segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMPLEXO DE VIRA-LATAS


Como ja foi dito por Nelson Rodrigues: "Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol... O problema do escrete não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo. O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-lata e que tem futebol para dar e vender..."

Realmente não falta tecnica, nem genalidade muito menos jogo de cintura, o brasileiro possui em si uma negatividade muito grande, o que não se trata apenas de opinião nem posicionamento, mas o fato é que atribuimos o titulo de nobreza apenas a quem esta fora do Brasil ao invés de notar a nobreza que nosso povo tem, diante de tantas riquezas naturais, variedades, culturas e raças.
O mesmo Brasil que colocou nosso Ex-Presidente Lula no governo nos ultimos oito anos, foi o mesmo povo que o derrotou nas urnas anos antes, por medo de colocar um representante do próprio povo, que conheceu a miséria, a desigualdade social, sofreu com a ditadura, por medo de apostar nos seus próprios talentos. Somos muito apegados a titulos, achamos que o povo não tem capacidade de governar e Lula apesar das criticas mostrou que isso era possivel. Alguém sem estudo a nivel universatario, um lider sindical, que sofreu o peso da ditadura nas costas sendo preso, alguém que deu uma nova roupagem ao Brasil. Antes eram 5% do povo brasileiro que possuia acesso a internet, hoje somos quase 30%, o sonho do carro zero ou mesmo de segunda e terceira mão se tornou realidade pra muita gente, a pobreza absoluta possui numeros baixissimos, o PIB brasileiro teve numeros record's, emprestamos dinheiro ao FMI, tivemos um presidente mais próximo do povo, que veio do povo, e que por isso foi o presidente com maior aceitação popular dos ultimos tempos.
O Brasil passou a ser olhado de um forma diferente também por outros paises de primeiro mundo. O brasileiro hoje sim tem mais confiança no seu trabalho, na sua força e nos seus produtos, não só nos olham diferente mas mudamos a forma de nos olhar.
É incrivel que um país com tanta riqueza natural, variedade de leguminosas e frutas, de credos e costumes, ainda tenha mesmo que diante de muita mudança um cenario de desigualdade social alarmante, com pessoas que ainda passam fome, grupos que invadem terras por falta de uma distribuição de terra justa...
Nos falta fé como diz Nelson Rodrigues, de acreditar que a muito a se fazer e o que fazer pelo nosso Brasil, mas que acima de tudo é possivel deixar de ser vira-lata e atribuir a nossa gente um titulo de nobreza.

Um comentário: