terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria



Hoje me senti inspirado para de uma forma muito especial, desfrutar da beleza e do escondido por traz da iconografia da Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria, que é um original grego que remonta ao século XII, e que em muitos lugares do mundo é realizada a sua duplicata como uma forma simbólica e ilustrativa.
Nós Católicos Apostólicos Romanos temos por tradição a utilização de imagens, para remontar a memória de pessoas declaradas oficialmente Santos ou Santas pela nossa igreja, com a finalidade de se fazer memória da vida de um santo em questão e trazer a sua história de vida como um exemplo para a vida da comunidade, utilizando de conceitos de varias artes, incluindo principalmente a arte barroca e a bizantina.
Os católicos Ortodoxos, nossos irmãos separados do seio da nossa igreja desde o momento histórico do "Cisma do Oriente" já utilizam um contraste muito mais oriental, onde as imagens são substituídas por ícones, que por sua vez remontam um conglomerado de histórias e fatos por trás de suas pinturas, assim como um significado simbólico que nos permite não só contemplar uma obra de arte, mas sim estuda-la, nos dando uma maior compreensão sobre a arte em questão.
O símbolo como já devo ter mencionado em outra postagem, é aquilo que serve como ponto entre o visível e o não visível, entre o humano e o mistério, que como tal não tem um significado próprio por ser um mistério, apenas nos abre as portas da contemplação para que de uma forma muito particular remontemos em nós o plano de salvação e de amor que Deus tem pra nós. E assim são os ícones, cheios de símbolos e historias que remontam e se somam para nos levar a contemplação de nossa fé.
O ícone Santíssima Mãe de Deus, Sede da Sabedoria nos da primeiramente a imagem de Maria sentada em um trono com Jesus em seu colo, basicamente essa é a primeira impressão que temos, claro que não é uma visão errônea mas há mais a ser revelado que apenas isso...
Primeiramente podemos ver que os dois personagens tem a pele bem morena, que significa que se expuseram de uma forma grandiosa a luz de Deus, e se deixaram bronzear pela sua graça... Possuem um olhar de tristeza que pode ser interpretado dessa maneira, mas é sobre tudo um olhar misericordioso lançado a quem a analisa, as testas são grandes em sinal de suma sabedoria, os olhos também o são revelando aquele que vê e se deslumbra face a face com Deus, a orelha sempre visível em sinal de pessoas que sempre ouviram e praticaram a palavra de Deus, e a boca pequena que diante dos mistérios de Deus se cala.
Nessa imagem os dois personagens centrais se apresentam sentados em um trono, que em desenhos antigos representam um sinal de realeza, majestade e poderio... Vemos que Jesus está duplamente sentado, pois se apresenta sentado no colo de Maria que também esta sentada em um trono, o que mostra que Jesus é extremamente importante e que Maria é o trono do cordeiro, sede de sabedoria onde se assentou pela encarnação o próprio Deus morando em seu seio virginal.
Maria por sua vez esta sentada em um trono de cor marrom, lembrando a origem e a cor de todo o ser humano o húmus (terra) de onde fomos criados, e que por sua simplicidade deslumbra-se sentada de forma gloriosa...
Notamos que as cores das vestes de Maria são as cores das roupas usadas pelas imperatrizes do império bizantino onde o azul representa a humanidade e o vermelho a divindade. No tempo de Jesus estas cores também tinham um significado muito particular, onde o azul geralmente era impregnado as donzelas virgens, e o vermelho as mulheres casadas. Mas essa em questão demonstra o azul por baixo, por que Maria é humana da descendência de Eva, e o vermelho por cima revela a divindade ao qual ela é recoberta pela encarnação de seu filho.
Neste manto vermelho, podemos notar a presença de três estrelas: uma em cada ombro e ainda uma terceira estrela na testa da Virgem. Elas representam duas tríplices prerrogativas ou privilégios que somente ela possui: Ser Mãe de Deus, esposa de Deus e Filha de Deus e também: Ser virgem antes do parto, durante o parto e após o parto de seu Filho Divino, e ainda a estrela estampada na testa demonstra que Maria é o sinal que aponta para Jesus, visto que se em toda nossa fé cristã Jesus é o Centro então Maria se torna Central, como um espelho que ao olharmos vemos refletir Jesus, por isso Maria nos aponta ou nos guia a Jesus.
A auréola dourada de Maria Representa para nós mais um sinal da glória celeste, um circulo que simboliza o infinito e a eternidade.
O Desenho de Jesus nas cores das vestes em muito se assemelha ao de Maria e então obtém o mesmo significado a não ser pelo manto dourado em seu ombro esquerdo, sinal de sua realeza. Observemos que Jesus possui sua mão direita com Três dedos levantados simbolizando a trindade e os dois fechados a humanidade e a divindade de Cristo que nos abençoa. Em sua mão esquerda vemos o livro, podendo ser o livro da vida, ou a própria boa nova que ele nos vem anunciar visto que é Ele que nos trás uma vida nova, e ainda o livro da lei com o qual vai nos julgar no fim dos Tempos. Vejamos que a mão esquerda se torna secundaria a mão direita, e se posiciona a baixo dela, sinalizando que a Misericórdia de Deus está acima de qualquer julgamento.
E por fim vemos as letras que se posicionam ao lado dos personagens... MP OY ao lado de Maria e IC XC ao lado de Jesus que são de origem grega que significam Mãe de Deus ou (Teotokos) e Jesus Cristo ( O Ungido do Pai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário