenhamos conseguido em anos, faltam derrubar esses reis que surgiram no decorrer dos anos, e nos fizeram seus súditos e com seus produtos de mercados nos escravizam com o consumismo desenfreado... e ai sim então "Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês".

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Terço


Acho que a grande maioria dos católicos ja fizeram a experiencia do Terço. E confesso, quando mais novo me sentia entendiado... Com o passar do tempo me questionava qual a finalidade de ficar recitando inumeraveis vezes a oração da ave- Marias e do Pai Nosso, e qual a importancia dele para nós...
Por um bom tempo fiquei sem respostas, nunca conseguiram me explicar muito bem qual a sua finalidade, e como não me interessava num praticava e também deixei de procurar saber. Depois de um tempo retomei a curiosidade e comecei a caçar resposta as minhas perguntas...
O primeiro texto que me deixou entusiasmado foi esse :


"Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu Terço. Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo: - Você perdeu o seu Deus? Ela respondeu: - Eu? Perder o meu Deus? Nunca. Então ele pegou o Terço e disse: - Não é este o seu Deus? - Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada. - Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? - perguntou ele. E ela humildemente respondeu: - Porque a Bíblia eu não sei ler, não senhor, e, com o Terço, eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no meu coração. - Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer? - Posso sim - respondeu Tia Teca pegando o Terço e disse: - Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada Mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor mesmo escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade. E agora, diga-me: onde está a idolatria? Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME, TIA TECA, A REZAR O TERÇO!"

Realmente não sei dizer se é uma história veridica ou não, mas nos da uma boa base do que é vivenciar a experiencias das 50 Ave marias e 5 Pai nossos, dentro de uma espiritualidade simples porém rica de devoção, amor e gratuidade com a facilidade com que esse método proporciona a vivencia do nascimento, vida publica, morte e ressureição de Jesus Cristo.

Num Texto elaborado por Wellington R Costa ele exemplifica e explica como foi os passos dados pela nossa igreja até chegar ao terço que conhecemos hoje.
Vejamos:


"Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nossos” (texto bíblico). No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.

Em 1072 São Pedro Damião menciona que já era costume, em sua época, recitar, em forma de diálogo, 50 vezes a saudação angélica (primeira parte da Ave-Maria).

Durante o Sec. XIII apareceu o costume de se recitar 150 louvores a Maria (breves pensamentos lembrando as virtudes e glórias de Nossa Senhora). Neste período aparece a palavra rosarium que significa buquê de rosas.

Por volta de 1365, Henrique Kalkar agrupou as 150 saudações angélicas em dezenas, intercalando um Pai-Nosso em cada grupo de 10 Ave-Marias. Desta data até 1470 foram feitas outras modificações.

A partir de 1470, apareceram os dominicanos como os grandes propagadores desta forma simples de oração. A cada uma 150 Ave-Marias correspondia um pensamento bíblico.

Por volta de 1500, teve origem a xilogravura. Como o analfabetismo continuava a imperar, usava-se reproduzir em madeira as cenas evangélicas para meditação. Usavam-se 15 cenas bíblicas correspondentes a cada dezena de Ave-Marias.

Durante os séculos XVI e XVII generalizou-se o costume de se explicitarem apenas os 15 pensamentos relativos a cada dezena.

Por volta de 1700, São Luiz de Montfort consagrou a forma de se ler um pensamento mais longo, narrando a cena Bíblica e sugerindo atitudes práticas a cada dezena de Ave-Marias. Convencionou-se chamar cada um destes pensamentos de “mistério”. É a forma mais conhecida hoje, o rosário com 15 mistérios. "







E assim ele foi consolidado, formado e gestado no seio das comunidades como um processo historico até chegar ao que conhecemos hoje.

Os mistérios que conhecemos nos permitem interiorizar e refletir sobre toda a vida de Jesus, desde seu nascimento a ressurreição, e trazer para o nosso cotidiano momentos da vida publica e os mistérios de nossa fé de uma maneira muito mais acessivel.
Ao passar pelas dezenas é como percorrer um caminho, contextualizando a prática apostóica de Jesus, e como dizem os mais entendidos fazer uma "hermeneutica" que seria trazer para nossa vida hoje, as lições dadas por Jesus as comunidades cristãs, e vivenciar isso nas nossas paroquias e na vida pessoal, pois esses passos dados pelo verbo encarnado nos revelam todos os dias os Mistérios de Deus.

Surpreendente essa forma de pensar não é?? Embora seja de uma enorme praticidade exige de nós concentração, zelo, e constancia, e principalmente lembrar que ele não é apenas uma oração pessoal mas como toda oração tem sua dimensão pessoal e também comunitaria, onde nossas orações não passam apenas por nós mas também pelos outros, visto que somos todos ligados...
Pode parecer chato de inicio mas com sensibilidade e pratica se torna uma experiencia muito gostosa.
Embora o segredo do Terço esteja na meditação dos mitérios de nossa redenção vividos por Jesus e Maria, e ele vem a ser chamado de momento mariano por muitos, mas não podemos esquecer que em Maria vemos refletir Jesus, sendo ela modelo de Silencio, de fé, de amor, e confiança, mas Jesus é o pilar central de nossa fé.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria



Hoje me senti inspirado para de uma forma muito especial, desfrutar da beleza e do escondido por traz da iconografia da Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria, que é um original grego que remonta ao século XII, e que em muitos lugares do mundo é realizada a sua duplicata como uma forma simbólica e ilustrativa.
Nós Católicos Apostólicos Romanos temos por tradição a utilização de imagens, para remontar a memória de pessoas declaradas oficialmente Santos ou Santas pela nossa igreja, com a finalidade de se fazer memória da vida de um santo em questão e trazer a sua história de vida como um exemplo para a vida da comunidade, utilizando de conceitos de varias artes, incluindo principalmente a arte barroca e a bizantina.
Os católicos Ortodoxos, nossos irmãos separados do seio da nossa igreja desde o momento histórico do "Cisma do Oriente" já utilizam um contraste muito mais oriental, onde as imagens são substituídas por ícones, que por sua vez remontam um conglomerado de histórias e fatos por trás de suas pinturas, assim como um significado simbólico que nos permite não só contemplar uma obra de arte, mas sim estuda-la, nos dando uma maior compreensão sobre a arte em questão.
O símbolo como já devo ter mencionado em outra postagem, é aquilo que serve como ponto entre o visível e o não visível, entre o humano e o mistério, que como tal não tem um significado próprio por ser um mistério, apenas nos abre as portas da contemplação para que de uma forma muito particular remontemos em nós o plano de salvação e de amor que Deus tem pra nós. E assim são os ícones, cheios de símbolos e historias que remontam e se somam para nos levar a contemplação de nossa fé.
O ícone Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria nos da primeiramente a imagem de Maria sentada em um trono com Jesus em seu colo, basicamente essa é a primeira impressão que temos, claro que não é uma visão errônea mas há mais a ser revelado que apenas isso...
Primeiramente podemos ver que os dois personagens tem a pele bem morena, que significa que se expuseram de uma forma grandiosa a luz de Deus, e se deixaram bronzear pela sua graça... Possuem um olhar de tristeza que pode ser interpretado dessa maneira, mas é sobre tudo um olhar misericordioso lançado a quem a analisa, as testas são grandes em sinal de suma sabedoria, os olhos também o são revelando aquele que vê e se deslumbra face a face com Deus, a orelha sempre visível em sinal de pessoas que sempre ouviram e praticaram a palavra de Deus, e a boca pequena que diante dos mistérios de Deus se cala.
Nessa imagem os dois personagens centrais se apresentam sentados em um trono, que em desenhos antigos representam um sinal de realeza, majestade e poderio... Vemos que Jesus está duplamente sentado, pois se apresenta sentado no colo de Maria que também esta sentada em um trono, o que mostra que Jesus é extremamente importante e que Maria é o trono do cordeiro, sede de sabedoria onde se assentou pela encarnação o próprio Deus morando em seu seio virginal.
Maria por sua vez esta sentada em um trono de cor marrom, lembrando a origem e a cor de todo o ser humano o húmus (terra) de onde fomos criados, e que por sua simplicidade deslumbra-se sentada de forma gloriosa...
Notamos que as cores das vestes de Maria são as cores das roupas usadas pelas imperatrizes do império bizantino onde o azul representa a humanidade e o vermelho a divindade. No tempo de Jesus estas cores também tinham um significado muito particular, onde o azul geralmente era impregnado as donzelas virgens, e o vermelho as mulheres casadas. Mas essa em questão demonstra o azul por baixo, por que Maria é humana da descendência de Eva, e o vermelho por cima revela a divindade ao qual ela é recoberta pela encarnação de seu filho.
Neste manto vermelho, podemos notar a presença de três estrelas: uma em cada ombro e ainda uma terceira estrela na testa da Virgem. Elas representam duas tríplices prerrogativas ou privilégios que somente ela possui: Ser Mãe de Deus, esposa de Deus e Filha de Deus e também: Ser virgem antes do parto, durante o parto e após o parto de seu Filho Divino, e ainda a estrela estampada na testa demonstra que Maria é o sinal que aponta para Jesus, visto que se em toda nossa fé cristã Jesus é o Centro então Maria se torna Central, como um espelho que ao olharmos vemos refletir Jesus, por isso Maria nos aponta ou nos guia a Jesus.
A auréola dourada de Maria Representa para nós mais um sinal da glória celeste, um circulo que simboliza o infinito e a eternidade.
O Desenho de Jesus nas cores das vestes em muito se assemelha ao de Maria e então obtém o mesmo significado a não ser pelo manto dourado em seu ombro esquerdo, sinal de sua realeza. Observemos que Jesus possui sua mão direita com Três dedos levantados simbolizando a trindade e os dois fechados a humanidade e a divindade de Cristo que nos abençoa. Em sua mão esquerda vemos o livro, podendo ser o livro da vida, ou a própria boa nova que ele nos vem anunciar visto que é Ele que nos trás uma vida nova, e ainda o livro da lei com o qual vai nos julgar no fim dos Tempos. Vejamos que a mão esquerda se torna secundaria a mão direita, e se posiciona a baixo dela, sinalizando que a Misericórdia de Deus está acima de qualquer julgamento.
E por fim vemos as letras que se posicionam ao lado dos personagens... MP OY ao lado de Maria e IC XC ao lado de Jesus que são de origem grega que significam Mãe de Deus ou (Teotokos) e Jesus Cristo ( O Ungido do Pai).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dragão Chinês

Esses dias recebi um e-mail muito interessante, ressaltando alguns pontos importantes sobre a economia mundial e a terceirização do mercado mundial pela industria Chinesa.
Você já parou para pensar na veracidade com que os fatos estão se encaminhando e como a maioria dos produtos que adquirimos são de procedência chinesa??
Veja:


Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas...
Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a...
Horas extraordinárias? Na China...? Esqueça !!!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que não vão receber nada por isso...
Atrás dessa "postura" está a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de "poder" para ganhar o mercado ocidental .
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos 'marqueteiros' ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela "agrega de valor": a marca.
Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "made in USA". É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
As empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares...
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço.
Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego. É o que pode-se chamar de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta performance, para dominar no longo prazo.
Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com o design...suas grifes, os chineses estão ficando com a produção, assistindo, estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.


Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados pelo mundo ocidental. Só haverá na China.
Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde de mais.
Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.
Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo.
Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado, pois será quem manda, pois terá o monopólio da produção.
Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos é quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".
Iremos, nós e os nossos filhos, netos... assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica... chinesa.
Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando baralho na praça da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados.
E então lembrarão, com muita saudade, do tempo em que ganharam dinheiro comprando "balatinho dos esclavos" chineses, vendendo caro suas "marcas- grifes" aos seus conterrâneos.
E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois foram todas copiadas...

REFLITAM E COMECEM A COMPRAR - JÁ - OS PRODUTOS DE FABRICAÇÃO NACIONAL,
FOMENTANDO O EMPREGO EM SEU PAÍS, PELA SOBREVIVENCIA DO SEU AMIGO,
DO SEU VIZINHO E ATÉ MESMO DA SUA PRÓPRIA... E DE SEUS DESCENDENTES.

por Luciano Pires profissional de comunicação



Interessante não é???
Quem nunca olhou a procedência de um produto adquirido e deu de cara com um "MADE IN CHINA"??
Quem não possui os famosos MP1000 ou já possuiu??
Esse mercado avança assustadoramente e de forma silenciosa, aproveitam as crises econômicas, apresentam projetos de terceirização de setores industriais, vão chegando de mansinho colocando produtos que imitam ou então que substituem as famosas marcas com preços absurdos, e assim vão ganhando a estima dos setores econômicos locais, principalmente na América Latina.
A acessibilidade é seu principal trunfo, produtos baratíssimos, porém de péssima qualidade, é também um grande incentivo a pirataria, principalmente pela forma que entram em nosso país como contrabando...
O autor do Texto também destaca que estamos diante de uma escravatura amarela... que abusam de seus funcionários não dando-lhes direitos trabalhistas e os submetendo a grandes jornadas de trabalho e com baixos pagamentos, produtos produzidos em demandas muito grandes, servindo como um alarmante incentivo ao consumo e ao capitalismo selvagem que vai ruminando com o nosso continente e iludibriando lideres econômicos, que não os vêem tomar conta das industrias por que estão preocupados com suas marcas... E como disse o autor, estão esperando o tempo certo para causar o grande choque manufatureiro e derrubar ainda mais continentes como o nosso marcado pela pobreza, injustiça e desigualdade social...
Pense nisso e em como poderemos reverter essa situação!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estado Etilizado


"Os anos passam sem parar
E não vemos uma solução
Só vemos promessas de um futuro que não passa de ilusão
E a esperança do povo vem da humildade de seus corações,
Que jogam suas vidas seu destinos nas garras de famintos leões...

Que a saúde do povo daqui
É o medo dos homens de lá
A consciência do povo daqui
É o medo dos homens de lá
A sabedoria do povo daqui
É o medo dos homens de lá"

Esse trecho de uma musica do Natiruts revela um pouco daquilo que é a realidade da nossa Política da América Latina, uma política totalmente elitizada, elite essa formada pelos herdeiros dos conquistadores, donos de terra, donos dos meios de comunicação e de muitas outras estruturas que não querem a independência.
Assim analisamos a Destruição do estado ao longo do tempo gerado pelas forças econômicas que souberam aproveitar a globalização e acabar com a força do estado que esta totalmente submisso a essas forças.
Essas elites querem realçar ainda mais seus laços com o EUA e fazer desse continente ou de seu pais em questão uma colônia, sendo vendedor de minérios e produtos agrícolas e não se preocupam com a industria, preferem comprar produtos de fora e mais elaborados do que investir no seu pais, pois é mais lucrativo a eles, e não gasta-se com pesquisas cientificas e tecnológicas como afirma José Comblin.
A educação passa por esse mesmo processo, e Comblin continua: " Ás elites Latino-Americas não se preocupam com a baixa valoração do ensino. Mantém a educação popular no nível mais baixo possível, porque sabem que não precisarão de muitos quadros formados. A tecnologia virá pelas grandes corporações estrangeiras... almejam sua fortuna pessoal ou da sua família, não o crescimento de seu país... Por isso, a má educação nas escolas populares é uma política sistemática das elites, que querem que os pobres permaneçam pobres e não se desenvolvam. Todos os Seus discursos são mentirosos, porque fazem o contrario do que dizem. Se quisessem que o ensino público tivesse o nível da Coréia do Sul, da Malásia, de Singapura, da índia... poderiam faze-lo facilmente. Mas não querem gastar dinheiro nisso. Nos discursos não deixam de proclamar a prioridade da educação, mas na prática o que fazem é, precisamente, impedir o desenvolvimento da Educação popular."
Infelizmente não á o que descordar... infelizmente presenciamos isso cada vez mais na nossa América Latina, onde surgem cada vez mais ditadores de cunho de esquerda esbravejando em alto tom palavras contra os americanos, querendo proclamar uma independência do seu pais contra a ações Norte Américas de pesquisa e tecnologia, de independência econômica no que diz respeito a importações, mas não temos lideres populares verdadeiros que estejam do lado do povo e briguem pelas necessidades do povo. No Brasil dentro da grande São Paulo, que é considerada o maior pólo econômico da América Latina encontramos a mais de 10 anos a Aprovação Automática, que visa o maior ingresso de alunos nas escolas e com a não reprovação o maior índice estatístico de crianças e jovens na escola. Mas que apenas fomenta analfabetismo funcional, por conta de escolas com péssimas condições de trabalho, professores mal pagos e por isso mal estimulados ao trabalho, uma política interna que não investe na capacitação dos professores, alunos agredindo professores, e alunos agredindo alunos e não sendo punidos. Um pais onde vemos apenas 6 % da população que chegam a concluir o Ensino Fundamental e Médio, 20 % da população dos alunos que ingressam nas faculdades sendo essas publicas com uma boa formação familiar, boa condição financeira, que freqüentaram cursinhos, no meio termo 30% são os de universidades particulares que ja tiveram uma vida mais corrida, que trabalham e estudam e que assim tem uma vida acadêmica atribulada, nem sempre tendo tempo suficiente para se dedicar ao estudo.
Um pais que na verdade forma peões servidores dos colonizadores capitalistas, peões que consomem seus produtos industrializados e que são convencidos pela mídia a comprar mais do que podem, engrandecendo ainda mais o bolso desses poderosos.
Você ja parou pra pensar o Crime que é o incentivo e a usa de cartões de crédito? Um amigo me chamou a atenção um dia sobre isso... cada vez mais somos estimulados a seu uso, pela acessibilidade, varias formas de pagamentos, e as vezes pelo bom tratamento que os gerentes de banca nos dão para aderir a isso, e assim aumenta a displicência com gastos, não conseguimos pagar o cartão, fazemos empréstimos pra pagar nossas dividas e nos enfiamos ao contrario em mais dividas dessa vez com os bancos... mas o consumismo sempre a li presente, porque gastamos mais que podemos gastar!!!!
Na saúde viramos mercadoria, Temos o melhor sistema de Saúde Publica do Mundo, mas no papel... quem tiver a curisiodade leia as diretrizes do SUS, e verão do que estou falando...
Mas na Prática o cenário é outro são pessoas em filas nos hospitais, Médicos que ganham mais de 4 mil reais para trabalhar 72 horas na semana em alguns municípios e estados, e não trabalha para o sistema publico porque acha que é muito pouco... fora o fato que os médicos em hospitais tem a famosa sala do "Conforto Médico", e não pense você que eles não fazem uso, porque é lá que eles passam essas 72 horas... dormindo... Principalmente em unidades de terapia intensiva...
Depois em época de eleição vemos estatísticas de pessoas desmotivadas em relação a política como uma ultima pesquisa que vi do ano de 1995 á 2005, onde o índice de pessoas que se interessam pela área é de 25% apenas... e não da outra, é corrupção, lavagem de dinheiro, nepotismo e picaretagens a parte que nos fazem perder o tesão por essa questão que esta enraizada no interior das pessoas. e o pior é ver os discursos belos, e cheios de ênfase de certos políticos, que batem no peito, contam mentiras em debates, pura demagogia barata para se reeleger e manter sua hegemonia.
Bertold Brecht tem um texto muito interessante sobre o desinteresse a política que é assim:

O Analfabeto Político

O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo da vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha
do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que não se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política,
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

E assim como finaliza Conblin nossa esperança pode estar num líder popular que ouvindo esses clamores e vindo debaixo tome as dores do povo, e junto a ele coloque um basta nisso, mas para que isso aconteça pode demorar décadas, séculos, por que um líder popular não se improvisa ele tem origens...

Viva a Política

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMPLEXO DE VIRA-LATAS


Como ja foi dito por Nelson Rodrigues: "Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol... O problema do escrete não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo. O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-lata e que tem futebol para dar e vender..."

Realmente não falta tecnica, nem genalidade muito menos jogo de cintura, o brasileiro possui em si uma negatividade muito grande, o que não se trata apenas de opinião nem posicionamento, mas o fato é que atribuimos o titulo de nobreza apenas a quem esta fora do Brasil ao invés de notar a nobreza que nosso povo tem, diante de tantas riquezas naturais, variedades, culturas e raças.
O mesmo Brasil que colocou nosso Ex-Presidente Lula no governo nos ultimos oito anos, foi o mesmo povo que o derrotou nas urnas anos antes, por medo de colocar um representante do próprio povo, que conheceu a miséria, a desigualdade social, sofreu com a ditadura, por medo de apostar nos seus próprios talentos. Somos muito apegados a titulos, achamos que o povo não tem capacidade de governar e Lula apesar das criticas mostrou que isso era possivel. Alguém sem estudo a nivel universatario, um lider sindical, que sofreu o peso da ditadura nas costas sendo preso, alguém que deu uma nova roupagem ao Brasil. Antes eram 5% do povo brasileiro que possuia acesso a internet, hoje somos quase 30%, o sonho do carro zero ou mesmo de segunda e terceira mão se tornou realidade pra muita gente, a pobreza absoluta possui numeros baixissimos, o PIB brasileiro teve numeros record's, emprestamos dinheiro ao FMI, tivemos um presidente mais próximo do povo, que veio do povo, e que por isso foi o presidente com maior aceitação popular dos ultimos tempos.
O Brasil passou a ser olhado de um forma diferente também por outros paises de primeiro mundo. O brasileiro hoje sim tem mais confiança no seu trabalho, na sua força e nos seus produtos, não só nos olham diferente mas mudamos a forma de nos olhar.
É incrivel que um país com tanta riqueza natural, variedade de leguminosas e frutas, de credos e costumes, ainda tenha mesmo que diante de muita mudança um cenario de desigualdade social alarmante, com pessoas que ainda passam fome, grupos que invadem terras por falta de uma distribuição de terra justa...
Nos falta fé como diz Nelson Rodrigues, de acreditar que a muito a se fazer e o que fazer pelo nosso Brasil, mas que acima de tudo é possivel deixar de ser vira-lata e atribuir a nossa gente um titulo de nobreza.