sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Geração Coca-Cola



Há muito tempo atrás assisti um filme chamado Adeus Lênin, que retrata desde o momento da queda do Muro de Berlin até o exato momento da vitória dos USA sobre a União Soviética na década de noventa, no período também conhecido como caça as bruxas, onde essas duas potências brigavam pela difusão do seu plano econômico pelo mundo.
O enredo do filme mostra uma mulher Alemã muito patriota que por ironia do destino caiu doente e ficou por um bom tempo acamada, a única coisa que exigirá foi uma televisão no seu quarto para que pudesse acompanhar os noticiários e ver que seu país venceria a disputa, como tinha ficado do lado oriental absorveu muito da cultura socialista, e então queria ver a expansão deste plano econômico pelo mundo... Seu filho sabendo do seu quadro e sabendo que o USA tinham a vantagem, começou a se vestir de ancora de TV e pronunciar noticias falsas que gravava em fita cacete e colocava para ela assistir, noticias que pra ela eram agradáveis, pois ele sabia que uma infelicidade para sua mãe naquele estado poderia ser grave, e isso se prolongou por um bom tempo.
Até que um dia quando estava prestes a falecer pediu para ir a janela e olhar para sua cidade, e a primeira coisa que viu, foi um símbolo da Coca-Cola colocado em um prédio enorme, e ai ela se deu conta que quem havia vencido eram os Americanos e que viverá uma grande mentira...
E realmente o primeiro produto de origem capitalista a entrar historicamente na Alemanha oriental após a queda do Muro de Berlin foi a Coca-Cola, um símbolo que até hoje esta nas mesas das pessoas pelo mundo inteiro, marco e símbolo do consumismo, principalmente com suas promoções sensacionais e brindes que faziam a alegria da criançada na década de 90.
Nessa mesma década surgia em alto e bom tom as canções do legião urbana, onde víamos canções como Geração Coca-Cola, que contextualiza nitidamente a cultura dos fast's foods, o avanço da tecnologia, a difusão da internet, dos telefones celulares e também da Coca-Cola.
As crianças dessa época como diz a musica do legião Urbana já cresceram alvos da mídia, do consumismo, da acessibilidade, e comiam Comercial Industrial, essa foi a cultura difundida ao longo do tempo. Nessa ótica vimos crescer principalmente nos USA o índice de obesidade entre adultos e hoje em dia vemos crescer entre as crianças, um aumento das doenças crônico degenerativas que muito tem a ver com os hábitos de vida, as crianças se tornaram sedentárias, e ja crescem adultos propensos a doenças cardíacas, deixamos de ser uma geração saudável para uma geração Coca-Cola, fruto de vícios, de drogas, de excesso de liberdade e que vemos se tornar jovens sem perspectivas...
E a musica ainda nos coloca essa realidade :




"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola"

Realmente somos frutos das revoluções das diretas que aconteceram aqui no Brasil como exemplo , de grande marcos na historia como II Guerra Mundial e de outros grandes acontecimentos, frutos de uma sociedade que brigava por seus direitos, que brigava contra uma ditadura militar ferrenha principalmente na América Latina, somos frutos de uma sociedade marcada por jovens pensantes que fizeram grandes revoluções, mas hoje nos tornamos uma geração controlada pela mídia, vestimos o que ela nos apresenta, comemos o que nos oferece e somos o que ela quer que sejamos... Para muitos até a religião foi desmerecida e não ocupa um lugar especial na vida das pessoas .

E a musica ainda nos diz:

"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis."

Só nos falta agora fazer o que o teor da musica da banda Legião Urbana diz nas estrofes que se seguem:

"Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis..."

A comédia nos cinemas talvez seja a única coisa que tenhamos conseguido em anos, faltam derrubar esses reis que surgiram no decorrer dos anos, e nos fizeram seus súditos e com seus produtos de mercados nos escravizam com o consumismo desenfreado... e ai sim então "Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês".

2 comentários:

  1. ADOREI o post! Nossa.. muito reflexiva essa história da senhora vivendo ilusoriamente uma realidade que gostaria que fosse a verdadeira!

    E como negar nossa "dependência" capitalista, mesmo que tenhamos alguns conceitos alternativos inerentes a nós?

    Seria fazer o mesmo que a senhorinha fez: negar enxergar o Mundo como ele é... não que ele seja perfeito ou o melhor para nós!

    Adorei mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sou o esteeriótipo dessa geração coca cola neh.... hahahahaha...

    O grande defeito dessa nossa geração é que todos querem mudar o mundo de fora para dentro e não de dentro para fora.... porque é muito mais fácil apontar onde o outro está errando do que corrigir os próprios erros e sair da famosa zona de conforto...

    acho q é isso

    bjs

    ResponderExcluir