terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Anel de Tucum
"Tudo é politico mesmo que o politico não seja todo" é assim que Dom Pedro Casaldalica começa sua parte explicando a lógica da teologia da libertação no Filme o anel de tucum, quando é questionado sobre a sua postura se enquadrar em uma ideologia politica.
A quem essa forma de fazer politia serve?? Assim o questionam, e ele com muita sabedoria responde que essa forma de Politica serve a Deus, vivo e presente no meio de todos dando força a caminhada.
O anel de Tucum é muito mais do que uma aliança com Deus, é algo que compromete, e aquele que o aceita conhecendo-o profundamente sabe que pode ter consequencias muito ruins tal atitude.
Ele Simoliza a luta pelas causas sociais e populares, dos indigenas e afrodescendentes, pessoas que lutam contra o exterminio e toda forma de injustiça que fomenta a desigualdade social e a pobreza nos paises de 3º mundo e na periferia dos de 1º mundo.
Como diz Dom Pedro ele é algo que queima, que te faz pensar em quem esta por traz de tudo, comandando o nosso coração e que a todo dia nos faz o convite de engajar a essa causa.
Claro que o anel não passa de um simbolo, mas como um simbolo é aquilo que faz a ponte entre o visivel e o não visivel, entre o real e o que é mistério, e assim é apresentado como uma forma de incentivo aqueles que lutam contra as culturas de morte.
Hoje se tornou algo muito popular, e quando questionamos alguém que o porta sobre o seu uso nem sempre sabem dar sua real definição. Mas usa-lo é comprometer-se e fazer da sua religião e da sua visão politica uma forma justa de trazer dignidade a quem sofre e lutar contra as estruturas que geram desigualdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário