quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Revolucionário


- "A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar o futuro."

Embora tenha sido um líder de cunho socialista, não podemos dizer que não tenha sido uma pessoa com grandes ideais e preocupada com as desigualdades sociais.
Todos jovens que formam dentro da sua identidade um ideal e um objetivo, declaram suas metas como uma verdade a ser alcançada. Che Guevara foi alguém que desde a sua juventude entrou em contato com livros de autoria de Marx, Engels e Lenin, logo teve influencias socialistas. Sofreu por crises de asma também durante muito tempo e ao mudar para colômbia na cidade de Bogotá iniciou-se na universidade de medicina. Nesse período viajou com um amigo pelos paises da América Latina em uma motocicleta analisando e conhecendo o cenário de injustiça e pobreza que circundava nosso continente, e assim usou desses conhecimentos de medicina para ajudar muita gente.
Mas a política foi sempre algo que o chamou atenção e assim juntou-se a um grupo revolucionário onde conheceu Fidel Castro e fizeram a hoje conhecida Revolução Cubana. Morreu na Bolívia tentando difundir o socialismo na américa latina, e hoje é ícone de respeito e admiração por muita gente. A revolução Cubana embora tenha sido um marco na sua imagem foi algo que dentro do seu entendimento parecia-se necessário. O governo de Fulgencio Batista assombrava a população Cubana por um esquema ditatorial severo, que contrastava com uma cidade que funcionava como incubadora de empresas Americanas e rodeada de cassinos pra pessoas de alta sociedade, enquanto muitos eram assombrados pelo descaso da política com a situação de pobreza e desigualdade social gigantesca, fora o fato que mesmo sendo um republica independente era influenciada diretamente pelo governo americano.
Assim como o capitalismo o socialismo também é um esquema econômico que não deu certo, colocou paises como as Coréias em repressões fortíssimas como acontece até hoje, tira a liberdade dos civis além de ser um esquema econômico muito fechado, visto que são poucos os países hoje com esse esquema, então só utilizam o que produzem, não importam também não exportam, e não sabem acolher culturas diferentes.
O capitalismo por sua vez é um esquema econômico que já passou por duas crises fortíssimas uma de 1929 e outra em 2009, onde o capital de giro dos paises diminui visto que diminui-se a produção e o consumo por parte da população, muitos perderam seus empregos, alguns chegaram a falência nos bolsões de valores, além de ser um esquema político muito individualista, onde cada um vive por si só, a liberdade se torna extremista, a midia vira um alucinógeno para nossos adolescentes e jovens, que crescem em meio a promiscuidade.
Dentro disso não sei dizer se o melhor é um capitalismo moderado ou um socialismo de mercado, duas vertentes abertas e devocionados a construção de uma sociedade mais regrada e responsabilizada por seus cidadãos, mas o fato é que como afirma karl Marx, se você quer conhecer um povo, entenda sua economia, e isso se resume no nosso cenário atual, de maioria capitalista, Paises onde o meio ambiente é agredido, crianças são influenciadas pelo consumo desde pequenas, a criminalidade crescente, desigualdade social contrastante e assim segue nosso povo.
Che Guevara assim se torna um líder que acreditando naquilo que é certo mesmo podendo estar errado, soube escutar o clamor do povo que sofre como o fez na sua viagem de motocicleta, soube elevancar ideais, lutar pela justiça, e almejou coisas boas, é impossível ser jovem e não ser revolucionário, é impossível crescer vendo injustiça e se calar, nossos jovens de hoje precisam de um ardor revolucionário, algo que os leve a lutar por coisas que realmente valham a pena, precisam de ideais.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Anel de Tucum


"Tudo é politico mesmo que o politico não seja todo" é assim que Dom Pedro Casaldalica começa sua parte explicando a lógica da teologia da libertação no Filme o anel de tucum, quando é questionado sobre a sua postura se enquadrar em uma ideologia politica.
A quem essa forma de fazer politia serve?? Assim o questionam, e ele com muita sabedoria responde que essa forma de Politica serve a Deus, vivo e presente no meio de todos dando força a caminhada.
O anel de Tucum é muito mais do que uma aliança com Deus, é algo que compromete, e aquele que o aceita conhecendo-o profundamente sabe que pode ter consequencias muito ruins tal atitude.
Ele Simoliza a luta pelas causas sociais e populares, dos indigenas e afrodescendentes, pessoas que lutam contra o exterminio e toda forma de injustiça que fomenta a desigualdade social e a pobreza nos paises de 3º mundo e na periferia dos de 1º mundo.
Como diz Dom Pedro ele é algo que queima, que te faz pensar em quem esta por traz de tudo, comandando o nosso coração e que a todo dia nos faz o convite de engajar a essa causa.
Claro que o anel não passa de um simbolo, mas como um simbolo é aquilo que faz a ponte entre o visivel e o não visivel, entre o real e o que é mistério, e assim é apresentado como uma forma de incentivo aqueles que lutam contra as culturas de morte.
Hoje se tornou algo muito popular, e quando questionamos alguém que o porta sobre o seu uso nem sempre sabem dar sua real definição. Mas usa-lo é comprometer-se e fazer da sua religião e da sua visão politica uma forma justa de trazer dignidade a quem sofre e lutar contra as estruturas que geram desigualdade.

O Bambu!

Pe. Léo uma vez elevancou sete pontos que circundam a existência do bambu que embora pareça fraco, consegue passar por varias adversidades e permanecer em pé e assim o compara a uma figueira e o contextualiza dentro da nossa ótica humana.
Como nos comportamos em meio as tempestades??? será que nos revoltamos com ela e tentamos encara-la de frente ou tentamos buscar um significado a tudo??
O bambu por sua natureza e diante dos olhos de quem sabe buscar respostas em coisas do cotidiano e na vida, apresenta realidades as vezes nunca buscadas dentro do nosso interior, principalmente quando é dito que ele é cheio de nós não de eu's...
Geralmente dentro das nossas aspirações humanas temos a mania de nos enchermos de "eu's", e nosso umbigo se torna primordial, sempre fazemos tudo buscando apenas nossos ideais e desejos pessoais, passamos por cima de pessoas, roubamos, matamos, e somos capazes de cometer as piores atrocidades, nos tornamos centralistas. Podemos levar isso por um aspecto cultural e relativizar tudo, mas o fato é que não conseguimos nos assemelhar ao bambu que embora nos seja modelo, dificilmente seremos tão ocos quanto ele a ponto de nos esvaziarmos de nós mesmos e saber acolher os planos de Deus na nossa vida. o esvaziamento é algo profundo que nos leva a contemplar o Cristo ressuscitado dentro de nós mesmos, quem sabe um dia possamos dizer como Paulo: "ja não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".
Só alguém que conseguiu se esvaziar a tal modo a ponto de afirmar que é Cristo que vive nele pode entender o que é ser oco, e Deixar esse nosso templo sagrado, a nossa igreja e casa de Deus verdadeiramente transmitir as vontades que Ele tem para nós, Paulo talvez na sua essência tenha entendido o que é ser vazio e se deixar conduzir por Deus.




"Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:

- Vovô, corre aqui!! me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou,caiu com vento com a chuva, e este bambu tão fraco continua de pé?

- Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na
hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento.

O bambu nos ensina sete coisas.Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um
bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus e na oração.

Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita ,comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso
perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

A quinta verdade é que o bambu é cheio de 'nós' ( e não de eu's). Como ele é
oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos
ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos
difíceis. Não devemos pedir a DEUS que nos afaste dos problemas e dos
sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

A sexta verdade é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos
esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.

Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o titulo do livro:
ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta".

domingo, 26 de dezembro de 2010

Paz no complexo



Liberdade, liberdade
és o desejo que nos faz viver.
És o grande sentido
de uma vida pronta para morrer.

Mira o nosso chão
banhado em sangue pra reviver.
Mira a nossa América
banhada em morte pra renascer.

Enfim uma luz em meio as trevas surgiu, se não for o primeiro então será um dos poucos momentos em que o conjunto de favelas do complexo do alemão esta podendo celebrar o natal sem ter que se preocupar com o trafico, tiros e outras problemáticas que circundam tal realidade.
Nessa semana for firmada a instalação de mais UPP's que farão o controle e a segurança dos cidadãos que compõe o conjunto de favelas.
Dessa vez o que parecia só utopia hoje já é visto como um sonho que esta começando a ser construído. Paz, amor e liberdade eram coisas que talvez muitos ali não conheciam e nunca experimentaram em meio a tantas represarias, onde até comercio de venda de doces era usado para o trafico.
Hoje as crianças estão brincando nas ruas, utilizando como visto nas reportagens as mansões de luxo dos traficantes para se divertirem, os adultos caminham com liberdade e o sorriso começa a aparecer em meio a alguns rostos.
Claro que não podemos dizer que esta tudo resolvido, pois ainda existem outras realidade como a exclusão social, pobreza, falta de saneamento básico que ainda precisam ser resolvidos, mas como disse, o primeiro passo já foi dado, e o rio de janeiro, o brasileiros tem muito a ganhar com isso, porque reconquistamos um espaço que é nosso e não do trafico.
Oxalá a mudança na vida daquelas pessoas tão sofridas continue acontecendo, afinal eles também precisam de oportunidades em todos as esferas da vida humana.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Pessoas Especiais



Nos primórdios da humanidade enquanto os mitos e as culturas de morte eram mais fortes que a lógica e o conhecimento, antes mesmo da sociedade se desenvolver, as religiões e crenças eram imperativas e orquestravam a sociedade, vemos assim surgir um movimento hoje intitulado de teologia da prosperidade. Mas o que é isso???
Principalmente entre os judeus, que também fazem parte das culturas mais antigas, o fato de você ter muito dinheiro, uma casa para morar, filhos saudáveis era sinal de benção de Deus na vida das pessoas, o inverso também se torna verdadeiro, a falta de dinheiro, de moradia, de saúde, crianças e ou pessoas com necessidades especiais, era sinal de que Deus havia amaldiçoad tal família.
Nossa sociedade evoluiu, passamos do tempo do teocentrismo, Onde tudo era visto a partir de uma ótica religiosa, e hoje colocamos o Homem como partida de tudo, estamos sujeitos a tecnologias que evoluem mais e mais, acesso direto a informação pelo uso da internet, e algumas coisas por incrível que pareçam ainda continuam as mesmas, principalmente quando falamos sobre preconceito e pessoas Especiais.
É evidente que hoje não marginalizamos diretamente e ou levantamos questões de benção ou maldição, mas o fato é que em pleno século XXII ainda não sabemos encarar certas ocasiões da vida com certa propriedade.
Olhando por um ponto de Vista biológico, as necessidades Especiais se dão de diferentes maneiras como: Má formação genética sendo assim uma causa pré natal, por herança genética dominante e ou recessiva, traumas ao nascimento ou na infância, acidentes automobilísticos, gerando lesões como TRM(traumatismo raquio-medular), TCE(traumatismo cranio-encefalico) dentre muitas outras causas, que podem levar a lesões incapacitantes permanentes, ou fazer com que um determinado individuo tenha uma limitação física mas seja assim mesmo independente.
Já por um ponto de vista político... Essas pessoas fazem uso de muletas, cadeiras de rodas, precisam de alguém as vezes 24 horas para lhes dar auxilio, precisam de um local adaptado dentro de casa pra que ela também consiga se inserir dentro da sociedade reabilitada socialmente, precisa de espaços externos com rampa para melhor acesso, de orientação familiar, as vezes de terapia, enfim de uma gama extensa de coisas que possam de uma certa forma melhorar a qualidade de vida delas.
Mas na maioria das vezes ao passar em um local onde há projetos de construção civil, pouco vemos empresários e ou mesmo profissionais, que se importam em tornar a vida dessas pessoas mais fácil, políticos que realmente briguem pelo direito de ir e vir dessas pessoas que também é assegurado pela Constituição Federal de 1988, e cada vez mais nessa nossa selva de pedras e nesse mundo globalizado impedimos a inserção dessas pessoas no convívio comunitário por falta de especulação e consciência.
Quando olhamos uma criança onde a cadeira de rodas e/ou dispositivo de marcha "faz parte do seu corpo" geralmente o nosso sentimento é de dó, nossa expressão, reação e atitudes geralmente pendem para esse aspecto, quando vemos um adulto, o olhar é outro, desviamos nossos olhos as vezes porque não tem mais aquele jeito contagiante de uma criança, as vezes porque um adulto por ser mais evoluído dentro do seu padrão patológico seja mais agressivo aos nossos olhos...
E isso acontece com eles até mesmo quando procuram emprego, a vida não é apenas difícil pela sua limitação mas também pela limitação social que as pessoas as colocam, para a criança nem tanto, mas para um adulto, aquele mesmo olhar de desprezo, de desvio de olhar, ou de indiferença, machuca muito mais que uma lamina transpassando a peito.
Hoje passamos por um cenário de mudança na politica, muitos deles, já com 2° mandato e impedidos de buscar o 3º, outros políticos com a morte chegou para eles, e novas caras vão surgindo, a esperança ainda toma nossos corações, mas a duvida ainda nos aflora. Será que eles serão capazes de fazer uma verdadeira política, totalmente voltada a quem precisa, a sáude do povo, ao transporte, a habitação, as condições básicas de vida??? Até lá vamos tocando nossas vidas, uns com olhares mais aguçados mas que pouco podem fazer, outros incensiveis as dores dos outros, e outros ainda ajudando a construir uma cultura de morte que não sabe olhar para outro que mesmo com debilidades, possui sonhos e desejo de viver como nós.

Todo el mundo tiene!



Segundo ditados antigos, os amigos são a familia que a vida nos deixou escolher, em contraste a isso todos nós pertecemos a uma familia (pelo menos uma grande parte de nós), uns são contentes com a que tem outros ja nem tanto, mas quase todas elas tem alguma coisa em comum; uma tia cabeleireira, um primo mafioso, um sobrinho que luta carete, um vizinho encrenquero, um tio que dorme e num para de roncar no sofá da sua casa, pessoas que não podemos descartar, a final fazem parte da nossa origem!!!
Enfim todos nós temos algum familiar que de uma forma ou de outra se soma e fazem com que todas as familias tenham um parentesco muito especial.
E acredite se voce não tem nenhum parente assim como esta sendo descrito na musica que se segue a baixo, um dia você pode vir a ter, e o melhor, antes de falar da familia de alguém trate de conhecer bem a sua...

LETRA ' TODO EL MUNDO TIENE '

Todo el mundo tiene
tuvo,tiene o pudo tener
todo el mundo tiene
casi todo el mundo suele tener.

un abuelo inmigrante
y un amigo que se fue
una tia peluquera
una cuenta a fin de mes
un paraguas con dos oyos
una hermana que cuidar
una historia de marcianos
y una caña de pescar
y ese tio gordo y viejo
que no para,que no para
de roncar.

un consuegro que se adoba
y se pone a resitar
un pariente sedicioso
y un pariente militar
una prima que se parte
una riña familiar
un padrino mentiroso
que te lleva a debutar
y una tia religiosa
que no para,que no para
de resar.

todo el mundo tiene
tuvo,tiene o pudo tener
todo el mundo tiene
casi todo el mundo suele tener.

un vecino vocindanga
que en la yaga se murio
una historia de algun primo
que no pudo ser campeon
un amigo que hizo guita
y dejo de saludar
y un borracho viejo y pichi
que esta loco de estudiar
y una cabala infalible
que no para,que no para
de fallar.

la vecina que organiza
la reunion de taperguer
un cuñado que se empeda
y se viste de mujer
un zorrino carateca
un amor de carnaval
varias noche de fracaso
y una noche de galan
y un patron hijo de puta
que no para,que no para
de robar.

medio trebol en un libro
un trofeo en un rincon
varios idolos caidos
una carta en un cajon
un abrazo que no yega
pa' decir que ya no esta
una herida en el costado
y una flor en el ojal
y esa lagrima porfiada
que no para,que no para
de sangrar.

todo el mundo tiene
tuvo,tiene o pudo tener
todo el mundo tiene
casi todo el mundo suele tener.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Por isso é que hoje temos!

Como já era anunciado por Isaias ao povo judeu que se encontrava sobre o famoso exílio babilônico, o verbo se fez carne e assim habitou entre nós.
Nesse tempo de Natal somos convidados a aprofundar os nossos olhares sobre o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo.
A olhar esse homem não apenas como uma figura divina, mas como um Deus que se fez homem, Aceitando a nossa humanidade, as nossas limitações como seres inacabados, e realçando os laços entre Deus e a humanidade, e entre a humanidade e Deus.
Laços que foram se perdendo e se rompendo devido aos desejos humanos subfurjando os desejos de Deus a simples preceitos, o homem passou a viver segundo a sua própria doutrina, e recorria a Deus ou a seus deuses apenas em forma de "pedição" e realização de caprichos.
A origem do pecado original é não aceitar o plano de amor e de alegria que Deus nos oferece, colocando na frente nossas vontades, desejos e realizações pessoais.
Jesus se apresenta então como um projeto de salvação, desde o momento em que a estrela direciona os reis magos apresentando-lhes o caminho, ja verificamos que Jesus seria a estrela que daria novos rumos a humanidade, se colocando como luz, em meio as trevas, e chegando como esperança a Tempos difíceis.

O messias libertador anunciado nos versos bíblicos, era esperado como um Deus que viesse em sua gloria retomando seu espaço e colocando seus adversários um a um a seus pés a fio de uma espada, e Jesus ja nasce se contrapondo a esses desejos, nasce pobre, em uma estrebaria, assumindo uma humanidade extremamente limitada.
Conforme vai crescendo o menino, chegamos ao ponto que ele se perde no templo e ao acha-lo, os vêem ensinando em meio aos doutores, e ai então é dito, o menino cresce em graça, conhecimento e Estatura. Com isso enxergamos que na nossa mediocridade esquecemos de fazer assim como o menino Deus fez, crescer não apenas de um ponto de vista biológico e social, mas também por um ponto de vista espiritual, crescer em todas as dimensões que nos são concedidas, aceitando principalmente o amor de Deus, que nos rege e nos faz mais felizes, um Deus que não tem forma única, mas se manifesta na sua criação. E assim atentos a essa verdade de fé, por que somos tão indiferentes, a nossos irmãos que sofrem? a nossa família?, aos doentes? aos encarcerados??? todos esses também não são imagem e semelhança de Deus??? Deus não vive neles??
Temos a certeza que Jesus nesse natal dentro das tradições cristãs chega como oportunidade de salvação para todos aqueles que crêem, escutam e põe em pratica a sua palavra sem fazer objeção contra algum filho Seu.
Que nesse Natal nossos olhares estejam voltados ao Cristo que se manifesta na história e apresenta-se como luz as trevas e problemas de todos, e que esse natal se motivo de conversão e transformação para todos aqueles que querem um mundo melhor e mais humano aceitando o projeto de amor que Cristo nos oferece.



Segue a baixo uma musica que narra a Ação historia de Jesus e o motivo de nossa esperança.

Porque ele entrou no mundo e
em nossa história; porque
quebrou o silêncio e a agonia;
porque mostrou na terra a
sua glória;
porque foi luz em nossa noite
fria;

porque nasceu em pobre
estrebaria; porque viveu
semeando amor e vida;
porque partiu os corações
mais duros e levantou os
tristes e abatidos.

Porque atacou corruptos,
mercadores; E denunciou
maldade e hipocrisia; Porque
exaltou crianças e mulheres;
E condenou aos que de
orgulho ardiam;

Porque levou a cruz de nossas
penas;E saboreou o fel de
nossos males;Porque aceitou
sofrer a nossa culpa; E assim
morrer por todo os humanos.

Porque uma aurora viu sua
vitória sobre as mentiras,
sobre a morte e o medo;já
nada pode interromper sua
história, nem a chegada de
seu Reino eterno.

Por isso é que hoje temos
esperança, por isso é que
lutamos destemidos, por isso
olhamos hoje com confiança,
para o porvir dos povos
oprimidos.

Por isso é que hoje temos
esperança, por isso é que
lutamos destemidos, por isso
olhamos hoje com confiança,
para o porvir.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Irmã Morte


Altíssimo, onipotente, bom Senhor
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar
Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste as claras
E preciosas e belas....
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que as sustentam em paz,
Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar...
São Francisco de Assis


Esse Texto é parte do cântico das criaturas de São Francisco de Assis, e acima de tudo demonstra a sensibilidade desse grande santo da igreja em enxergar nos mais singelos detalhes do nosso dia-a- dia a presença de Deus.
Na maioria das vezes nos enganamos em buscar Deus nas mais variadas formas e imagens, criamos ídolos, esculpimos belíssima imagens, atribuímos a entidades, mas nenhuma delas revela a presença de Deus ou as suas feições atemporais. Nos limitamos num cartesianismo onde até o nosso pensar é sobre Deus é limitado.
Quando aprendemos a valorizar a vida, o outro e tudo o que temos, é como estar num escuro e aproximar-se da luz, parece que tudo começa a se clarear e aí então Deus não se mostra pra nós mas se revela...
Revela-se na natureza, no mar, no vento, na chuva, no sol, na lua, nas mais belíssimas coisas, e assim a nossa fé cresce, saímos daquela fé infantilizada que nos fecha, e nos abrimos a um fé adulta, nos tornamos adultos.
Ainda assim, nos falta algo mais, é fácil enxergar Deus nas coisas bonitas, mesmo sobre a luz da revelação, só que mais bonito e vivificadora é nossa fé, quando conseguimos com os "óculos" da fé enxergar a presença de Deus, no irmão que chora, no irmão que sofre, nas doenças, em fim na morte...
Com essa limitação de enxergar Deus nos desfavorecidos e nos pontos baixos da vida é que reafirmamos também uma antiga frase d o próprio Francisco quando ele diz: " O Amor não Amado". AS vezes ao irmos de encontro aos problemas dos outros, encontramos respostas aos nossos caprichos que livro algum poderia dar, e vemos ainda assim o quão difícil é amar o Deus amor que se encontra nos marginalizados.
A morte se torna gritante!!! Como encontrar Deus no morrer???
E a resposta é se tudo, o céu a terra, o mar, os animais, as pessoas, eu você e tudo que há vida, foi feito por Deus, a morte então vem a ser uma etapa dela, talvez uma etapa de desenvolvimento que nos olhos não vêem, mas que só a nossa alma pode sentir. A cada dia que vivemos estamos mais perto da morte, e a pergunta é como esta o seu constante morrer??? Esta fazendo dele um calvário de lagrimas, ou processo de amadurecimento...
Para responder isso precisamos por os Óculos da fé!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sim ou Não ao Clérgima?


No ultimo final de semana participei de um encontro de liturgia idealizado pela Diocese de São José dos Campos, e ao conversar com uma das responsáveis pelo encontro no intuito de animação, desenvolvemos um assunto sobre o uso ou não uso do clérgima por parte dos clérigos?
Não só a pessoa que conversava comigo sobre o assunto mas muitas outras acham importante o uso do clérgima justamente para diferenciar o clérigo no meio do povo, visto que de acordo com o pensamento de muitos, o padre ou o sacerdote não é qualquer um... Sendo alguém que se insere dentro da lógica do cristianismo e do catolicismo como um representante de Deus em meio ao povo. Ele é alguém que ao se vestir como um padre se torna mais acessivel, e também evita fatos desagradáveis como paqueras, investidas por parte do publico feminino, e impõe respeito, visto que um ministro de Deus onde vai recebe um tratamento diferenciado .
Ao meu ver a historia é um pouco diferente, claro não posso generalizar a ponto de dizer que não devam usar, que é ridículo, que o fazem só para obterem reconhecimento pessoal por parte do povo... isso seria um excesso e também um erro!
Mas vejo que o sacerdote, ainda mais que um representante de Deus, é também um ser humano como qualquer um outro, com franquezas, limites, frustrações e problemas da vida cotidiana, acho importante o padre ter mesmo que de forma mínima, o seus momentos de lazer, de caminhada no meio do povo, de se fazer povo, visto que as vezes a distancia entre alguém do povo e do clero, crir mitos, especulações e favoritismos em cima de alguém que antes de preparar o povo precisa se preparar, e para isso deve descer do seu pupito e acolher os clamores, desejos e aspirações dos membros da sua comunidade e buscar estrategicamente pela lógica do evangelho, soluções para a resolução de problemas que sem a ajuda, e presença no meio dos leigos ele não conseguirá realizar...
O Concilio Vaticano II trouxe inovação ao cenário litúrgico e comunitário de nossas comunidades de fé, nos remete a um contexto de centralização do leigo como figura ínfima e essencial para a construção do reino de amor e paz que tanto buscamos. sendo assim, ouvir os clamores e estar ao lado dos mais simples faz toda diferença.
Então, utilizando ou não utilizando o clérgima a figura do padre deve estar consciente da sua missão de acolher o leigo e se fazer povo junto com o povo, e fazer como Jesus fez no sermão da montanha aos seus discípulos, sentar em cima do monte para ensinar, e descer no meio do povo para ouvir seus clamores. No antigo testamento Moisés subia ao monte para receber as ordens de Deus e repassar ao povo, com a vinda de Jesus, ele mesmo desce do monte para se fazer Emanuel, o Deus conosco, e como representantes de Jesus também os padres devem ter consciência de ser também Emanuel.

domingo, 17 de outubro de 2010

Sociedad o Suciedad?


Com certeza sátiras com a similaridade entre a palavra sociedad e suciedad na língua espanhola já foram realizadas, mas contextualizando isso com o cenário político atual, essas "palavrinhas" vem mesmo a calhar...
Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade... Em contra- partida a palavra Suciedad significa SUGEIRA...
A Política desde a sua constituição lógica na Grécia antiga, vem da palavra "police", ou seja, organização...
Política acima de tudo como diz Paulo VI: "é a Melhor forma de se fazer Caridade", visto que é a partir dela, que se elaboram leis, que ao serem executadas, tem o poder de estabelecer a justiça, a ordem, os direitos e deveres dos cidadãos, em fim de transformar.
O que tem acontecido não só no Brasil mas de uma forma geral em todo lugar, é o abuso do poder publico para os mais afortunados, desvio de verbas que deveriam servir para investimento em fundos de assistência a população, escândalos, corrupções de variados partidos e políticos...
Leonardo Boff em seu livro: "Igreja : Carisma e Poder" descreve a política de duas maneiras, muito interessantes; política com P minúsculo: que é o que chamamos de politicagem, abuso de poder, mentiras, promessas, falcatruas... e Política com P maiúsculo: que é a política exercida em pró do povo, dos desfavorecidos, dos que não tem voz, dos marginalizados...
E diante do nosso cenário atual??? Dilma ou Serra???? qual deles escolher???
Realmente fica difícil votar num tempo onde especulações é o que mais vemos..
Bom vamos começar pela Dilma...
O que mais vemos são ataques a atual representante do PT (Partido dos Trabalhadores)com acusações de altíssimo grau, como guerrilheira, assaltante de banco, ladra, sem ao menos analizar a veracidade e o porque dos comentários...
Dilma Rousseff assim como José Serra, foram exilados políticos, por lutar contra a ditadura militar, ambos eram contra as represarias, a falta de direitos e democracia, Dilma de uma forma mais direta participou de grupos de ação revolucionarias, que assaltavam bancos, roubaram armas, e lutou mais diretamente contra a ditadura, hoje não consideram a sua participação como ministra da fazenda, ministra de minas e energia e da Petrobrás, Ministra da Casa Civil como papéis importantes, na construção e participação do governo Lula como constituinte de um grupo que fez a diferença nos últimos oito anos...
O governo Lula criou, mais de 14 milhões de empregos no Brasil nos últimos 8 anos, tirou milhões de brasileiros da pobreza absoluta, Aumentou para números recordes o PIB do Brasil, com o programa do ProUni incentivou o ingresso de milhares de estudantes em faculdades estatuais, federais e particulares, Criou o programa bolsa, escola, Bolsa família, e bolsa alimentação, não como um programa assistencialista como muitos dizem, mas programas de assistência a famílias carentes, para que possam manter mais crianças dentro das salas de aula, que garanta 3 refeições por dia, criando mais acessibilidade a milhares de brasileiros, emprestou dinheiro ao FMI, e o melhor, Pagou a divida Externa que limitava nosso pais em questão de investimentos, gastos e etc...
Antigamente no Brasil dificilmente se ouvia falar em internet nas casas dos moradores de classe média, não eram todos que possuíam automóveis, que faziam faculdade, o Brasil cresceu, e hoje a acessibilidade se tornou aparente e o brasileiros conseguem viver melhor e com mais qualidade e acesso a informações.
Dilma participou ativamente desse processo de evolução do pais como ministra da Casa Civil, e promete dar seguimento a esses projetos para que o Brasil cresça ainda mais...
E quanto ao Serra???
Serra foi ministro do desenvolvimento no governo FHC, governo esse que chamou aposentados de vagabundos ( era criança mas me recordo disso como se fosse hoje) que criou apenas 5 milhões de empregos, mas o números de demissões no pais na época foi recorde, o pais teve um período de inflação muito alto, privatizou órgãos públicos como a TeleBrás, a Vale do Rio Doce e promete agora com o Serra privatizar o Pré-sal. Serra,foi ministro da Saúde, sendo constatado, o melhor ministro da Saúde do Brasil, lançou programas como os Remédios Genéricos, pelo qual ficou conhecido, em contra ponto assinou a lei de aborto nos hospital do Sus próximo do ano de 1998, e hoje ataca Dilma por ser a favor da descriminalização do aborto, onde sua esposa, disse que Dilma matava criancinhas, foi prefeito, governador, mas o mais interessante, é que nunca terminou os mandatos, porque sempre visava outro cargo político maior, chamo isso de ponte eleitoral, e chegou a tal ponto que um dos companheiros de partido e governador reeleito do estado de São Paulo dizer que hoje temos mais de 30% das escolas publicas com dois professores atuando em sala de aula!!! Onde que não vejo???
Os dois candidatos tem lá suas suciedad(sujeiras) e dentre isso, cabe a nós vermos o que é mais lucrativo nesse momento de ascensão para o Brasil, o progresso ou o regresso.


A seguir um vídeo onde Pe. Léo fala sobre o governo FHC e o então ministro da saúde José Serra sobre a questão do aborto.

http://www.youtube.com/watch?v=EdNJwnN_vV0

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DESMONTE DE UMA FALÁCIA – Dom Demétrio Valentini - 8 de outubro de 2010


Esclarecendo um grande mal entendido acontecido em torno da Regional Sul-1, sobre a posição de três bispos que se opunham sobre a candidatura dos candidatos do PT e em especial ao atual governo federal e a candidata a presidencia da republica de Dilma Roussef, Dom Demétrio Valentini divulga uma nota relatando o que realmente aconteceu sobre o comunicado emitido visto que a CNBB havia decidido não se posicionar a favor de nenhum candidato ou partido, deixando apenas um apelo sobre o voto consciente aos eleitores pertencentes as comunidades Catolicas.


A questão do aborto está sendo instrumentalizada para fins eleitorais. Esta situação precisa ser esclarecida e denunciada.Está sendo usada uma questão que merece toda a atenção e isenção de ânimo para ser bem situada e assumida com responsabilidade, e que não pode ficar exposta a manobras eleitorais, amparadas em sofismas enganadores.

Nesta campanha eleitoral está havendo uma dupla falácia, que precisa ser desmontada. Em primeiro lugar, se invoca a autoridade da CNBB para posições que não são da entidade, nem contam com o apoio dela, mas se apresentam como se fossem manifestações oficiais da CNBB.

Em segundo lugar, se invoca uma causa de valor indiscutível e fundamental, como é a questão da vida, e se faz desta causa um instrumento para acusar de abortistas os adversários políticos, que assim passam a ser condenados como se estivessem contra a vida e a favor do aborto.

Concretamente, para deixar mais clara a falácia, e para urgir o seu desmonte:

A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB incorreu, no mínimo, em sério equívoco quando apoiou a manifestação de comissões diocesanas, que sinalizavam claramente que não era para votar nos candidatos do PT, em especial na candidata Dilma.

Ora, os Bispos do Regional já tinham manifestado oficialmente sua posição diante do processo eleitoral. Por que a Presidência do Regional precisava dar apoio a um documento cujo teor evidentemente não correspondia à tradição de imparcialidade da CNBB? Esta atitude da Presidência do Regional Sul 1 compromete a credibilidade da CNBB, se não contar com urgente esclarecimento, que não foi feito ainda, alertando sobre o uso eleitoral que está sendo feito deste documento assinado pelos três bispos da presidência do Regional.

Esta falácia ainda está produzindo conseqüências. Pois no próprio dia das eleições foram distribuídos nas igrejas, ao arrepio da Lei Eleitoral, milhares de folhetos com a nota do Regional Sul 1, como se fosse um texto patrocinado pela CNBB Nacional. E enquanto este equívoco não for desfeito, infelizmente a declaração da Presidência do Regional Sul 1 da CNBB continua à disposição da volúpia desonesta de quem a está explorando eleitoralmente. Prova deste fato lamentável é a fartura como está sendo impressa e distribuída.

Diante da gravidade deste fato, é bem vindo um esclarecedor pronunciamento da Presidência Nacional da CNBB, que honrará a tradição de prudência e de imparcialidade da instituição. A outra falácia é mais sutil, e mais perversa. Consiste em arvorar-se em defensores da vida, para acusar de abortistas os adversários políticos, para assim impugná-los como candidatos, alegando que não podem receber o voto dos católicos.

Usam de artifício, para fazerem de uma causa justa o pretexto de propaganda política contra seus adversários, e o que é pior, invocando para isto a fé cristã e a Igreja Católica. Mas esta falácia não pára aí. Existe nela uma clara posição ideológica, traduzida em opção política reacionária. Nunca relacionam o aborto com as políticas sociais que precisam ser empreendidas em favor da vida.

Votam, sem constrangimento, no sistema que produz a morte, e se declaram em favor da vida. Em nome da fé, julgam-se no direito de condenar todos os que discordam de suas opções políticas. Pretendem revestir de honestidade, uma manobra que não consegue esconder seu intento eleitoral. Diante desta situação, são importantes, e necessários, os esclarecimentos. Mais importante ainda é a vigilância do eleitor, que tem todo o direito de saber das coisas, também aquelas tramadas com astúcia e malícia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Insetos Interiores


Hoje pensando sobre alguns fatos da vida, e analisando determinadas atitudes de pessoas que convivem comigo no meu dia-a-dia, me recordei de uma musica do Fernando Anitelli chamada de Insetos Interiores quando é dito o seguinte:

"Existem milhões de insetos almáticos.
Alguns rastejam, outros poucos correm.
A maioria prefere não se mexer.
Grandes e pequenos.
Redondos e triangulares,
de qualquer forma são todos quadrados."

É evidente analisar que quando o autor narra este "poema" deixa explicitamente claro a sua critica sobre os mais variados tipos de personalidades, atitudes e deselegancias cometidas por nós seres humanos. Somos frutos de uma micigenação estrondosa, assumimos heranças genéticas dos mais variados tipos e raças, e herdamos com elas as suas mazelas, enraizadas na cultura urbanizada, que aliena e fecha o ser humano num ciclo de individualismo e reclusa, que sobre determinados assuntos da sociedade fazemos aquilo que é relatado na musica: "A maioria prefere não se mexer" assumimos as mais variadas formas, nos escondemos atrás de mascaras, que não mostram nosso verdadeiro eu, somos a cada novo instante portadores de atitudes que não são nossas, infelizmente nos tornamos mais um com a massa, enfim nossa pluralidade e jogo de cintura na maioria das vezes não recebe o titulo de virtude, e somos sim quadrados...

"Descompromissados com o próprio rumo.
Desprovidos de caráter e coragem,
Desatentos ao próprio tesouro...caem.
Desacordam todos os dias,
não mensuram suas perdas e imposturas.
Não almejam, não alma, já não mais amor.
Assim são os insetos interiores. "

Nã sabemos onde queremos chegar, nos tornamos individuos sem perspectivas, e pior depositamos nossos sonhos no famoso "ouro de tolo", aquele que em historias infantis enche os olhos dos ambiciosos, mas que no fim não possui valor algum.
Não possuimos mais caráter algum, até nossas boas atitudes são realizadas com a esperança de algo em troca, não há mais amor, solidariedade, dedicação, só interesse, arrogancia e prepotencia, todos os dias pessoas e mais pessoas vão acordando de seus sonhos, deixando de lado todos os principios que ganharam das gerações passadas, menos pessoas possuem ambição de transformção e assim "Os insetos interiores proliferam-se, Na morte e na merda".
Dessa forma "Para eles, tudo é capaz de ser impossível."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maria da minha Infância


Após aproximadamente 10 ou 11 anos se aproxima o momento de encerrar mais uma etapa importantíssima da minha vida!
O Momento em que encerro meus trabalhos como Mestre de Cerimônias da Paróquia Santa Cecília.
Um período que marcou intensamente minha caminhada na vida de comunidade, o lugar onde o serviço, o silencio e o aprendizado construíram aquilo que sou hoje...
Padre Zézinho tem uma musica muito bonita chamada Maria da minha infância, onde ao relata-la como uma historia própria de vida, também passa um profundo teor mariano em cada trecho que se segue.
E assim gostaria a partir dessa musica relatar aquilo que acontece com muitos em sua caminha rumo a Deus, onde cada passo e cada vivencia constroem a identidade do cristão em questão, e essa foi a minha...

Eu era pequeno, nem me lembro
Só lembro que à noite, aos pés da cama
Juntava as mãozinhas e rezava apressado
Mas rezava como alguém que ama
Nas Ave - Marias que eu rezava
Eu sempre engolia umas palavras
E muito cansado acabava dormindo
Mas dormia como quem amava


Para uma sólida e consistente participação na vida de comunidade é indispensável a catequese familiar, onde extraímos do convívio com os pais e irmãos a fé que é transmitida por excelência, e ou melhor por dom, herdamos a crença, a confiança e a sensibilidade de acolher com carinho e amor a palavras mais belas e profundas que nossos familiares nos transmitem, e assim firmamos nosso primeiro contato com o sagrado, juntando as nossas mãos e recitando algumas palavras nos colocamos na presença de deus com a inocência e delicadeza de uma criança. Algumas vezes não agüentamos de sono, e nos colocamos a dormir nos pés de Maria nossa mãe e intercessora.

E assim como toda criança, começamos a crescer, a tomar noção das coisas, a perguntar, e o mais irônico de tudo... A questionar até mesmo aquela fé que herdamos...

Depois fui crescendo, eu me lembro
E fui esquecendo nossa amizade
Chegava lá em casa chateado e cansado
De rezar não tinha nem vontade
Andei duvidando, eu me lembro
Das coisas mais puras que me ensinaram
Perdi o costume da criança inocente
Minhas mãos quase não se ajuntavam


E como a musica muito bem fala, "perdemos o costume da criança inocente", nos deixamos levar pelas chateações do dia-a-dia, pelas dificuldades, e problemas que vão surgindo, e a presença de Deus em nossa vida se torna cada vez mais distante, de mais difícil acesso, nosso estar diante de Deus se torna raro, e quando o fazemos, depositamos nele todas as nossas frustrações e desânimos, isso quando não o responsabilizamos por nossos próprios deslizes. A nossa fé fica fragilizada, não sabemos mais nem em que acreditar, e a vontade de rezar se acaba...

Mas como somos seres abalados pela carência, vãos sentindo falta do passado, do tempo onde o simples fato de acreditar, amenizava nosso sofrimento, e as aflições pareciam mais leves, vamos sentindo falta daquele contato intimo com Deus, e Mesmo cansados, tentamos encontrar aquilo que foi perdido, e depois de tanto relutar, voltamos a rezar..

O teu amor cresce com a gente
A mãe nunca esquece o filho ausente
Eu chego lá em casa chateado e cansado
Mas eu rezo como antigamente
Nas Ave - Marias que hoje eu rezo
Esqueço as palavras e adormeço
E embora cansado, sem rezar como eu devo
Eu de Ti Maria, não me esqueço



Agora a semente que foi planta em mim, que floresceu, deu frutos, e que por um bom tempo, esqueci de cuidar e deixei secar, volta a florescer, as coisas passam a recobrar o sabor, a vida é mais gostosa, e o perfume dos acontecimentos nos fazem lembrar de tempos que não voltam, mas que marcaram nossa vida de experiências extremamente profundas...

E assim podemos cantar confiantes...

Ave - Maria, Mãe de Jesus
O tempo passa, não volta mais
Tenho saudade daquele tempo
Que eu te chamava de minha mãe
Ave - Maria, Mãe de Jesus
Ave - Maria, Mãe de Jesus

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Herói de Infância


Muitos jovens hoje cresceram assistindo gerações de desenhos animados que fizeram a fantasia de muitos anos durante a infância. Não só os jovens mas adultos e até mesmos idosos revelam que tiveram contato com historias, contos ou desenhos animados que os divertiam nos seus tempos de criança.
A criança tem uma imaginação muito fértil, e se distancia de nós adultos, pela sua capacidade de acreditar que tudo é possível, de se projetar em personagens, e com eles viajarem para lugares que o ser humano jamais sonharia em chegar, essa imaginação cria lugares, historias, mexem com o sentimento de muitos, nos fazem sonhar, se pudéssemos perder tempo descrevendo as ações do sonhar a nível biológico, descreveríamos uma serie de efeitos benéficos que o sonhar traz ao Homem.
E para nós que já crescemos mas ainda somos jovens, e para os adultos, também é importante sonhar, embora a rotina e o dia-a-dia, nos faça esquecer disso.
Mas como eu ia dizendo, muitos de nós já tivemos heróis, que na maioria das vezes tivemos a oportunidade de escolhe-los e de encontrar características neles que condizem com a nossa pessoa, semelhanças essas que nos aproximam de tal forma dos personagens , que parece que somos nós mesmos, que estamos enfrentando monstros, desafios, missões, bandidos...
Poderia listar aqui uma infinitude de personagens que fizeram a minha infância mais agradável, e que me identifiquei com eles como: Batman, Super-Homem, Homen-Aranha, Goku(Dragon Ball), Seya (cavaleiros do zodíaco) mas nenhum deles, me fala mais do que o personagem Naruto!!!
A sua Historia, como viveu, o enredo do seriado, os personagens que o cerca, e principalmente as suas características, me fazem me projetar no próprio naruto.
Um Garoto que desde cedo teve que aprender a conviver com um monstro dentro de sí, que teve que passar pelo desprezo e solidão sem ao menos saber porque; que enfrentou olhares maldosos, comentários, sem ao menos contar com um amigo, mas uma coisa o mantinha com os pés no chão, o desejo e o sonho de um dia ser reconhecido e respeitado, e acima de tudo proteger sua aldeia e sua vila contra as investidas de malfeitores, que tinha a esperança no olhar, e pouco a pouco conquistou seu lugar ao sol, por tudo que mudou trabalhando duro.
Não vou mentir que me identifico muito com esse personagem também na sua historia de vida, também num fui alguém com muitos amigos quando pequeno, nunca foi muito respeitado, e talvez não me achavam o mais legal de todos, sempre me senti muito sozinho, e com o tempo isso mudou um pouco.
Longe de mim querer ser um personagem da ficção, mas o fato de algo lúdico, te completar e falar de você, sem ao menos voce precisar abrir a boca, te aumenta a auto estima, e o desejo de lutar, e claro nos faz sempre lembrar que sonhar, é o único meio que temos para sair da sanidade, e que se lamentar por tudo é sinal de derrota.
A algum tempo escutei a seguinte afirmação: "nós somos as escolhas que fazemos." e esse personagem me fez escolher um caminho oposto a desilusão de estar sozinho e de ser menosprezado, me ensinou que não somos obrigados a aceitar um destino que não queremos, que tudo pode ser diferente, e claro lutar pelos meus amigos.


Esse é um Tributo a Uzumaki Naruto

Mundo Sociopata


Ontem eu estava assistindo TV a noite, e trocando os canais, caí num programa da cultura chamado de Roda Viva, um programa muito conhecido por sinal, que tratava sobre um tema muito delicado, o individuo Sociopata ou Psicopata.
Havia uma profissional medica da área de Psiquiatria, e ela definia muito bem o individuo psicopata, como sendo aquele que tem ausência de culpa, um grande mestre da mentira, manipulador e egoísta, um individuo muito inteligente, apresenta ausência de afeto, impulsivo, e que acrescenta como uma característica bem própria o isolamento de si mesmo.
De forma bem generalizada, é aquela pessoa, que não se importa com os sentimentos dos outros, mata por prazer, que não sabe viver sem mentir, mente não porque se sente pressionado a isso, mas porque não sabe viver sem, que manipula e utiliza de amigos e próximos com personalidades menos arrojadas como peões para os seus desejos insanos, que não demonstra amor e carinho nem mesmo pelos próprios filhos, e que não consegue controlar seus próprios instintos por ter um superego descontrolado, e que pode ser diagnosticado em três níveis: leve, moderado e gravíssimo.
São pessoas que ao contrario do que pensamos, sabem se relacionar muito bem, tem um ser muito atrativo e contagiante, fazendo com que os que o cercam se apaixonam e gostem delas muito facilmente. Justamente por sua facilidade em mentir se transformam em pessoas muito agradáveis de ser por perto, mas que se relacionam sempre, buscando seu interesse próprio, levando- a cometer devaneios e atitudes monstruosas, como assassinatos, brutalidades, estupros...
Os considerados de leve a médio estagio, são aqueles que, roubam, saqueiam e desviam por exemplo dinheiro publico,sem ao menos se importar se mais pessoas vão ficar nas filas de hospitais, se alguns vão passar fome por aquilo, simplesmente porque seu ego foi recompensado.
São também chamados de sociopatas porque são pessoas que não sabem manter relações interpessoais, verdadeiras... sendo de difícil relacionamento. O que então os diferencia de pessoas normais, que foram criadas em meio, ao tráfico, ao roubo, que cederam as drogas??? Apenas o simples fato de que essas pessoas que tiveram influencia social sobre o seu comportamento, levando a um desvirtuamento da moral e da ética, conseguem acima de tudo se sentirem culpadas e terem compaixão pelo próximo!
Oras, O termo sociopata talvez seja mal empregado ao individuo sociopata por designar aquele que tem uma psicopatia ou uma doença no que diz respeito a sua forma de se relacionar!
Psicopata é um doente, mas o simples fato de um individuo comum ter a presença da culpa sobre seus atos não os impede de fazer determinados atos que socialmente falando fogem da conduta de moral e ética que nossa sociedade nos impõe. Claro que assim poderíamos defini-los como leves ou moderados, mas não indivíduos normais, mas se assim o for, nossa sociedade se transformou em grande parte em psicopatas pela sua descrença com o mundo, sua indiferença para os que sofrem, omissão perante crimes e leviandades, e uma série de outros escrúpulos.
Se a palavra Sociopata não fosse também atribuída aqueles que possuem um psicopatia, poderíamos então dizer, que pelo sentido literal da palavra, por conta de interesses políticos, individuais, pela pobreza, corrupção que aflige nosso país e mundo talvez mundo, viramos um bando de sociopatas que não sabem se relacionar tendo relações verdadeiras e que muito menos se preocupam com a dor do outro.
O mundo e a descrença das pessoas em dias melhores, nos transformaram em seres acomodados, desinteressados e individualista, nos tornamos sociopatas, coma única diferença de um psicopata, nós sentimos culpa da nossa omissão, mas a velha e sempre presente frase impera: " mas fazer o que?"

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Patriotismo!!!


Infelizmente a seleção brasileira se despede da copa do mundo!!!
Aquele ambiente de patriotismo, otimismo e alegria, também deixam o pais DO FUTEBOL abrindo espaço para a estabilização da rotina de sempre.
É triste como o brasileiro só tem amor a camisa e a bandeira em tempos como esses...
Terminado a participação do Brasil volta-se o antigo cenário de antes, desamor a pátria, a bandeira, insatisfação popular com a política, enfim a triste realidade de Brasil...
Como seria bom que agora sim os brasileiros mostrassem amor a camisa, vestissem a camisa da seleção, agitassem a bandeira em praça publica, e confirmassem aquelas frases ditas em momentos de jogo quando o Brasil esta com o placar avantajado “Eu sou Brasileiro com muito orgulho, com muito amor!!"
Mas isso não acontece tão cedo assim não...
Agora todos começam a recolher suas bandeiras, e as vunvuzelas param de tocar.
O país esta calado... Triste...
É uma pena como o futebol é a única coisa que faz o país se unir, e se alegrar, em vista dos cenários contrastantes que vemos aqui...
Recordando um pouco da política Grega em conter o povo e o seu manifesto... Dando comida e festa ao povo, tudo esta bem, é a velha política do pão e circo...
Espero que daqui pra frente o cenário de copa não se modifique tanto e os brasileiros continuem tendo amor a bandeira e a pátria.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

RESSONÂNCIA SCHUMANN


Não apenas as pessoas mais idosas, mas também as jovens passam pela experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real?
Pela ressonância Schumann, se procura dar uma explicação. O físico alemão W.O. Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo.
Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma freqüência de 7,83 hertz.
Empiricamente fez-se a constatação de que não podemos ser saudáveis fora dessa freqüência biológica natural. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espaciais, ficavam fora da ressonância Schumann, adoeciam. Mas, submetidos à ação de um simulador Schumann, recuperavam o equilíbrio e a saúde. Por vários anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz . Ao invés de 24h, o dia tem 16h .
O coração da Terra disparou. Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória,mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann.
Gaia, esse super-organismo vivo que é a Mãe Terra, deverá estar buscando formas de retornar a seu equilíbrio natural. E vai consegui-lo, mas não sabemos a que preço, a ser pago pela biosfera e pelos seres humanos. Aqui abre-se espaço para grupos esotéricos e outros futuristas projetarem cenários, ora dramáticos, com catástrofes terríveis, ora esperançosos, como a irrupção da quarta dimensão, pela qual todos seremos mais intuitivos, mais espirituais e mais sintonizados com o biorritmo da Terra.
A tese recorrente entre grandes cientistas e biólogos é de que a Terra, efetivamente, é um super-organismo vivo, de que Terra e humanidade foram feitos para estar sempre em harmonia, como os astronautas testemunham de suas naves espaciais. Nós, seres humanos, precisamos da Terra que nossa casa é, que amamos. Porque? Segundo a teoria de Schumann, possuímos a mesma natureza bioelétrica e estamos envoltos pelas mesmas ondas ressonantes Schumann.

Autor: Leonardo Boff

Difícil não se atentar ou despertar curiosidades sobre o assunto não é???
Principalmente quando é algo que além de se referir a nós, e a nossos atos, talvez explique ou questione a nossa interligação com o meio em que vivemos!!!
Completando mais empiricamente o texto de Leonardo Boff, a freqüência ao qual a terra esta condicionada de 7,83 H, talvez tenha certa controvérsia entre os físicos e Boff sobre a sua elevação com o despertar das décadas de 80 e 90. Sendo que em determinados pontos e ocasiões essa freqüência tem alternância pra 15, 17, 19, 20, 25 hertz, ou seja, não necessariamente é preestabelecida!!!
Existem aparelhos ou medidores dessa freqüência que demonstram segundo algumas fontes, a mensuração dessa freqüência onde existe alternância de seu ritmo, ou do "batimento do coração da terra'.
Os físicos demonstram que existe sim uma variação nos últimos anos nessa freqüência ao longo dos últimos anos, mas de 0,3H e não de 7,8 para 11 a 13 H, até porque demonstra pelo medidor de shumann que elas podem ser maiores do que isso!!
Sim essa alternância pode ter alguma relação com as catástrofes ambientais, principalmente com a mudança que o homem tem feito na biosfera com a liberação excedente de gases poluentes aumentando o efeito estufa, assim a terra responde a esses estímulos com o aumento de seu batimento, ou melhor, ritmo!!!
Se o ritmo aumenta, o tempo passa mais rápido, embora o relógio marque o mesmo valor, o dia passa mais rápido, parecendo uma resposta da terra as agreções que sofre para diminuir quase que pela metade o tempo de ação do homem!!!
Realmente o cérebro tem sim uma freqüência que pode ou não se sintonizar com a frequencia da terra, e como diz Boff, fica ai para os terapeutas holísticos e místicos fazerem previsões e profecias sobre a vida intima do ser com o aumento dessas batidas!!!
Mas o principal eixo dessa questão é... Olhar com mais atenção ao nosso meio, as estruturas que fomentam a destruição do nosso habitat, e que influenciam o nosso ser no relacionamento interpessoal entre homens-homens e homem-meio ambiente, afinal somos organismos vivos, e como seres vivos, ditamos uma frequencia ou ritmo de vida, aquilo que não esta equilibrada tende a promover um desvirtuamento do seu eixo de atividade normal, gerando o desequilíbrio propriamente dito!!!! Diante de tanta contradição em nosso mundo, homem atacando a terra e a terra atacando o homem como não pensar em desequilíbrio entre essas duas forças???
Profetizar e ser profeta são coisas diferentes do que pensamos ser... Profeta não é aquele que vê o futuro, mas aquele que com um olhar critico sobre a realidade são denunciar a a partir do seu senso crítico, o que pode vir a acontecer de acordo com a situação em que se situa!!!!
Não precisa ser profeta quem olha o mundo do jeito que esta hoje pra dizer... ESTAMOS CAMINHANDO PARA O FIM!!!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ato Médico


Um dos asssuntos que tem causado muita repercusão por parte dos agentes e profissionais da saúde, é a questão do ato médico!!!!
E o que seria isso???
É um Projeto de Lei do Senado Nº 268/2002 (PLC nº 7.703-C/2006), que condiciona à autorização do médico o acesso aos serviços de saúde e estabelece uma hierarquia entre a medicina e as demais profissões da área.
Segundo informaçoes do site não ao ato medico O Conselho Federal de Medicina - CFM afirma que a medicina precisa regulamentar o exercício de suas práticas profissionais, utilizando o argumento histórico de que há dois mil anos não existia um rol de profissões ligadas à saúde, ficando todo diagnóstico e prevenção sob controle dos médicos, num claro objetivo de retomar o controle do mercado.
Sendo assim as profissões derivadas da area medica estao diretamente restritas as suas praticas profissionais, desde que haja uma autorização e guia medica para que os profissionais idealizem seus trabalhos especificos.
Imagine... a anos a traz o unico meio ao qual podia se promover, previnir, curar e reabilitar o individuo era a medicina, com o passar dos tempos, novas profissoes e tecnologias da area medica foram se consolidando, com o intuito de agregar esforços para uma melhor e mais apurada atenção ao ambito da Saude. Existiam em maior escala as doenças infecto parasitarias, em contraponto com os tempos atuais, onde as cronico-degenerativas são em maior numero. Isso demosntra a evoluçao que a somação de esforços de areas medicas diferentes fizeram ao longo do tempo. Hoje a espectativa de vida do brasileiro é maior, porque a informação, o cuidado, e a alimentação deles mudaram, e o que possibilitou isso??? Logicamente que o surgimento de modalidades que contribuem em outras dimençoes da saúde, como a nutrição, a reabilitação social e motora, a ação dos farmacos e etc...
A regulamentação da area medica não é o problema, mas sim a perca da autonomia das profissões em relação a medicina.

A perca da autonomia é o mesmo que um retrocesso na historia, é burocratizar um sistama de saúde ao qual cresceu em ambito profissional mas não social, tornando-o mais inviavel do que ja é.
Hoje um médico (pelo menos na rede publica) leva aproximadamente 5 minutos para diagnosticar uma determinada doença no individuo, sem ao menos fazer uma anamnese apurada sobre os sinais e sintomas dos pacientes... Sempre é virose..., e quem sofre com isso??? Novamente entra a classe dos desfavorecidos, aqueles que não tem convenio, dinheiro e assistencia. Simplesmente para deixar mais em evidencia uma profissão que ja tem seu status e reconhecimento estabelecidos pela sociedade!!!!
Pessoas e mais pessoas sofrem no Brasil por falta de recursos e por displicencia dos médicos em colocar acima de tudo o juramento de Hipocrates como lema de trabalho, colocando a profissão e a medicina a serviço do povo, milhares sofrem por falta de atendimento e por falhas nesse setor. E ainda querem monopolizar a Saúde!!!! Assim não dá...
Em época de eleição é importante estar atento em quem se coloca no poder, principalmente com um projeto de lei como esse correndo, onde com tantas autoridades medicas no poder, fica mais facil eles ganharem a disputa.
Programas como o PSF ( programa saúde da Familia) que presta atendimento as familias carentes de municipios e pessoas sem atendimento, um serviço de acompanhamento e promoção da saúde mais direto e dinamizado, não só por medicos, mais pelas outras profissoes que são maioria nesse projeto, poderá acabar por falta de autonomia das profissões.
Tomara que o povo brasileiro e os que lutam contra esse retrocesso, consigam fazer valer seus direitos, a fim de melhor colaborar com a saúde, deixando-a menos burocratizada e mais ligada ao povo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Meu amigo Charlie Brown


Tenho uma mania de sonhar com personagens de História em Quadrinhos. É a forma que meu psiquismo às vezes encontra pra resolver, de forma bem humorada, as angustias e dificuldades do dia-a-dia. Como se tivesse mostrando que a melhor maneira de encarar o limão nosso de cada dia, é fazendo uma bela limonada.

Transformo, por exemplo, pessoas temperamentais ou destrambelhadas em Patos Donalds e depois disso, consigo lidar bem com elas. Pessoas desligadas e distraídas transformo em Patetas; mulheres coquetes ou ingênuas, em Bettys Boops; amigas bravas e malcriadas em Mônicas (do Cebolinha), e por aí, vai... Constantemente depois desses sonhos, acordo gargalhando e achando que, como me disse um amigo outro dia, a vida não passa de uma História em Quadrinhos.



Esta noite sonhei com Charlie Brown, menino sensível, tolerante e reflexivo, preocupado com os outros e com o mundo, dono de um cachorrinho chamado Snoopy, cuja personalidade é de uma irreverencia filósofal.



Acordei no meio da noite, sorrindo e cantando uma velha canção de Benito de Paula que dizia: “Ei, meu amigo, Charlie, ...ei, meu amigo Charlie Brown... se você quiser, vou lhe mostrar, a nossa São Paulo terra da garoa, se você quiser, vou lhe mostrar, o Rio de Janeiro, nossa gente boa...”.



Depois, de manhã, lembrei-me do sonho e fiquei a matutar quem eu havia transformado em Charlie Brown. Imediatamente veio-me uma recordação muito boa de alguém com quem eu convivi a maior parte de minha vida e que, além de ter representado coisas muito importantes para mim, foi também, meu melhor amigo.

Essa pessoa me rodeava de atenções, carinhos e considerações e eu, muitas vezes, o tratava como a personagem Lucy tratava seu amigo Charlie Brown. Cheia de questionamentos e praticidades, colocando-o sempre na berlinda, desafiando-o a responder suas questões existenciais e filosóficas. Assim como Charlie Brown, meu amigo também levava tudo o que eu falava muito a sério e trazia-me respostas, senão sempre convincentes, na maioria das vezes, confortadoras.

Hoje em dia, percebo, que era aquele aconchego e cuidados que ele tinha para comigo, que me deixava sempre bem e com a ilusão da serenidade e segurança.

Aprendi muito com este amigo, pois o que ele trazia como resposta para minhas angustias era sempre uma mensagem de coragem e luta, e com isto alimentava a minha esperança.

A última mensagem que ele me deixou foi de um texto de Guimarães Rosa que diz: “O CORRER DA VIDA EMBRULHA TUDO. A VIDA É ASSIM: ESQUENTA E ESFRIA, APERTA E DAÍ, AFROUXA, SOSSEGA E DEPOIS DESINQUIETA. O QUE ELA QUER DA GENTE É CORAGEM.”



Hoje este amigo, não está mais aqui, mas sempre será o “meu amigo Charlie Brown”, que mesmo em sonhos, sempre me trará uma mensagem de confiança, coragem e amizade, e me fará sempre sorrir.

Obrigada meu amigo Charlie Brown !

Marisa Queiroz


Como no final do texto de Marisa Queiroz "meu amigo não esta mais aqui", assim é a historia de muitas amizades por aí, e como consequencia vem minha afirmação: os melhores amigos sempre são aqules que estao longe!!!!
Diferentemente da autora não tenho facilidade de ligar pessoas a personagens para lidar com as angustias e dificuldades da vida, mas consigo ligar alguns muros dos caminhos a personagens psicoticos e mal compreendidos da ficção, transformo pessoas arrogantes no coringa do seriado do batman, pessoas falsas em Dark Vader e mentirosos e pilantras nos irmãos metralha!!!! Essa é uma forma que encontro de ficar mais atento as siladas que me preparam, as hipocrisias que direcionam a mim e as mentiras que me contam, ao invés de acordar dando risadas como a narradora do texto faz, acordo chorando por saber, que mesmo tendo pessoas perto de mim, num sei em quem e se posso confiar nelas!!!!
Fecho assim as cortinas da peça da minha vida pessoal a quem quer se tornar intimo de mim e vivo de monólogos!!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Teofanias


Teofania é uma palavra de cunho teologico que tem sua raiz na palavra grega "theopháneia", onde em sua dicotomização temos Teo = Deus, e fania = manifestação, sendo assim a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa.
Na biblia temos varias manifestaçoes de Deus de cunho simbolico, onde a sua presença é sempre retratada por uma presença angelical, admistrada na materializaçao dos arcanjos, Rafael, Gabriel e Miguel:

São Rafael

Tobias, capítulo 12
Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho. 15 Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor. 16 Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra. 17 Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais. 18 Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.

Anjo Gabriel

Lucas, capítulo 1
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Anjo Miguel

Apocalipse, capítulo 12
7 Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, 8 mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. 9 Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.

Estas teofanias tem sua ação de forma particular, onde Deus se manifesta na cura feita por Rafael, no anuncio feito por Gabriel, e no embate com o dragão por Miguel. Gabriel significa Deus cura, Gabriel Deus anuncia, e Miguel Quem como Deus ou o próprio Cristo em armadura de combate.
Deus se manifesta na vida dos homens em varios sentidos, seja por um abraço, um beijo, um anuncio, em uma ajuda, numa presença amiga, enfim sua presença se resume em uma teofania.
Não há como declarar que tais manifestaçoes tenham sido feitas em especifico por anjos, seres "mitologicos" que compõe a minicia celeste, visto que seus nomes assim como nas tradiçoes judaicas e biblicas, digam um pouco sobre a personalidade ou sobre o que a pessoa é no contexto em que ela vive, considerando que muitos dos textos biblicos são midrashes, ou melhor, historias contatadas para fins de edificação. Com os anjos isso não é diferente, pois as manifestações deles demostram o caracter especifico ao qual Deus se manifesta realizando seus prodigios.
Moisés passou por uma experiencia contrastante a presença de um anjo que se fez presente em uma arvore que não se consumia em meio ao fogo. Um anjo que transmitia as palavras de Deus a Moisés:


Sarça ardente

Êxodo, capítulo 3
Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2 O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3 "Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome." 4 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!"

O termo anjo vem do latim angelu que significa mensageiro, aquele que transmite a mensagem.
Deus ao se manifestar de varias formas assume verdadeiramente o seu nome YHVE (aquele que é) sem uma forma definida, podendo ser aquilo que quiser ser, pois é tudo no todo, se manifesta em tudo aquilo que é vida, numa cachoeira que derruba suas aguas, num animal que se move pela floresta, no sabor doce do mel, assumindo assim seu lugar especial nos minimos detalhes da criação.
Nos remeteriamos a uma visão antropomorfica em querer dar as feições humanas a Deus, assim como faziam os Gregos, atribuindo traços genéricos humanos aos deuses, fazendo-os muito proximo daquilo que os homens espervam dos deles, que os considerassem superiores as outras criaturas, simplesmente por serem denominados racionais, quando isso não é verdade. E assim nas suas mitologias, não só viamos deuses com aparencias humanas, mas também deuses que comentiam pecados assim como os homens. e que acabavam uns com os outros.

Nessa ótica lembramos de uma antiga musica:

Escondido tu estás
no verde das florestas
nas aves em festas
e no sol a brilhar, no sol a brilhar,
Nas sombras que abrigam
na brisa amiga
na fonte que corre
ligeira a cantar...

Deus é tudo no todo, e se manifesta na sua criação em meio as chamadas teofanias pela teologia.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


Lucas, capítulo 10

"Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. "

Existia na epoca um livro chamado de Séptuaginta que designava 72 naçoes ao qual se tinha conhecimento nos reinos da terra, o envio dos 72 discipulos faz referencia a todas as naçoes conhecidas e o envio da boa nova as mesmas, afim de que todo o mundo tenha acesso ao EVAGELHO que traz a boa nova do reino!!!
As Missoes Populares realizadas pelas comunidades cristãs, tem um caracter muito peculiar na promoção de eventos direcionados a pratica da missão, missão que nos tempos de hoje tem uma conotação diferente do verdadeiro significado de missão, assume um caracter proselitista do que profético onde o cunho principal é o numero de pessoas atingidas para superlotarem as assembleias, e não a trasformaçao trazida pelo retirar das vendas dos olhos que o anuncio profético traz.
As missoes ultimamnete estao se resumindo a eventos com shows gospel, bençaos de casa, exposiçao da eucaristia para adoraçao, emfim a meras atividades que se distanciam do real objetivo!!!
A igreja catolica assim como a suas derivaçoes ao longo do seculo como as igrejas protestantes, a muito tempo entram em embates não diria teologicos mas doutrinais ao qual a disputa por numeros de fiés praticantes do culto especifico de cada derivaçao se torna o cerne das missões.
Evangelizar implica em dar uma nova otica a quem se aborda, mobilizar o publico alvo a agir perante as extruturas que fomentam as injustiças, agir perante as condiçoes locais que trazem medo como a violencia, drogas, latrocinio...
A missão tem que nos levar a um olhar global e um agir local, enchergando sim o problema como um todo que se assemelha a muitos outros lugares, mas também os problemas especificos de cada região.
Vemos que os missionarios infelizmente são preguisosos, adoram comodidade e não suportam desafios, falam como se aquilo que vivem fosse algo absoluto e verdade unica, esquecendo da pluralidade cultural e diversificação de pensamentos ao qual influencias contemporaneas trazem a nosso pais, e também influencias antigas que ainda imperam em nossa sociedade.
Missão não é falar que jesus é rei e senhor, que elel é a luz do mundo, e que depois da morte iremos ressucitar, pois isso são verdades de fé, verdades que se resumem a dogmas utilizados por varias denominaçoes, e cada uma usa em particular aquilo que convém como forma de preservaçao de seus fiéis!!!
As pessoas não precisam mais ouvir falar da pessoa de Jesus, nem sobre suas historias da vida publica, as pessoas ja as conhecem, e o real sentido da missão não é fazer com que os outros experimentem o que o missiorio evangelizador experimento, pois cada experiencia é diferente, mas sim fomentar a sede de justiça, mobilizar uma ação conjunta, mobilizar a fraternidade entre vizinhos que as vezes nem se conhecem, mobilizar o interesse de um pela vida do outro, não de forma interesseira, mas sim de forma a se interessar a ajudar nas necessidades do outro.
Igrejas... se interessem menos no lucro material que os fiés possam trazer, e no numero de adeptos as suas filosofias, pois o real objetivo de toda a religiao, é fazer com que os praticantes, se solidarizem com as causas populares, que traga um encontro pessoal com cristo e que principalmente façam as pessoas se sentir bem.
Parem de prometer salvação onde não existe, e parem de disputar quem sao as verdadeiras, pois só serão verdadeiras quando conhecerem o real sentido de uma religião que na propria raiz da palavra significar religar, religar o que a tempos foi desligado, o equilibrio entre o bom senso e o interesse pessoal!!!!
A Vida humana e sua preservaçao é o foco principal da missão, não a quantidade de fiés que cada denominaçao possui!!!!
Sejam responsaveis pelas almas que carregam nas costas!!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Liturgia: celebração da uniao comunitaria ou fachada???


A palavra liturgia em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa trabalho público ou ação do povo. É algo que na vida da comunidade cristã se colaca como centro da partilha eclesiologia, dando um sentido mais especifico a idéia de contrução daquilo que vai ser celebrado.
O espaço celebrativo das igrejas Católicas contribuem para o sentido simbólico da liturgia, sendo o presbiterio o lugar de destaque onde se encontra o altar, e o sacerdote responsavel pela consagração e presidencia da celebraçao eucaristica, por esses mesmos motivos um local geralmente mais alto dentro na arquitetura das igrejas mais antigas, e o povo se encontra no local chamado de "nave" disposta em fileiras de bancos. Significados proprios encontrado na carta de São Paulo aos Corintios onde "Cristo é a cabeça e nós os Membros" vindo de encontro com a disposiçao do lugar mais alto (presbiterio) ser o ponto central ou a cabeça, e nós na nave central os membros de cristo, que compõe o corpo eucaristico.
Existem igrejas que esse formato apresentado mais acima fica um pouco de lado para ceder espaço a um novo significado...
Algumas igrejas dispõe-se de forma circular, onde as fileiras de bancos formam um circulo em volta do altar, e a altura do presbiterio é dispensada, para que a visualizaçao da assembleia se torne maior, significando a assembleia reuniada em torno da mesa do altar. ESSe é um novo sentido que as arquiteturas contemporaneas vem apresentar na liturgia eucaristica.
Num sentido mais filosofico, a liturgia é a atualização do misterio pascal, a morte e ressurreiçao do cristo que se entrega no altar em sacrificio dos nossos pecados e reata os vinculos da humanidade com Deus. Essa experiencia eucaristica é fruto de uma vivencia fraterna do crente com a comunidade reunida compondo o corpo euccaristico, ou seja cristo representa pela propria eucaristia a partilha comunitaria, cristo que se entrega a todos em qualquer que seja a experiencia pessoal ou comunitaria que estejamos vivendo!!!!
Infelzimente uma coisa que na teoria é tao bonita ja na pratica torna-se algo assustador...
Vivencia fraterna do crente com a comunidade???? Quando se fala isso os ouvidos se alegram ao ouvir aquilo que a vida comunitaria deveria ser, mas quando vivenciamos isso na flor da pele é dificil querer acreditar que isso se torne possivel em meio a tanta hipocrisia.
Na liturgia catolica, existem varias funçoes que deveriam se convergir com aquilo que esta sendo celebrado, grupo de canto com os simbolos apresentados, as humilias que devem consernir com as leituras proprias do dia, e o principal a fraternidade que acima de qualquer capricho dentro da liturgia deveria prevalecer dentro de qualquer relação humana assim como o respeito, a franquesa e a misericordia, visto que todos somos sucetiveis a erros.
A fila da eucaristia que pode ter um sentido penitencial ou de encontro com aqule que se torna alimenta pra nossa esperança vila fila da hipocrisia!!!!!!! Uns cedem espaços para os outros, como um sinal de gentileza, pessoas que cantam em voz alta como se tivessem manifestando sua alegria por estar ali, gente que se ajoelha e bate as maos no chao como se estivesse suplicando misericordia, MAS PRA QUE TANTA ENCENAÇÃO?????? Saem da missa e voltam as ser os cavalos de sempre, brigam casa com os familiares por motivos banais, saem nas ruas e não se mostram nem um pouco educados, jogando lixo no chão, bituca de cigarro, outros ali nem olham na sua cara quando te encontram na rua com medo que voce possa pedir ajuda em alguma coisa, mesmo sabendo que congrega com ele na mesma comunidade!!!
Esses fatos da vida real, entram em cheque com a passagem da critica de Jesus aos fariseus, e a passagem do fariseu que menospreza um participante da assembleia e dizendo que elel é um pecador só pelo seu jeito de vestir ou classe social!!!
O abraço da paz ao meu ver deveria ser suspenço das missas, porque paz é um "escambal" pra pessoas que banalizam o sagrado bantendo no peito dizendo que são cristãos ou como dizem os ouvintes da Canção Nova ADORADORES!!!!!!!!!!!
OXALÁ um dia as coisas possam mudar, mas isso fico pra utopia de poucos que ainda acreditam em mentiras...
Enquanto isso um brinde a hipocrisia!!!!!

sábado, 30 de janeiro de 2010

25 de Dezembro, nascimento de Jesus ou festa pagã??


Constantino por volta do seculo V promulgou o cristianismo como religiao oficial do estado romano, evento conhecido como Edito de Milão. Dificil falar se havia interesses "politicos" envolvidos, mas o fato é que tal evento abriu as portas para uma grande transformçao cultural e unificaçao de rituais e conceitos pagãos ao instrumentario catolico. Pois essa reviravolta, fez com que alguns ritos pagãos como festas, rituais e vestimentas se adaptassem e continuassem a ser usadas pelo catolicismo mas de forma diferente. Os sacerdotes catolicos tomaram o lugar de sacerdotes pagãos, e o Papa substituiu o chefe relioso pagão.
Sabe-se que ao ligar o cristianismo como religiao oficial do Imperio, logo a religiao e o estado estavam juntos, o papa era São Silvestre I, e o primeiro concilio a acontecer depois do edito de milão foi o de nicéia, sendo conhecido como o primeiro concilio da historia(Salva-se o caso que o de jerusalém ocorrido pela discussao de Pedro e Paulo a cerca da circuncisao dos pagãos convertidos, devera ter sido o primeiro).

No texto do Edito pode-se ler:

“Nós, Constantino e Licínio, Imperadores, encontrando-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim Deus que mora no céu ser-nos-á propício a nós e a todos nossos súditos. Decretamos, portanto, que não, obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-las sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste… . Observai outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões, pois está de acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto segundo sua consciência e eleição; não pretendemos negar a consideração que merecem as religiões e seus adeptos. Outrossim, com referência aos cristãos, ampliando normas estabelecidas já sobre os lugares de seus cultos, é-nos grato ordenar, pela presente, que todos que compraram esses locais os restituam aos cristãos sem qualquer pretensão a pagamento… [as igrejas recebidas como donativo e os demais que antigamente pertenciam aos cristãos deviam ser devolvidos. Os proprietários, porém, podiam requerer compensação.] Use-se da máxima diligência no cumprimento das ordenanças a favor dos cristãos e obedeça-se a esta lei com presteza, para se possibilitar a realização de nosso propósito de instaurar a tranqüilidade pública. Assim continue o favor divino, já experimentado em empreendimentos momentosíssimos, outorgando-nos o sucesso, garantia do bem comum.”(CONSTANTINO E LICÍNIO. Edito de Milão)

O fato é, antes do cristianismo ser aceito oficialmente os pagãos e o imperio prestavam culto ao chamado Sol Invistus ou Deus sol, ao qual era também denominado como Deus Mitra, que deu origem ao mitraismo, seu culto se baseava na existencia futura, e na luta entre o bem e o mal, poruqe não falar também nos desprendimento do espiritual do material. As Semelhanças entre as divindades e seus objetivos descritos nas religios, fez com que a Igreja oficilizada pelo estado admitisse a Festa do rei Sol ou mitra geralmente atribuida no dia 25 de Dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo, aquele que também era chamado de luiz do mundo.
Essa atribuiçao era propria da inculturaçao sofrida pelo cristianismo sobre influencia do calendario Juliano e continuaçao de uma cultura adaptada a outra. Agora o Des menino não era Mitra mas sim Jesus, com o seu nascimento sendo celebrado no dia 25 de Dezembro, o novo Sol Invictus da humanidade.
O concilio de niceia que procedeu o evento pondo em discusao a dinvidande de Cristo e suas naturezas sob critica De ario, cuja herezia ficou conhecida como arianismo!!!
Onde se Definiu que Jesus possui as duas naturezas, sendo homem enquanto verbo encarnado e Deus enquanto ressucitado, teoria denominada de hipostase ou uniao hipostatica!!!!!!

Fonte usada para referencia Bibliografica: Campbell, Joseph, As máscaras de Deus: mitologia ocidental, tradução Carmen Fischer. São Paulo: Palas Athena, 2004.