Como já era anunciado por Isaias ao povo judeu que se encontrava sobre o famoso exílio babilônico, o verbo se fez carne e assim habitou entre nós.
Nesse tempo de Natal somos convidados a aprofundar os nossos olhares sobre o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo.
A olhar esse homem não apenas como uma figura divina, mas como um Deus que se fez homem, Aceitando a nossa humanidade, as nossas limitações como seres inacabados, e realçando os laços entre Deus e a humanidade, e entre a humanidade e Deus.
Laços que foram se perdendo e se rompendo devido aos desejos humanos subfurjando os desejos de Deus a simples preceitos, o homem passou a viver segundo a sua própria doutrina, e recorria a Deus ou a seus deuses apenas em forma de "pedição" e realização de caprichos.
A origem do pecado original é não aceitar o plano de amor e de alegria que Deus nos oferece, colocando na frente nossas vontades, desejos e realizações pessoais.
Jesus se apresenta então como um projeto de salvação, desde o momento em que a estrela direciona os reis magos apresentando-lhes o caminho, ja verificamos que Jesus seria a estrela que daria novos rumos a humanidade, se colocando como luz, em meio as trevas, e chegando como esperança a Tempos difíceis.
O messias libertador anunciado nos versos bíblicos, era esperado como um Deus que viesse em sua gloria retomando seu espaço e colocando seus adversários um a um a seus pés a fio de uma espada, e Jesus ja nasce se contrapondo a esses desejos, nasce pobre, em uma estrebaria, assumindo uma humanidade extremamente limitada.
Conforme vai crescendo o menino, chegamos ao ponto que ele se perde no templo e ao acha-lo, os vêem ensinando em meio aos doutores, e ai então é dito, o menino cresce em graça, conhecimento e Estatura. Com isso enxergamos que na nossa mediocridade esquecemos de fazer assim como o menino Deus fez, crescer não apenas de um ponto de vista biológico e social, mas também por um ponto de vista espiritual, crescer em todas as dimensões que nos são concedidas, aceitando principalmente o amor de Deus, que nos rege e nos faz mais felizes, um Deus que não tem forma única, mas se manifesta na sua criação. E assim atentos a essa verdade de fé, por que somos tão indiferentes, a nossos irmãos que sofrem? a nossa família?, aos doentes? aos encarcerados??? todos esses também não são imagem e semelhança de Deus??? Deus não vive neles??
Temos a certeza que Jesus nesse natal dentro das tradições cristãs chega como oportunidade de salvação para todos aqueles que crêem, escutam e põe em pratica a sua palavra sem fazer objeção contra algum filho Seu.
Que nesse Natal nossos olhares estejam voltados ao Cristo que se manifesta na história e apresenta-se como luz as trevas e problemas de todos, e que esse natal se motivo de conversão e transformação para todos aqueles que querem um mundo melhor e mais humano aceitando o projeto de amor que Cristo nos oferece.
Segue a baixo uma musica que narra a Ação historia de Jesus e o motivo de nossa esperança.
Porque ele entrou no mundo e
em nossa história; porque
quebrou o silêncio e a agonia;
porque mostrou na terra a
sua glória;
porque foi luz em nossa noite
fria;
porque nasceu em pobre
estrebaria; porque viveu
semeando amor e vida;
porque partiu os corações
mais duros e levantou os
tristes e abatidos.
Porque atacou corruptos,
mercadores; E denunciou
maldade e hipocrisia; Porque
exaltou crianças e mulheres;
E condenou aos que de
orgulho ardiam;
Porque levou a cruz de nossas
penas;E saboreou o fel de
nossos males;Porque aceitou
sofrer a nossa culpa; E assim
morrer por todo os humanos.
Porque uma aurora viu sua
vitória sobre as mentiras,
sobre a morte e o medo;já
nada pode interromper sua
história, nem a chegada de
seu Reino eterno.
Por isso é que hoje temos
esperança, por isso é que
lutamos destemidos, por isso
olhamos hoje com confiança,
para o porvir dos povos
oprimidos.
Por isso é que hoje temos
esperança, por isso é que
lutamos destemidos, por isso
olhamos hoje com confiança,
para o porvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário